Como Fazer a Deliciosa Paçoca Cremosa

Como Fazer a Deliciosa Paçoca Cremosa

Como Fazer a Deliciosa Paçoca Cremosa. Um dos doces brasileiros por excelência mais populares é feito com amendoim torrado misturado com açúcar derretido, é uma maneira muito fácil de fazer e é delicioso. Sua história começa na histórica cidade de Paraty no Rio de Janeiro, mas muitos acreditam que suas origens vêm de Ouro Preto no estado de Minas Gerais.

Aprenda hoje a fazer a deliciosa paçoca cremosa. A receita leva leite condensado, creme de leite, manteiga e é preparada no micro-ondas. Confira o passo a passo!

 Ingredientes
  • 2 latas de leite condensado
  • 6 paçocas esfareladas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 4 paçocas esfareladas para decorar
 Modo de Preparo

Antes de mais nada, comece reservando um recipiente alto e grande que possa ir ao micro-ondas, em seguida coloque o leite condensado, então acrescente 3 paçocas esfareladas, e finalmente a manteiga.

Desse modo, misture tudo e leve ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos. Agora, retire, mexa e coloque de volta no micro-ondas por mais 3 minutos.

Finalmente, retire do micro-ondas, acrescente o creme de leite e mexa.

Por fim, deixe esfriar e coloque em um saquinho, corte a ponta e distribua em copinhos plásticos descartáveis de 60 mililitros.

Por último é hora de decorar com a paçoca esfarelada e servir, essa delícia que com toda certeza fará muito sucesso.

FAÇA TAMBÉM BOLO DE PAÇOCA

A paçoca de rolha é a alma deste bolo. Ele leva paçoca na massa, na cobertura (que é de doce de leite) e na decoração. E pode ficar com a consciência tranquila: paçoca não é produto ultraprocessado. Esse docinho que é a cara do Brasil é feito com amendoim, açúcar e sal. Pode curtir à vontade esse escândalo de bolo

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 5 unidades de paçoca de rolha
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe para espalhar e bata bem na pia para retirar o excesso. 

Numa tigela, misture a farinha com o fermento e reserve – assim o fermento se distribui melhor na massa e você evita mexer demasiadamente a massa.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite, o óleo, o açúcar, o sal e bata bem até ficar liso. Adicione as paçocas e bata no modo pulsar, para misturar sem triturar totalmente – assim o bolo fica com pedacinhos da paçoca.

Transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Adicione a farinha com o fermento em 3 etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.

Transfira a massa do bolo para a forma untada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar: espete um palito na massa, se sair seco está pronto, do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, cozinhe o doce de leite da cobertura.

Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e espere amornar por 30 minutos para desenformar. Espere esfriar completamente antes de colocar a cobertura e servir.

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 4 unidades de paçoca de rolha
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola – isso evita que a válvula da panela de pressão entupa. 

Coloque a lata (fechada) na panela de pressão e cubra com água, até preencher dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos.

Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, tomando cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior). 

Atenção: inicie o preparo da cobertura apenas com o bolo já desenformado e completamente frio. 

Esfarele 3 paçocas e, com uma colher, passe por uma peneira de malha grossa sobre uma tigela até obter uma farofa bem fina – assim ela se mistura melhor à cobertura, além de deixar o visual mais bonito. Reserve o farelo grosso de paçoca que sobrar na peneira para a decoração. 

Leve uma panela pequena com o doce de leite ao fogo baixo e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos até amolecer. Adicione a farofa fina de paçoca e misture bem para incorporar. Junte o leite de uma só vez e mexa por cerca de 2 minutos, até a cobertura ficar marcada pelo batedor – para verificar o ponto, levante uma porção da cobertura e deixe pingar uma gota, ela não deve ser reabsorvida pelo creme.

Transfira para uma tigela para evitar que o calor da panela continue cozinhando os ingredientes e a cobertura fique grossa demais. 

Com uma concha pequena, regue metade da cobertura ainda quente sobre o bolo – sirva o restante da cobertura à parte. Espalhe o farelo de paçoca reservado sobre o bolo. Quebre a paçoca restante e espalhe também sobre o bolo para decorar. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 3 horas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

16 comentários em “Como Fazer a Deliciosa Paçoca Cremosa”

  1. Receitas deliciosas de paçoca adorei! Obrigada pelas receitas!
    Eu quero participar do sorteio da batedeira grupo e do kit.

    Responder
  2. Parabéns pelas receitas, são deliciosas e muito práticas. Obrigada por compartilhar.
    Em relação ao sorteio eu quero muito participar.
    Está sendo um enorme prazer participar do grupo, e estou compartilhando com as minhas amigas.
    Sucesso para vocês.
    Abraço,
    Roberta

    Responder

Deixe um comentário