Conheça curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses

Conheça curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses

Conheça curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses,

Lençóis Maranhenses é um parque nacional brasileiro localizado no estado do Maranhão. Todavia, o parque abrange uma área de aproximadamente 1.500 km², que inclui a restinga de São José de Ribamar, o delta do rio Parnaíba e a Baía de São José de Ribamar.

Contudo, a paisagem dos lençóis é formada por dunas brancas, lagoas de água doce e manguezais, e tem influência dos biomas cerrado, caatinga e a Amazônia.

Portanto. a região é um importante destino turístico, sendo visitada anualmente por cerca de 100 mil pessoas.

Conheça curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses

Contudo, a história dos lençóis maranhenses é bastante antiga. Ele foi formado principalmente por correntes oceânicas que trouxeram sedimentos para a costa do Maranhão, e por expor esses sedimentos a mudanças entre marés altas e baixas.

A região dos lençóis sobretudo, foi ocupada originalmente por indígenas que viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos.

A princípio, com a ocupação europeia na região dos lençóis teve início no final do século XVII, com a chegada dos portugueses.

Contudo, apesar da exploração da região pelos portugueses, os lençóis maranhenses não sofreram muito e a paisagem se manteve intacta.

Portanto, a criação do parque nacional dos lençóis maranhenses se deve à preservação de um ecossistema único no Brasil, que inclui uma grande diversidade de fauna e flora. Ou seja, a maior atração do parque são as dunas, que atingem até 40 metros de altura.

Quando ir para os lençóis maranhenses

Primeiramente, as dunas oferecem uma paisagem única e impressionante, e o melhor momento para visitá-las é durante o período da maré baixa, quando é possível caminhar entre as dunas.

Devido à espessa camada de rocha impermeável sob a areia, o tamanho da piscina aumenta, atingindo um máximo entre julho e setembro.

Outra atração do parque são as lagoas de água doce, que oferecem uma boa oportunidade para se refrescar nos dias quentes.

A região dos lençóis é também rica em fauna, com destaque para os pássaros, que podem ser observados nas diversas lagoas do parque.

Entretanto, apesar da criação do parque nacional, a região dos lençóis ainda enfrenta problemas de degradação ambiental. Devido à exploração turística, a região está sofrendo com o impacto de resíduos sólidos e poluição hídrica.

Por isso, é importante que o visitante esteja consciente dos problemas ambientais que afetam a região e contribua para a preservação dos lençóis maranhenses.

Os lençóis maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Brasil, e oferecem uma paisagem impressionante, além de diversas atrações para o turista.

O parque de Lençóis oferece muitos passeios de um dia e meio dia, caminhadas e passeios de quadriciclo.

Portanto, a região é rica em história e oferece diversas atrações para o turista, como as dunas, as lagoas de água doce e a diversidade de pássaros.

Leia mais em “MINHA VIAGENS CURIOSIDADES”
Aprenda também em “MINHA VIAGEM RECEITAS”
Leia também em “MINHA VIAGEM DICAS DE MORADIA”
Conheça Também em Nosso Site:

Todo dia em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades, coloque o nome da cidade de sua preferência na pesquisa no site e saiba mais, caso você não encontre a cidade deixe nos comentários apenas o seu nome e o nome da cidade que procura. Compartilhe nosso site com seus amigos e contatos.

NOTA DE ENCERRAMENTO

Portanto, nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

E agora trazemos uma grande novidade para você que ama viajar.

Uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Divulgue seus passeios ou seus negócios de viagens inteiramente grátis.

Deixe um comentário