
Arroz-docecom calda de caramelo e flor de sal, O “branquinho básico” entre as sobremesas brasileiras ficou ainda mais charmoso em companhia da calda de caramelo e da flor da sal. Tipo gourmet, sabe?
PARA A CALDA DE CARAMELO
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 200 g de creme de leite
MODO DE PREPARO
Numa panela junte o açúcar com a água. Misture com o dedo indicador até que o açúcar tenha dissolvido e não deixe grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio (não coloque mais o dedo!) e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, ou até que fique com uma coloração âmbar. Reduza o fogo para baixo e acrescente o creme de leite aos poucos. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, até que a calda esteja homogênea. Desligue o fogo e reserve.
PARA O ARROZ-DOCE
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de arroz
- ½ xícara (chá) de leite condensado
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de água
- casca de 1 laranja
- 1 canela em rama
- 2 cravos-da-índia
MODO DE PREPARO
Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira ou escorredor. Numa panela, junte o leite, a água, o arroz, o sal, a casca de laranja, a canela e o cravo. Leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e transfira para uma travessa. Sirva com a calda de caramelo e polvilhe com flor de sal.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM ARROZ-DOCE CREMOSO
Nesta versão, o açúcar substitui o leite condensado. O resultado é uma sobremesa mais leve, onde você determina o teor de doçura. Já o arroz de sushi, por ser um grão mais curto, vai deixar o arroz-doce cremosíssimo.
INGREDIENTES
- ¾ de xícara (chá) de arroz para sushi
- 1 litro de leite
- 1 xícara (chá) de água
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- 1 canela em rama
- 2 tiras finas da casca de limão
- canela em pó a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Numa panela média (com borda alta), junte o leite, a água, o açúcar e o arroz. Misture bem para dissolver o açúcar. Com uma faca afiada, retire duas tiras finas da casca do limão sem a parte branca – ela pode amargar a receita – e transfira para a panela. Junte a canela e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Mexa de vez em quando para soltar o amido do arroz e, assim, formar um doce cremoso. Lembre-se de tampar (parcialmente) a panela todas as vezes que mexer.
Passados os 30 minutos, desligue o fogo e transfira o arroz-doce para uma tigela. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de levar para gelar. A sobremesa fica cremosa após 2 horas de geladeira, no mínimo. Sirva frio, polvilhado de canela em pó.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM ARROZ-DOCE COM ESPECIARIAS (CÚRCUMA, CARDAMOMO E CANELA)
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de arroz
- 2 xícaras (chá) de água
- 3 xícaras (chá) de leite
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de cúrcuma
- 6 bagas de cardamomo (opcional)
- 1 pitada de sal
- ½ lata de leite condensado
- canela em pó a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque o arroz, cubra com a água e deixe de molho por 30 minutos — isso deixa os grãos mais macios e o doce mais cremoso. Com uma faca de legumes, corte as pontinhas e abra as bagas de cardamomo. Descarte a palha e bata as sementes no pilão para moer (caso esteja utilizando cardamomo em pó, considere ¼ de colher (chá)). Passado os 30 minutos, transfira o arroz (com a água) para uma panela média. Junte o leite, o açúcar, a cúrcuma, o cardamomo e o sal. Leve ao fogo alto e mexa delicadamente até começar a ferver.
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem macios nesse momento o preparo ainda deve estar líquido, pois os grãos continuam absorvendo o caldo enquanto esfriam. Misture o leite condensado e deixe cozinhar por mais cerca de 5 minutos, até começar a ficar cremoso – lembre-se que o arroz-doce atinge o ponto depois de esfriar, o preparo ainda deve estar bem úmido.
Transfira o arroz-doce para uma tigela e cubra com filme em contato com o arroz – isso evita a formação de uma película no doce. Deixe amornar antes de levar para a geladeira Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
“Eu quero participar”