Como Preparar Arroz Sírio com Frango e Cebola de Forma Simples e Rápida

Arroz sírio com frango e cebola

O Arroz Sírio com Frango e Cebola é um prato da culinária síria, que faz parte da rica tradição gastronômica do Oriente Médio. A culinária síria é conhecida por sua variedade de sabores, especiarias e técnicas de preparação que refletem a história multicultural e os ingredientes disponíveis na região ao longo dos séculos.

Este prato em particular é uma combinação harmoniosa de arroz cozido com frango e cebola, temperado com uma mistura de especiarias típicas da região, como canela, cominho, páprica e coentro. A cebola é frequentemente caramelizada para adicionar doçura e profundidade de sabor ao prato.

Popularidade:

O Arroz Sírio com Frango e Cebola é um prato bastante popular em toda a região do Levante, que inclui países como Síria, Líbano, Jordânia, Palestina e partes da Turquia e do Iraque. Ele é consumido tanto em ocasiões cotidianas quanto em celebrações especiais, e é apreciado por sua simplicidade, sabor reconfortante e facilidade de preparo.

Além disso, devido à diáspora síria e levantina em todo o mundo, o prato também é apreciado em comunidades sírias e árabes em países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, França, Alemanha e outros. Restaurantes de comida síria e do Levante em áreas urbanas desses países muitas vezes incluem o Arroz Sírio com Frango e Cebola em seus cardápios devido à demanda e à popularidade do prato entre os clientes locais e imigrantes.

Em resumo, o Arroz Sírio com Frango e Cebola é uma parte importante da culinária síria e do Levante, sendo apreciado tanto em suas regiões de origem quanto em comunidades sírias ao redor do mundo. Sua popularidade se deve à sua deliciosa combinação de sabores e à sua fácil preparação, tornando-o uma escolha frequente para refeições familiares e comunitárias.

Aqui está a receita completa:

INGREDIENTES

  • 1 bife de filé de peito de frango (cerca de 120 g)
  • ¼ de xícara (chá) de arroz
  • ½ xícara (chá) de lentilha
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ¼ de colher (chá) de pimenta síria
  • 1 pitada de açúcar
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte o bife de frango em tirinhas de cerca de 1 cm x 7 cm. Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar.

Transfira a cebola caramelizada para uma tigela e aumente o fogo para médio. Acrescente o restante do azeite e doure as tirinhas de frango. Mexa aos poucos para dourar por igual. Mantenha a panela com o frango em fogo médio. Junte metade da cebola dourada e o alho e misture por apenas 1 minuto. Acrescente o arroz, ½ colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.

Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com 1 xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 12 minutos. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Na hora de servir, transfira para um prato e junte o restante da cebola caramelizada. O arroz sírio é ótimo para comer com a saladinha de pepino com iogurte.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ARROZ DE FORNO

Saber reciclar os alimentos é uma prática valiosa na cozinha. Transforme o arroz de ontem em um apetitoso arroz de forno! Aromatizado com endro (erva também conhecida como dill), este prato é ideal para acompanhar peixes.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de endro (dill) fresco picado
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta). Numa tigela, junte os ovos, o endro e apenas 1 colher (sopa) do leite. Bata ligeiramente com um garfo.  Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto e junte a mistura de ovos. Mexa bem com uma colher de pau e desligue o fogo para que os ovos cozinhem sem secar completamente.  Numa tigela, junte o leite restante, o arroz cozido, os ovos mexidos, o vinagre e a metade do queijo parmesão. Misture bem e transfira para uma travessa refratária. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno preaquecido para gratinar por 15 minutos. Sirva imediatamente.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ARROZ INTEGRAL NA PRESSÃO

Receita ideal para quem está sem tempo e com preguiça até de picar cebola, mas não abre mão do arroz no prato

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de arroz integral do tipo longo
  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro
  • 1 cravo-da-índia

MODO DE PREPARO

Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Descasque e mantenha a metade da cebola inteira (não precisa picar). Prenda a folha de louro na cebola, espetando com o cravo. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Regue com o azeite, coloque a cebola cravejada e o arroz. Tempere com o sal e misture bem por 1 minuto para envolver os grãos com o azeite. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e adicione à panela. Tampe e aumente o fogo.

Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Se quiser agilizar o processo, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Abra a panela e solte os grãos de arroz com um garfo. Desligue o fogo e sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE: Caso você ainda não tenha muita intimidade com a panela de pressão mas quer começar a usar esse atalho, deixe o arroz cozinhar por 9 minutos assim você não corre o risco da água secar e queimar o preparo. Leve a panela para esfriar sob água corrente como no passo 3. Volte a panela (sem a tampa) ao fogo baixo para o arroz terminar de cozinhar e a água secar completamente.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Preparar Arroz Sírio com Frango e Cebola de Forma Simples e Rápida”

Deixe um comentário