Como fazer Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco: Uma Delícia

ABACAXI FLAMBADO COM SORVETE DE COCO

Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco” é uma sobremesa tropical que combina a doçura do abacaxi com o sabor cremoso do sorvete de coco, tudo isso com um toque de sofisticação proporcionado pelo processo de flambagem. Essa delícia é popular em diversas regiões tropicais ao redor do mundo, especialmente onde o abacaxi é cultivado em abundância.

Origem: Embora a origem exata do Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco seja difícil de determinar, é provável que tenha surgido em regiões onde o abacaxi é nativo, como os países da América Central e do Sul, além de países do Sudeste Asiático onde o abacaxi também é cultivado em larga escala. A combinação de abacaxi com sorvete de coco reflete a riqueza de ingredientes tropicais disponíveis nessas áreas.

Popularidade: Essa sobremesa é especialmente popular em países como Brasil, Tailândia, Filipinas, Havaí e outras ilhas do Pacífico, onde o clima tropical favorece o cultivo do abacaxi e do coco. Nestas regiões, o Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco é frequentemente servido em restaurantes especializados em culinária local, bem como em estabelecimentos de alta gastronomia que buscam oferecer uma experiência exótica e saborosa aos seus clientes.

Além disso, a popularidade do Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco também se estende a destinos turísticos tropicais ao redor do mundo, onde os visitantes têm a oportunidade de experimentar a rica diversidade da culinária local, incluindo suas sobremesas tradicionais.

Em resumo, o Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco é uma sobremesa tropical que reflete a riqueza de ingredientes disponíveis em regiões onde o abacaxi e o coco são cultivados em abundância. Sua popularidade se estende por diversas partes do mundo, especialmente em países tropicais e destinos turísticos conhecidos por sua culinária exótica e deliciosa.

Aqui está a receita completa para fazer Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco:

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de rum escuro
  • 4 bolas de sorvete de coco
  • Folhas de hortelã para decorar (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Descasque o abacaxi e corte-o em fatias médias, removendo o miolo.
  2. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio-alto.
  3. Adicione as fatias de abacaxi à frigideira e polvilhe o açúcar mascavo por cima.
  4. Cozinhe o abacaxi por cerca de 5-7 minutos de cada lado, virando uma vez, até que esteja dourado e caramelizado.
  5. Retire a frigideira do fogo e adicione o rum. Com cuidado, incline levemente a frigideira para flambar o abacaxi. (Cuidado com o fogo! Mantenha-se afastado e tome precauções para evitar queimaduras.)
  6. Deixe o fogo queimar até que o álcool tenha evaporado e as chamas tenham se extinguido naturalmente.
  7. Sirva imediatamente as fatias de abacaxi flambado em pratos individuais, acompanhadas de uma bola de sorvete de coco em cima de cada fatia.
  8. Decore com folhas de hortelã, se desejar.

Dicas:

  • Certifique-se de utilizar um abacaxi maduro para garantir que esteja doce e suculento.
  • Ao caramelizar o abacaxi na frigideira, não mexa demais para evitar que as fatias se desfaçam.
  • Ao flambar o abacaxi com rum, tome cuidado para não se aproximar muito do fogo e mantenha a frigideira afastada de itens inflamáveis na cozinha.
  • Sirva o Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco imediatamente após preparar, enquanto ainda estiver quente e o sorvete derretendo.
  • Você pode variar a quantidade de rum de acordo com seu gosto pessoal, ajustando para mais ou menos conforme desejado.

Rendimento:

Esta receita rende aproximadamente 4 porções de Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco.

FAÇA TAMBÉM ABACAXI GRELHADO COM LICOR DE LARANJA

Refrescante e leve, o abacaxi grelhado é delicioso e uma ótima sobremesa para dias em que se quer impressionar. O toque especial fica por conta do licor de laranja, que dá o tom glamuroso ao prato!

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi
  • 3 colheres (sopa) de licor de laranja
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • açúcar a gosto para polvilhar as fatias
  • ½ xícara (chá) de água
  • raspas de 1 limão
  • folhas de hortelã e alecrim a gosto
  • sorbet de limão para servir

MODO DE PREPARO

Descasque e corte o abacaxi em rodelas de 2 cm de espessura. Transfira as fatias para uma travessa, regue com o licor e deixe tomando gosto por 5 minutos – além de pegar gosto, o abacaxi vai soltar um pouco do caldo que será usado no fim da receita. Lave e seque as folhas de hortelã, de alecrim e o limão.  Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Polvilhe um pouco de açúcar em 3 fatias de abacaxi.

Quando a frigideira estiver quente, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e deixe derreter. Coloque as fatias de abacaxi, com o lado polvilhado com açúcar para baixo e deixe dourar, por cerca de 5 minutos. Polvilhe com açúcar novamente e vire as fatias com uma espátula para dourar o outro lado. Transfira para um prato e repita com as outras fatias.

Mantenha a frigideira em fogo médio, regue com a água e adicione o licor com o caldinho do abacaxi que ficou na travessa. Mexa com uma espátula de silicone para dissolver os queimadinhos do abacaxi até ferver. Acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e misture delicadamente para formar uma caldinha. Regue as fatias de abacaxi com a calda e sirva a seguir com raspas de limão, folhas de hortelã e sorbet de limão.

APROVEITE E FAÇA BOLO GELADO DE ABACAXI

Como Fazer Bolo Gelado de Abacaxi

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi bem grande
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de rum

MODO DE PREPARO

Descasque o abacaxi e corte em fatias de 1 cm. Corte as fatias em tiras e as tiras, em cubos de 1 cm. Numa panela média, junte o abacaxi picado, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos,  mexendo de vez em quando, até os cubos ficarem macios e formar uma calda. Sobre uma tigela, passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda – ela será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar

PARA O CREME

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 gemas

MODO DE PREPARO

Numa panela, misture todos os ingredientes (se quiser, passe as gemas pela peneira). Leve ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme em contato com o creme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para esfriar e firmar.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como fazer Abacaxi Flambado com Sorvete de Coco: Uma Delícia”

Deixe um comentário