Aprenda a fazer um delicioso Vatapá de Camarão

Aprenda a fazer um delicioso Vatapá de Camarão

Aprenda a fazer um delicioso Vatapá de Camarão, Vatapá de camarão é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular na região Nordeste do país, onde tem suas raízes históricas. É uma receita que combina influências da culinária africana, indígena e portuguesa, resultando em um prato rico em sabores e texturas.

Origem: A origem do vatapá remonta aos tempos da colonização do Brasil, quando os africanos escravizados trouxeram consigo suas técnicas culinárias e ingredientes. O prato foi sendo adaptado ao longo do tempo, incorporando ingredientes locais e influências indígenas e portuguesas.

O nome “vatapá” deriva do termo africano “ibá tapá”, que significa “comer com a mão”, indicando a forma como era consumido originalmente.

Ingredientes e preparo: Os ingredientes básicos do vatapá incluem pão de trigo, leite de coco, azeite de dendê, camarão, amendoim, castanha de caju, cebola, alho, gengibre, coentro, pimentão, tomate e pimenta.

O preparo envolve o refogado dos ingredientes sólidos, como cebola, alho, pimentão e tomate, seguido pela adição do leite de coco, azeite de dendê e demais temperos. Em seguida, os ingredientes secos, como o amendoim e a castanha de caju, são moídos e adicionados à mistura, formando um creme espesso. Por fim, os camarões são adicionados ao creme e cozidos até ficarem macios.

Popularidade no Brasil: O vatapá de camarão é especialmente popular na região Nordeste do Brasil, onde é considerado um prato tradicional e é frequentemente servido em festas, celebrações e eventos culturais. Além disso, é comumente encontrado em restaurantes especializados em comida nordestina em todo o país.

Entre os estados brasileiros, Bahia e Pernambuco são especialmente conhecidos por suas versões deliciosas de vatapá de camarão, onde é um prato muito apreciado e amplamente consumido. No entanto, você pode encontrar variações e apreciadores desse prato em várias outras regiões do Brasil, especialmente onde há uma presença significativa da cultura nordestina.

Ingredientes
  • 1 kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo
  • 3 cebolas médias picadas
  • 3 tomates pequenos
  • 2 leite de coco
  • 1 azeite de dendê
  • 1 cheiro verde picado
  • 10 pães
  • 3 pimentas cheirosas
  • sal e pimenta a vontade
Modo de Preparo

Antes de mais nada, refogue o camarão em 3 colheres de sopa de azeite de dendê com cebola, tomate, verduras e pimenta, reserve. Logo depois, combine o pão com água no liquidificador para fazer 2 pães e 1 xícara de água. Em seguida, despeje o pão batido na panela e leve ao fogo. Todavia, deixe ferver, mexendo sempre, e começará a engrossar. Logo após, a começar a ferver, adicione o azeite de dendê restante. Adicione o camarão frito. Adicione sal e pimenta, mexendo sempre, ou seja evite grudar na panela. Finalmente, quando estiver quase pronto, por fim, adicione o leite de coco e retire do fogo.

Afinal, sua delícia está pronta, agora basta servir, essa delícia com certeza será um grande sucesso.

APRENDA TAMBÉM EM NOSSO SITE:

s

APRENDA A FAZER O VATAPÁ DE CAMARÃO RÁPIDO

INGREDIENTES

  • 1/2 kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo
  • 2 cebolas médias
  • 2 tomates
  • 1 leite de coco
  • 1 azeite de dendê
  • cheiro verde picado
  • 10 pães
  • 2 pimentas cheirosas
  • sal e pimenta (malagueta ou murupi) a gosto

MODO DE PREPARO

Refogue o camarão com 3 colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, cheiro verde e pimenta cheirosa, reserve. Bata no liquidificador os pães com água, para 2 pães, 1 copo de água. Despeje o pão batido em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre, ele começará a engrossar.

Quando começar a ferver acrescente o restante do dendê. Acrescente o camarão refogado. Adicione o sal e pimenta, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase pronto misture o leite de coco e retire do fogo.

