Aprenda a Fazer um delicioso Pé de Moleque

Aprenda a Fazer um delicioso Pé de Moleque
Aprenda a Fazer um delicioso Pé de Moleque

Aprenda a Fazer um delicioso Pé de Moleque, sabe-se que no Brasil o pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martin Afonso de Souza. O pé de moleque é extremamente popular no Brasil.

Hoje “MINHA VIAGEM RECEITAS”, irá trazer para você uma receita de um prato doce para sua festa junina é uma iguaria que não poderá faltar em sua festa.

O nome pé de moleque é uma deliciosa iguaria feita originalmente de rapadura e amendoim, que apareceu no Brasil colonial, quando meninos pegavam o doce das quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!” Então veio daí o nome pé de moleque, imagine nas ruas do Brasil colonial, as quituteiras vendendo uma iguaria feita de rapadura e amendoim. Uma história sensacional, não é mesmo? Portanto agora vamos começar? Então, mãos à massa!

Ingredientes

  • 500 gramas de amendoim
  • 500 gramas de açúcar
  • uma lata de leite condensado

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, junte todos os ingredientes acima, logo depois, em uma panela média, acrescente o amendoim, juntamente com o açúcar, ligue o fogo, e mexa sem parar até que o açúcar derreta. Em seguida, acrescente o leite condensado, logo após misture, e desligue o fogo, Transfira todo pé de moleque para uma forma untada, ajeite a superfície, e espere o doce esfriar totalmente. Por fim, é só cortar em pedaços, portanto receita pronta, agora é só servir essa delícia, que com toda certeza fará muito sucesso em sua festa junina.

. Bom apetite!

APRENDA MAIS EM NOSSO SITE.

FAÇA TAMBEM PÉ DE MOLEQUE DE LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES

  • 500 g de amendoim
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO

Torre o amendoim retire a casca. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e o leite condensado. Leve ao fogo e mexa até começar desgrudar do fundo da panela. Em seguida despeje em uma forma untada com óleo. Deixe esfriar um pouco e corte em quadradinhos.

OUTRA DICA SABOROSA E PUDIM DE PÉ-DE-MOLEQUE

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 2 colheres bem cheias de doce de leite
  • 4 paçoquinhas
  • pés-de-moleque a gosto para decorar
  • Açúcar para caramelizar a fôrma

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Deixe virar um caramelo e coloque na fôrma de pudim. Bata no liquidificador o leite condensado, o doce de leite, as paçocas, o leite e os ovos. Coloque na fôrma e leve ao fôrno em banho-maria, a 200 graus, por cerca de 1 hora. Espere ficar morno e desenforme. Espalhe o pé-de-moleque por todo o pudim e leve para gelar.

NAO DEIXE DE FAZER PÉ DE MOLEQUE CASEIRO

INGREDIENTES

  • 500 g de amendoim cru
  • 2 latas de leite condensado

CALDA DE PUDIM CARAMELO:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • Água

MODO DE PREPARO

Em uma panela ao fogo, coloque o amendoim e mexa até torrar, sem deixar queimar.

CALDA DE PUDIM CARAMELO:

Em uma panela, coloque o açúcar e adicione uma quantidade de água suficiente para cobri-lo. Antes de ligar o fogo, mexa para uniformizar a mistura. Cozinhe em fogo médio, sem mexer, até que a mistura se transforme em caramelo. Fique atenta à mudança de cor: a calda tradicional tem tom dourado-escuro.

MONTAGEM:

Misture tudo em uma panela: o amendoim, a calda de pudim e o leite condensado, e mexa tudo até engrossar e não soltar da colher. Ainda quente, coloque a mistura, em colheradas, em formas grandes para doces. Pronto, agora é só se deliciar!

PÉ DE MOLEQUE COM LARANJA

As raspas de laranja deixam este docinho tradicional com gosto de novo! O formato também é renovado: em lascas grandes, vira presente delicado.

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • raspas de ½ laranja-baía
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de óleo para untar

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o amendoim, a castanha-de-caju e as raspas de laranja.

Com uma folha de papel-toalha, unte com o óleo cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox bem limpa. Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio, até derreter completamente e formar um caramelo uniforme – para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim e as sementes e despeje na superfície untada. Caso a mistura endureça antes disso, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e aí sim transfira.

Deixe esfriar (até endurecer) e retire com uma espátula. Quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão.

Conserve em um pote com fechamento hermético. Sirva sozinho ou sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.

FAÇA TAMBÉM PAÇOCA DE COLHER

Para comer de colheradas ou como cobertura de frutas e sobremesas, a paçoca tem um ingrediente secreto: sal, essencial para o resultado final.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele e sem sal
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
  • 1 e ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

No liquidificador bata a farinha, o açúcar e o sal no modo pulsar, apenas para misturar (se preferir, prepare a paçoca no processador de alimentos).

Acrescente o amendoim em etapas e, a cada adição, misture toda a paçoca com uma colher. É importante bater o amendoim aos poucos e no modo pulsar, caso contrário ele pode soltar óleo e a paçoca não fica soltinha.

Assim que atingir a textura desejada (mais rústica, com pedacinhos maiores de amendoim, ou bem fininha), transfira para um pote com fechamento hermético e mantenha fora da geladeira por até 1 semana. Sirva pura em cones de papel, com salada de frutas ou sorvetes.

NÃO ENCONTROU AMENDOIM SEM PELE?

Pré aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Coloque o amendoim com a pele numa assadeira e leve ao forno por 30 minutos. Retire a assadeira do forno e esfregue os amendoins (ainda quentes) com um pano de prato limpo e seco até soltar toda a casca. Passe por uma peneira de malha grossa para separar o amendoim dos farelos de casca e espere esfriar antes de usar.

FAÇA TAMBÉM AMENDOIM AÇUCARADO

Preparar amendoim doce em casa tem suas vantagens: você sabe o que está comendo, foge dos corantes artificiais e garante um doce fresquinho, fresquinho. Quer mais? O perfume docinho invade a casa toda! Ô belisco bom!

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de amendoim sem pele e sem sal (cerca de 250 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio de uso culinário

MODO DE PREPARO

Separe uma assadeira grande. Numa tigela, misture o açúcar com o bicarbonato. Reserve a água numa jarra – deixe tudo próximo ao fogão porque o preparo é pá-pum.

Coloque os amendoins numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa por cerca de 10 minutos até ficarem levemente torrados. Junte a mistura de açúcar com bicarbonato, a água e misture bem. Mexa por mais 15 minutos ou até açucarar.

Transfira para a assadeira, espalhando bem os amendoins, e deixar esfriar completamente antes de servir ou armazenar. Eles permanecem crocantes por até uma semana armazenados num pote com fechamento hermético.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

3 comentários em “Aprenda a Fazer um delicioso Pé de Moleque”

Deixe um comentário