Abobrinha Recheada com Carne Moída Gratinada

Abobrinha Recheada com Carne Moída Gratinada

Abobrinha Recheada com Carne Moída Gratinada, Se você está procurando uma receita saborosa e saudável para adicionar ao seu cardápio semanal, a abobrinha recheada é uma excelente opção. Com uma combinação deliciosa de carne moída, queijo derretido e temperos, essa receita é fácil de preparar e é perfeita para uma refeição em família ou para impressionar seus convidados em um jantar especial. Além disso, a abobrinha é um legume nutritivo e com baixo teor calórico, o que faz dessa receita uma escolha saudável e saborosa para qualquer ocasião. Siga o passo a passo e experimente essa deliciosa receita de abobrinha recheada!

Ingredientes:

  • 4 abobrinhas italianas
  • 200g de queijo muçarela
  • 500g de carne moída
  • Óleo
  • Extrato de tomate a gosto
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sazón vermelho (sabor carnes) a gosto
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Louro em pó a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Higienize as abobrinhas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Com o auxílio d e uma colher, retire parte do miolo das abobrinhas, mantendo a estrutura como um “barquinho”. Reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e adicione a carne moída. Frite até ficar soltinha.

Acrescente a cebola, o alho, o sal, o sazón, o orégano, a pimenta calabresa e o louro em pó. Mexa bem e deixe cozinhar. Adicione algumas colheradas de extrato de tomate a gosto e um pouco de água. Misture e deixe ferver. Coloque o recheio de carne moída nas abobrinhas, preenchendo bem.

Adicione fatias de muçarela por cima de cada abobrinha. Unte uma assadeira ou refratário com óleo e acomode as abobrinhas. Leve ao forno por 20 a 30 minutos, até que a abobrinha fique macia e o queijo esteja derretido. Retire do forno, sirva e aproveite a sua deliciosa abobrinha recheada!

Dicas

  1. Escolha abobrinhas frescas e firmes, com a casca lisa e sem machucados. Isso garantirá que elas fiquem macias e tenham um sabor mais suave.
  2. Você pode substituir a carne moída por frango desfiado, atum ou legumes picados, como cogumelos e cenouras. Experimente diferentes combinações para descobrir a sua versão favorita.
  3. Para dar mais sabor ao recheio, adicione tomates picados, milho, ervilhas ou outros legumes de sua preferência. Isso também irá adicionar nutrientes extras à receita.
  4. Ao colocar as fatias de queijo por cima das abobrinhas, escolha um queijo de sua preferência, como parmesão, cheddar ou gouda. Isso irá dar um toque extra de sabor à receita.
  5. Para que as abobrinhas cozinhem uniformemente e fiquem macias, é importante não retirar muita polpa do miolo, deixando um pouco de espaço para o recheio.
  6. Para um resultado mais crocante, você pode salpicar um pouco de farinha de rosca ou queijo ralado por cima das abobrinhas antes de levá-las ao forno.

Com essas dicas simples, você pode criar uma abobrinha recheada deliciosa e personalizada de acordo com o seu gosto. Aproveite!

FAÇA TAMBÉM RISOTO VERDE DE COUVE COM ABOBRINHA

Um risoto verde, cheio de texturas, com uma combinação de sabores surpreendente: a intensidade da couve, o chamuscado da abobrinha e o perfume das raspas de limão. Tem ainda o crocante da farofa de biscoito de polvilho. Uma boa opção para um jantar mais especial.

PARA A FAROFA DE BISCOITO DE POLVILHO

INGREDIENTES

  • 50 g de biscoito de polvilho (14 argolinhas)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e sem sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre os biscoitos até formar uma farofa. Pique fino a castanha.

Leve uma frigideira antiaderente com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a castanha, tempere com uma pitada de sal e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o biscoito e misture delicadamente por 1 minuto para dar uma tostada, mas sem quebrar demais o biscoito. Reserve numa tigela.

OBS.: a farofinha pode ser feita até 5 dias antes e armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
  • 5 folhas de couve
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • brotos de beterraba e de salsinha para servir

MODO DE PREPARO

Lave a couve. Com as mãos, segure o talo e rasgue as folhas em pedaços de 5 cm — assim fica mais fácil para bater no liquidificador. Pique bem fininho os talos. 

Corte o alho-poró em meias-luas; transfira para uma peneira e lave sob água corrente — reserve as folhas na geladeira (ou freezer) para fazer caldos. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (chá) de sal e mergulhe as folhas de couve rasgadas. Deixe a couve imersa por alguns segundos e, com a ecumadeira, transfira para a tigela com água e gelo — essa técnica, chamada de branqueamento, deixa a cor da couve mais viva.

Transfira as folhas de couve para o liquidificador, adicione ½ xícara (chá) de água e bata até triturar bem — essa “tinta de couve” vai deixar o risoto bem verdinho. Reserve.

Aproveite a mesma panela em que mergulhou a couve (sem a água!) para levar o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, adicione os talos de couve, a cebola e o alho-poró picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar. 

Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta — lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture bem, até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture. Mexa de vez em quando, até secar. Tempere com sal e a pimenta e repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto — o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente), o que leva cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare a abobrinha.

Atenção: na última adição de caldo, acrescente a “tinta de couve”, misture bem e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Adicione a manteiga, o parmesão e as raspas de limão. Sirva a seguir com a abobrinha, a farofinha de biscoito de polvilho e os brotinhos de beterraba e salsinha.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar todo o refogado e pré-cozinhar o arroz. Assim, na hora de receber os amigos, você deixa toda a cozinha arrumada para apenas finalizar o risoto na panela.  

Após adicionar o vinho branco, acrescente metade do caldo quente (750 ml) de uma só vez e misture bem. Deixe cozinhar sem mexer, até o caldo secar — isso leva cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz pré-cozido numa assadeira grande, formando uma camada fina de arroz — assim ele esfria mais rápido. Leve à geladeira até a hora de finalizar (você pode fazer esse pré-cozimento no dia anterior). 

Para finalizar o risoto: volte o risoto para a panela, adicione 1 xícara (chá) do caldo quente e mexa, em fogo médio, até aquecer. Vá acrescentando o restante do caldo, de concha em concha, até o risoto ficar no ponto. Termine o preparo como indicado no passo 9 da receita.

PARA A ABOBRINHA DOURADA

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave a abobrinha sob água corrente e seque bem com um pano — quanto mais sequinha estiver, mais dourada ela ficará. Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento; corte cada metade ao meio novamente e fatie em pedaços de 1,5 cm.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com o azeite, coloque a abobrinha e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

13 comentários em “Abobrinha Recheada com Carne Moída Gratinada”

Deixe um comentário