INFORMAÇAO IMPORTANTE

A Bahia conquistou boa parte do mundo não só por sua música, mas também por sua culinária. Brasileiro ou estrangeiro, qualquer um fica com água na boca só de pensar em um dos pratos típicos. Imagina ao degustar? A grande maioria é apimentada, mas alguns não levam pimenta na receita. O importante é: sempre existirá um tipo à disposição caso o freguês mude de ideia. Na eterna briga entre quem é a favor ou contra o uso de coentro na comida, o baiano fica totalmente do lado da hortaliça. Dizem que seu perfume é capaz de encantar qualquer paladar. Com sabor inconfundível, o azeite de dendê pode ser usado tanto no preparo quanto para dar aquele toque final em quase todas as receitas.

FAÇA TAMBEM VATAPÁ DE CAMARÃO COM CREME DE LEITE

CAMARÃO COM CREME DE LEITE

INGREDIENTES

  • 250 g de trigo
  • 2 kg de camarão salgado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 vidro de azeite de dendê
  • folhas de jambu a gosto
  • alho a gosto
  • verduras a gosto (cheiro-verde, cebola, pimentão, pimenta de cheiro)
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque o camarão e separe a cabeça do corpo. Ferva a cabeça do camarão, coe e reserve a água fervida. Em uma outra panela, frite o camarão sem casca com as verduras, o alho e uma colher de azeite de dendê. Depois de frito, adicione água fervida da cabeça do camarão.

Quando começar a ferve, adicione aos pouco o trigo diluído em água; mexa sem parar para não empelotar. Quando estiver com consistência de mingau, vá adicionando o dendê. Em seguida, acrescente o creme de leite, mexa bem e desligue. Sirva e acrescente algumas folhinhas de jambu.

ENSOPADINHO DE CAMARÃO COM CHUCHU

CAMARÃO COM CHUCHU

O chuchu é um legume injustiçado: espalham por aí que ele é sem graça. Mas, na verdade, ele só pega o sabor dos alimentos mais marcantes, no caso do ensopado, o camarão! É por isso que esse prato rende que é uma beleza.

INGREDIENTES

  • 1 kg de camarões descascados e limpos (nós usamos o cinza médio)
  • 4 chuchus
  • 6 tomates maduros
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • caldo de 2 limões-taiti
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora na gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Comece o preparo pelos tomates. Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Lave os tomates e faça um corte em x na base de cada um. Assim que a água ferver, mergulhe os tomates e deixe cozinhar apenas até a pele começar a se soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – o choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente. A partir do x, puxe e descarte as cascas. 

Lave os camarões sob água corrente, escorra bem numa peneira e transfira para uma tigela. Regue com o caldo de limão e deixe marinando enquanto termina de preparar os outros ingredientes.

Descasque e pique a cebola em cubos pequenos. Descasque e pique fino o alho. Descasque, lave e seque bem os chuchus com um pano de prato limpo – assim ele não escorrega na hora de cortar. Corte cada um em cubos de 1,5 cm. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte cada metade em cubos de 1 cm.  

Sobre uma tigela, passe o camarão por uma peneira e reserve o líquido da marinada – ele vai ser usado no cozimento do chuchu.

Leve uma frigideira grande com bordas altas (ou uma panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os camarões em etapas, sem amontoar – se colocar todos ao mesmo tempo eles vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com ½ colher (sopa) de azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.

Adicione os tomates, tempere com sal e misture, raspando bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos do camarão – eles dão sabor ao molho. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando e amassando os cubinhos de tomate com a espátula.

Regue com a água e o líquido da marinada dos camarões, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem. Acrescente os cubos de chuchu e mantenha a frigideira em fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o chuchu ficar macio, por cerca de 30 minutos – cuidado para o chuchu não cozinhar demais e desmanchar.

Assim que o chuchu estiver cozido, volte os camarões para a panela. Misture e deixe cozinhar por mais 2 minutos para aquecer – se o camarão cozinhar muito, pode ficar borrachudo. Desligue o fogo e misture o coentro picado. Sirva a seguir com acaçá e folhas de coentro a gosto. 

OBS: não precisa tirar o miolo do chuchu. Caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

9 comentários em “Aprenda a fazer um delicioso Vatapá de Camarão”

Deixe um comentário