Você Conhece a Maeklong, um Mercado no Trilho do Trem?

Você Conhece a Maeklong, um Mercado no Trilho do Trem?

Você Conhece a Maeklong, um Mercado no Trilho do Trem? Localizado na Tailândia, o Mercado de Maeklong é um mercado peculiar que se estabeleceu nos trilhos de uma linha ferroviária ativa. Ele fica na cidade de Samut Songkhram, cerca de 72 km a sudoeste de Bangcoc. O mercado é famoso por sua localização única e pelo fato de que várias vezes ao dia, um trem passa bem no meio das barracas e bancas dos vendedores.

A peculiaridade desse mercado é que, quando o trem se aproxima, os vendedores rapidamente recolhem suas mercadorias e abrem espaço para que o trem possa passar. Assim que o trem passa, as barracas são rapidamente montadas novamente sobre os trilhos.

Esse processo é tão coordenado que se tornou uma atração turística popular. Visitantes de todo o mundo vêm para testemunhar o fenômeno único de um mercado se ajustando ao movimento dos trens. Além disso, o mercado em si é conhecido por sua variedade de produtos frescos, frutas, legumes, frutos do mar, roupas e artesanato local.

O Mercado de Maeklong oferece aos visitantes uma experiência cultural autêntica da Tailândia, combinada com a emoção de testemunhar algo verdadeiramente incomum e impressionante, como um mercado se reajustando para a passagem de um trem.

“O trem está chegando” – o alto-falante avisa. Foi um aviso final para os comerciantes fecharem as bancas e retirarem mercadorias dos trilhos do trem. Essa é a vida cotidiana no Mercado Maeklong na Tailândia, um mercado muito movimentado com 6 trens passando todos os dias.

Como é o mercado Maeklong

mercado Maeklong

Maeklong Market é um mercado minúsculo com todos os atributos de um mercado asiático: barracas de frutas cuidadosamente montadas, carnes, peixes e frutos do mar vendidos ao ar livre, (quase) sem refrigeração, bugigangas, barracas prontas e uma multidão Uma pessoa que compra, vende e faz mercados.

A grande coisa sobre Maeklong é a sua localização. Os mercados se dobram e se desdobram em trilhos de trem ativos. A frenética montagem e remoção de barracas, semelhante à abertura e fechamento de um guarda-chuva, levou o mercado a ser conhecido como “Mercado do Guarda-chuva”.

Como funciona?

Minutos antes da passagem do trem, um aviso sonoro anuncia a chegada ou partida do trem. Isso é um toque de recolher, um lembrete educado de que é hora de armar barracas, tirar tudo dos trilhos e ficar o mais longe possível dos trilhos do trem (o que nem sempre é fácil.

O trem tá chegando

Aviso dado! então, mãos à obra. O mercado de Maeklong encolheu rapidamente, barracas foram desmontadas, mercadorias foram recolhidas e, em meio ao barulho enquanto os turistas preparam suas câmeras para filmar os trens que passam, os moradores tirando todos para fora dos trilhos. E em meio a esse caos frenético, muitos gringos teriam se transformado em lata de sardinha ao ver o trem passar, não fossem os apitos dos tailandeses. um evento dos mais interessantes que podemos assistir na Tailandia. 

Maeklong além da passagem do trem

Contudo, além de ver o corre-corre das pessoas saindo dos trilhos, é muito interessante ver  a agilidade dos comerciantes, o mercado é uma excelente oportunidade para observar e fotografar locais. Existem muitas cenas interessantes 

Como chegar?

O mercado de Maeklong fica a cerca de uma hora e meia de Bangkok de carro. Todavia, a forma mais prática de chegar é contratando um tour (particular ou coletivo) que te leva direto até o mercado, sem dores de cabeça. Mas pra quem quiser um pouco de desafio, e um muita aventura, dá para chegar lá pegando uma Mini Van coletiva que sai do monumento de independência em Bangkok que sai muito mais barato do que o tour normal.

Quando começou essa tradicional feira

trem

O Mercado de Maeklong tem uma longa história que remonta a várias décadas. Embora não haja uma data específica de fundação conhecida, o mercado existe há muitos anos, provavelmente desde o estabelecimento da linha ferroviária que passa por ele. A linha ferroviária que atravessa o mercado foi inaugurada em 1905, durante o reinado do rei Chulalongkorn, também conhecido como o rei Rama V, na Tailândia. Assim, o mercado pode ter começado a operar pouco depois disso, como uma extensão natural da vida comercial local. Ao longo dos anos, o Mercado de Maeklong se desenvolveu e se tornou um ponto turístico popular devido à sua localização única e ao fenômeno dos vendedores ajustando suas barracas para permitir a passagem dos trens.

Como essa feira alavancou o turismo

feira do trem

A presença de atrações únicas e memoráveis, como o Mercado de Maeklong, pode ter um impacto positivo no turismo de uma região ou país. Aqui estão algumas maneiras pelas quais isso pode ocorrer:

  1. Aumento do Interesse Turístico: A singularidade do Mercado de Maeklong atrai a atenção de turistas em busca de experiências únicas e autênticas. Isso pode levar a um aumento no interesse geral pelo destino.
  2. Diversificação do Turismo: A Tailândia já é um destino turístico popular, mas a presença de atrações incomuns como o Mercado de Maeklong ajuda a diversificar a oferta turística do país. Isso atrai visitantes que podem estar interessados não apenas em praias e templos, mas também em experiências culturais únicas.
  3. Impacto Econômico: O aumento do turismo geralmente resulta em benefícios econômicos para a região, incluindo a criação de empregos no setor de turismo, aumento das receitas para os negócios locais e contribuição para a economia local.
  4. Promoção Internacional: A atração de turistas para lugares únicos muitas vezes resulta em cobertura mediática e promoção internacional. Isso pode atrair mais visitantes de todo o mundo.

Quanto aos números específicos de turismo, essas informações são geralmente compiladas e divulgadas por órgãos oficiais de turismo e organizações governamentais. Recomendo verificar fontes confiáveis, como relatórios oficiais do governo tailandês, organizações de turismo ou institutos de pesquisa turística para obter os dados mais recentes e precisos sobre o turismo na Tailândia.

Resumo:

O Mercado de Maeklong, localizado na Tailândia, é um mercado peculiar construído ao longo dos trilhos de uma linha ferroviária ativa. Este mercado se destaca pela sua singularidade, pois várias vezes ao dia, os vendedores precisam recolher suas barracas para permitir a passagem do trem e depois as recolocam novamente nos trilhos. Esta dinâmica única atrai turistas de todo o mundo, interessados em testemunhar este fenômeno único. Além disso, o Mercado de Maeklong oferece uma ampla variedade de produtos frescos, frutas, legumes, frutos do mar, roupas e artesanato local, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural autêntica da Tailândia. Esta atração peculiar não apenas diversifica o turismo no país, mas também contribui para o desenvolvimento econômico local, criando empregos no setor de turismo e aumentando as receitas para os negócios locais.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário