SANTARÉM A PÉROLA DO TAPAJÓS

Santarém é a pérola do Tapajós, a cidade é carinhosamente conhecida como pérola do tapajós em virtude das águas cristalinas do Rio Tapajós.

A cidade de Santarém é uma pequena cidade no estado brasileiro do Pará, onde o rio Tapajós encontra o rio Amazonas, ou seja, o fenômeno conhecido como o “encontro das águas”, esse evento pode ser observado da Praça do Mirante do Tapajós, no alto da serra. O Centro Cultural João Fona está localizado à beira-mar e abriga os vestígios da antiga cultura indígena Tapajós. O vizinho Museu Dica Frazão mostra os tecidos da artista brasileira Dica Frazão criados a partir de materiais naturais.

Antes de mais nada, a história de Santarém remonta a um grande processo imigratório que deixou diversas heranças culturais que juntas compõem a identidade da cidade e do povo de Santarém. Mas, a cidade foi fundada em 22 de junho de 1661 pelo padre português João Felipe Bettendorf durante sua missão jesuíta na região. Contudo, Santarém é uma cidade de dimensão média à escala de Portugal e um destino recomendado para todos os estudantes que desejam viver a vida numa cidade onde a tranquilidade que combina com a gentileza, culinária, costume, história, modernismo, cultura e lazer.

A cidade tem atualmente uma população de aproximadamente 309 mil habitantes.

MELHOR PERÍODO PARA CONHECER SANTARÉM

A melhor época para ver a famosa praia fluvial (principal atração da região, mas também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, uma estação seca que fica entre os meses de agosto a dezembro. 

Todavia, para quem quer conhecer cada lado de Santarém e curtir a cidade com tranquilidade, os melhores meses para viajar são março, agosto e outubro. Mas, durante a baixa temporada, entre abril e julho, o nível da água do rio Tapajós pode chegar a 7m.

O QUE CONHECER EM SANTARÉM A PÉROLA DO TAPAJÓS

A princípio, recomendamos a você que comece sua visita pelo maior espetáculo de Santarém que é o encontro das águas que é o encontro do Rio Amazonas com o rio Tapajós, juntamente com o Alter do Chão, existem inúmeras praias em Alter do Chão e arredores. Ou seja, Faixas de areia branca e fina que se estendem por mais de 100 quilômetros ao longo da margem do rio. Contudo, alguns deles atraem mais turistas por sua beleza e boa infraestrutura.

Seguindo seu passeio faça uma bela caminhada pelo calçadão da Orla do Rio Tapajós, bem como, o Porto dos Barcos de linha de Santarém, não deixe também de conhecer a Praia de Ponta de Pedras.

Por fim, vale muito a pena você reservar um tempo para conhecer a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, assim como a Floresta Nacional de Tapajós.

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTARÉM A PÉROLA DOS TAPAJÓS

POR FIM, ONDE COMER EM SANTARÉM 

  • Restaurante Piracema       –     Telefone:  (93) 99133-1545
  • Casa do Saulo          –        Telefone: (93) 99224-4691
  • Nossa Casa            –          Telefone:  (93) 99197-6354
  • Rayana Peixaria          –        Telefone:  (93) 99129-3290
  • Piracaia                 –          Telefone: (93) 99133-5387
  • Boteco do Sorriso          –       Telefone: (93) 99147-3003
  • Restaurante Pai D’Égua        –        Telefone: (93) 99163-7583
  • Sucaria Sabor da Fruta         –       Telefone:  (93) 99193-5924
  • Farol da Ilha                –          Telefone: (93) 99226-6704
  • Restaurante Tribal         –        Telefone: (93) 99189-2019
  • Casa do Saulo         –        Telefone: (93) 99224-4691
  • Siriá Bistrô Vegetariano            –          Telefone: (93) 99217-2034 
  • TY Comedoria e Bar         –        Telefone: (93) 98401-6144

Finalmente, foram apenas algumas dicas, pois em Santarém, que é com toda certeza uma das cidades mais procuradas pelos turistas tanto do Brasil quanto no mundo, você encontrará ótimas opções tanto de hospedagens, restaurantes, bem como, pontos turísticos para você visitar. Agora é com você, ou seja, prepare-se logo antes de mais nada, Santarém a pérola dos Tapajós e suas belezas naturais, lhe aguarda de braços abertos.

ENTÃO BOA VIAGEM

Leia também mais detalhes sobre:

Todos os dias em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades como hospedagens, restaurantes e principalmente os pontos turísticos. Basta você digitar o nome da cidade de sua preferência na pesquisa e ler maiores detalhes da cidade. Caso você não encontre a cidade deixe nos comentários apenas o seu nome e o nome da cidade que procura. Não deixe também de compartilhar nosso site com seus amigos e contatos.

1 comentário em “SANTARÉM A PÉROLA DO TAPAJÓS”

Deixe um comentário