Aprenda a fazer o delicioso Bolo pamonha salgado

Aprenda a fazer o delicioso Bolo pamonha salgado
Aprenda a fazer o delicioso Bolo pamonha salgado

Aprenda a fazer o delicioso Bolo pamonha salgado.

A princípio, não existe, exatamente, o local onde nasceu essa delícia, mas, é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde é muito fácil de se encontrar o alimento em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias. Portanto hoje “MINHA VIAGEM RECEITAS”, trás essa receita deliciosa e muito fácil de fazer, especialmente para você. Então, vamos lá, mãos a massa.

Ingredientes

Massa:
  • 6 espigas de milho. (mais ou menos 850g) 
  • 4 ovos médios
  • 1 xicara pequena de óleo 
  • 1 colher sopa rasa de sal 
  • 2 colheres sopa rasa de farinha de trigo 
  • 2 colheres sopa rasa de açúcar 
  • 150 g de queijo meia cura ralado 
  • 1 colher de chá de fermento

Recheio: 

150g de calabresa ralada 

150g de queijo meia cura ou mussarela ralado 

Cheiro verde a gosto 50 g de parmesão ralado

Modo de Preparo

Antes de tudo, o milho é descascado e debulhado, logo depois, as palhas mais bonitas são separadas para dar forma. Em seguida, bata no liquidificador o milho, ovos, óleo, sal bem como, o açúcar até que o milho esteja totalmente processado. Logo após, acrescente a farinha e o fermento, e bata o suficiente até combinar. Por fim, mexa o queijo com a ajuda da massa (espátula).

Nesse meio tempo, em uma forma, cubra com manteiga e farinha ou agente desmoldante e coloque os canudos ao contrário, é importante colocar o canudo na direção oposta para não entrar no bolo. Alinhe com um canudo para que o bolo não toque na forma. Coloque dois dedos de palha sobre a forma para parecer uma flor.

Para rechear, coloque 3/4 dos cubos de bolo na forma, depois distribua a calabresa, o queijo e o cheiro verde. Em seguida, use o restante da massa e cubra com o recheio que deseja cobrir, finalize com queijo parmesão e salsinha a gosto. O tempo médio de cozimento é de 45 minutos, varia de acordo com o forno. Portanto sua delícia está pronta, agora só resta servir e correr para o abraço, pois seu sucesso será inevitável, parabéns.

COMO FAZER PAMONHA

INGREDIENTES

  • 6 espigas grandes de milho com a palha
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite de coco
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Descasque as espigas de milho, reservando as palhas maiores e inteiras. Descarte o cabelo e lave bem as espigas e as palhas reservadas sob água corrente. Sobre uma tigela grande, passe as espigas na parte grossa do ralador. Acrescente o açúcar, o leite de coco, o sal e misture bem.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, dobre cada palha ao meio, no sentido da largura e costure as laterais com linha de algodão, formando um copinho – no total você vai precisar de 8 copinhos.

Preencha os copinhos de palha com o creme de milho – deixe alguns centímentros de palha livre para fechar. Torça e feche a ponta, amarrando bem com um barbante de algodão. Mergulhe os pacotinhos na água fervente e deixe cozinhar por cerca 1 hora e meia até firmar. Com uma escumadeira, retire as pamonhas da panela, deixe escorrer bem a água e transfira para uma travessa. Sirva quente ou fria.

FAÇA TAMBÉM VIRADINHO CREMOSO DE MILHO

INGREDIENTES

  • 600 g de milho congelado
  • 1 cebola
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de milho amarela flocada
  • 1 litro de água
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola. Leve uma panela grande ao fogo médio. Adicione a manteiga e, quando derreter, acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o milho congelado e refogue por 6 minutos, para descongelar e cozinhar até ficar macio – os grãos mudam de cor para um tom de amarelo mais vibrante.

Reserve ½ xícara (chá) dos grãos refogados numa tigela pequena. Regue a panela com a água, tempere com 1 colher (chá) de sal e aumente o fogo. Deixe cozinhar até ferver. Desligue o fogo e transfira o milho e água do cozimento para o liquidificador. Atenção: caso o copo do seu liquidificador não comporte todo o conteúdo de uma só vez bata o milho em duas etapas. Segure a tampa do liquidificador com um pano de prato e bata até ficar liso – segure firme para impedir que a força do vapor quente ejete a tampa.

Volte o milho batido para a panela (nem precisa lavar) em fogo médio. Junte os grãos de milho reservados e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e vá juntando a farinha aos poucos, mexendo bem com uma espátula até engrossar e ficar cremoso – atenção para o ponto: se o viradinho ficar muito tempo na panela, pode espessar demais e perder a textura cremosa. Sirva a seguir.

MILHO FRESCO

Caso esteja utilizando os grãos de milho frescos debulhados, atenção ao passo 3: não reserve os grãos refogados. Assim que a água ferver, abaixe o fogo e deixe o milho cozinhar por mais tempo até os grãos ficarem macios. Só então reserve parte dos grãos e siga com a receita.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário