Fatos curiosos e desconhecidos sobre os Oceanos

Fatos curiosos e desconhecidos sobre os Oceanos

Fatos curiosos e desconhecidos sobre os Oceanos,

Primeiramente, quando falamos sobre o oceano, logo imaginamos um lugar enorme e inexplorado. Mas, o oceano esconde algumas curiosidades que talvez você desconheça.

Portanto, hoje falaremos sobre curiosidades dos cinco oceanos do mundo que são o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico, o Oceano Índico, o Oceano Antártico e o Oceano Ártico.

Por que a água do mar é salgada?

A água do oceano é salgada porque contém sais minerais dissolvidos. Ou seja, esses sais minerais vêm da crosta terrestre, que é composta de rochas e minerais. Entretanto, a água do oceano também sofre processos de evaporação e precipitação, que removem sais minerais da água. Portanto, os sais minerais que sobram formam as características salinidade e salinidade do oceano.

Apesar de parecer calmo e tranquilo, o oceano é um lugar movimentado. Portanto, a maior parte do relevo do oceano está abaixo da superfície. Isso faz com que haja grande quantidade de água em movimento, o que influencia o clima das regiões costeiras.

As correntes oceânicas são responsáveis por transportar grande quantidade de energia. As correntes oceânicas podem atingir velocidades de até 1.852 metros por hora.

A princípio, a água do oceano responde rapidamente às mudanças climáticas. Mas, quando há uma mudança no clima, a água do oceano também sofre alterações. Por exemplo, quando há uma onda de calor, a água do oceano aquece e, quando há uma onda de frio, a água do oceano esfria.

Fatos curiosos e desconhecidos sobre os Oceanos

Curiosidades sobre os oceanos:

Antes de mais nada, vale ressaltar que o Pacífico é o maior oceano no seu ponto mais largo entre a Indonésia e a Colômbia, o Oceano Pacífico é mais largo que a lua. Ele também contém mais de 25.000 ilhas.

A parte mais profunda do oceano. A Fossa das Marianas é considerada o ponto mais profundo dos oceanos do mundo – e o lugar mais profundo da Terra. Dentro da trincheira há um vale conhecido como Challenger Deep, que se estende aproximadamente 10.916 metros abaixo da superfície.

Recorde mundial de mergulho. O recorde mundial atual para o mergulho mais profundo é de 332,5 m, estabelecido por Ahmed Gabr no Mar Vermelho em 2014. Contudo, ele levou apenas 12 minutos para atingir essa profundidade.

Mais da metade do ar que respiramos vem dos oceanos. Ou seja, os trilhões de micróbios fotossintéticos nos oceanos, conhecidos como fitoplâncton, produzem tanto oxigênio quanto todas as plantas em terra juntas. Portanto, a Amazônia não é o pulmão do mundo.

Os humanos estão tentando tornar o oceano potável. Quase todo mundo sabe que beber água salgada é perigoso na melhor das hipóteses e fatal na pior. Em um processo chamado dessalinização, esse sal é removido, deixando água fresca para trás. No entanto, a energia necessários para tratar a água dessa maneira têm sido mais caros do que o uso de água potável.

Mais de 90% do comércio entre os países é realizado por navios e cerca de metade das comunicações entre as nações utilizam cabos submarinos.

Apesar de o oceano cobrir cerca de 70% da superfície da Terra, ainda há muito por ser descoberto. Por ser um local inexplorado, o oceano esconde diversas curiosidades. Assim sendo, conhecer esses fatos é importante para entendermos melhor esse enorme reservatório de água.

Leia mais em “MINHA VIAGENS CURIOSIDADES”
Aprenda também em “MINHA VIAGEM RECEITAS”
Leia também em “MINHA VIAGEM DICAS DE MORADIA”
Conheça Também em Nosso Site:

Todo dia em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades, coloque o nome da cidade de sua preferência na pesquisa no site e saiba mais, caso você não encontre a cidade deixe nos comentários apenas o seu nome e o nome da cidade que procura. Compartilhe nosso site com seus amigos e contatos.

NOTA DE ENCERRAMENTO

Portanto, nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

E agora trazemos uma grande novidade para você que ama viajar.

Uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Divulgue seus passeios ou seus negócios de viagens inteiramente grátis.

Deixe um comentário