Como fazer bolinho de aipim com carne moída: Variação criativa de um clássico da culinária

BOLINHO DE AIPIM COM CARNE MOÍDA

O bolinho de aipim com carne moída é um prato típico da culinária brasileira. O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira em diferentes regiões do Brasil, é uma raiz amplamente utilizada na gastronomia do país. A carne moída, por sua vez, é um ingrediente bastante versátil e comum na culinária brasileira, frequentemente utilizado em diversos pratos.

A combinação do aipim com carne moída em formato de bolinho pode ter suas raízes em tradições culinárias locais, especialmente em regiões onde o consumo de mandioca é tradicionalmente alto.

Popularidade: O bolinho de aipim com carne moída é popular em todo o Brasil, sendo encontrado em diversas regiões do país. No entanto, sua popularidade pode variar de acordo com as preferências culinárias e as tradições regionais de cada área.

Regiões onde o consumo de mandioca é mais comum, como o Nordeste e o Norte do Brasil, geralmente têm uma maior variedade de pratos que utilizam a mandioca como ingrediente principal, incluindo o bolinho de aipim com carne moída.

Em festas populares, como festas juninas e festas religiosas, é comum encontrar o bolinho de aipim com carne moída entre as opções de quitutes oferecidos aos participantes.

Além disso, o bolinho de aipim com carne moída também é apreciado em estabelecimentos de comida de rua, bares e restaurantes em todo o país, onde muitas vezes é servido como petisco ou acompanhamento.

Em resumo, o bolinho de aipim com carne moída é uma iguaria popular na culinária brasileira, apreciada por sua combinação de sabores e texturas, e é encontrada em diversas regiões do país.

INGREDIENTES

  • 1 kg de aipim
  • 2 ovos
  • 1/2 de xícara de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) cebolinha verde
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar
  • Carne moída refogada (bem sequinha)

MODO DE PREPARO

Pegue o aipim limpo e bem lavado e cozinhe em bastante água até ficar macio. Escorra e passe por um espremedor de batatas, processador ou amasse com um garfo. Acrescente os ovos, a salsa, a cebolinha e o sal. Misture bem. Pegue um pouco da massam, espalme nas mãos (enfarinhe as mãos para não grudar a massa), coloque a carne moida e feche bem os bolinhos. Passe-os em farinha de trigo. Frite no óleo quente até dourar por igual. (no máximo 4 por vez, para não estourar). Escorra em papel absorvente e sirva quente.

Faça Também Bolo de Aipim

Quer surpreender a família e os amigos com um bolo diferente e delicioso? Então experimente o bolo de aipim! Ele é super fácil de fazer e fica uma delícia. Além disso, o aipim é uma opção mais saudável do que a farinha de trigo e pode ser usado tanto em receitas salgadas quanto doces.

INGREDIENTES:

  • 1,5 kg de aipim (ou mandioca) ralado
  • 3 ovos inteiros
  • 3 xícaras de leite
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 coco pequeno ralado (ou 100 g de coco ralado industrializado)
  • 6 gotas de baunilha (opcional)
  • papel-toalha

Para preparar o bolo de aipim, basta seguir os seguintes passos:

Em uma tigela grande, misture o aipim ralado, os ovos, o leite, o açúcar, a margarina ou manteiga, a pitada de sal e o coco ralado. Você também pode adicionar 6 gotas de baunilha se desejar. Usando um fuê ou uma colher de pau, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em seguida, unte uma forma retangular com manteiga e coloque uma folha de papel-toalha por cima para ajudar na hora de desenformar o bolo. Depois, espalhe a massa na forma e polvilhe farinha de trigo por cima. Leve a forma para assar por aproximadamente 45 minutos. Quando o bolo estiver dourado e firme ao toque, retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Sirva o bolo de aipim ainda morno, se desejar, polvilhado com açúcar cristal ou coberto com cobertura de chocolate. É uma ótima opção para um lanche da tarde ou para servir em festas e eventos.

Faça Também Bolo de Aipim com Coco

Uma receita tradicional brasileira para um bolo denso e úmido feito de aipim e coco frescos.

Bolo de aipim é um bolo deliciosamente denso feito com aipim (mandioca, mandioca, mandioca, ou como você gosta de chamá-lo) e coco. O bolo é pesado como um brownie, enquanto mastigável e gratificante como um bolo de cenoura. É totalmente sem glúten e uma alternativa incrivelmente deliciosa para acompanhar sua xícara de cafeína no meio da tarde. Embalado com energia, uma fatia é suficiente para você passar o resto do dia.

Bolo de Aipim com Coco

Aprenda a fazer um Bolo de Aipim Simples

Esta é uma receita tradicional brasileira de um bolo denso e úmido feito de aipim fresco (mandioca, mandioca ou mandioca) e coco.

Ingredientes

  • 1 lb de aipim (500g) descascado e ralado
  • 1 xícara (150g) de coco ralado fresco (a polpa de meio coco)
  • 2 gemas
  • 1 ¼ xícaras (250g) de açúcar
  • Pitada de sal
  • 1 xícara (200ml) de leite

Modo de Preparo

Trabalhar com aipim requer um pouco de esforço. Dizem que alguns tipos de mandioca são tóxicos se consumidos crus, por isso sempre cozinhe. Se você conseguir colocar o aipim fresco, ele vem na forma de raiz de árvore suja. Olhe atentamente para a carne exposta. Deve ser branco com um pouco de rosa em torno da borda logo abaixo da pele. Não deve haver manchas pretas ou verdes na carne. Não lave as raízes antes de descascá-las. Isso vai ser muito confuso. Descasque a pele das raízes colocando-as de ponta a ponta e cortando-as com uma faca afiada, como descascar e berinjela. Cuidado com os dedos! Em seguida, lave os tubérculos. Certifique-se de aparar quaisquer manchas pretas ou verdes que possam ter se formado na carne. A partir deste ponto, você pode ralar o aipim para o bolo.

Coco também exige um pouco de trabalho. Abri e ralei um coco para o bolo, mas você pode usar coco ralado comprado na loja, sem açúcar, se desejar. Para abrir um coco, prenda-o com segurança no balcão, colocando-o entre objetos para que, quando você o bata, ele não voe para longe. Usei uma tábua grossa e algumas toalhas de cozinha. Quebre uma parte no topo com uma faca grande. Despeje o suco para relaxar e beber depois de todo o trabalho duro. Quebre o coco em pedaços. Retire a casca do coco da casca externa mais dura. Aparar a pele fina e marrom. Corte em pedaços pequenos e moa ou rale em um processador de alimentos um pouco de cada vez. O coco é muito fibroso e oleoso e vai engolir seu processador de alimentos se você colocar muito de uma só vez. Processe o coco em pequenos lotes.

Agora você tem uma pilha de aipim ralado e uma pilha de coco ralado. Pré-aqueça o forno a 325 graus. Unte generosamente uma forma de pão, uma forma redonda ou quadrada de 15 cm ou uma forma de 12 bolos. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes. Acho melhor misturar com as mãos, trabalhando os ingredientes como uma salada de repolho. Transfira a mistura para a assadeira e asse por 20 a 25 minutos ou até que as bordas fiquem douradas. Retire da panela ainda quente. Não sairá como um pão de ló normal. É pesado e pegajoso, mas com um pouco de incentivo de uma espátula de borracha, ele sai da panela para um rack de resfriamento. Deixe esfriar completamente e sirva. Ou não espere esfriar completamente e desfrute do quente bolo de aipim.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

2 comentários em “Como fazer bolinho de aipim com carne moída: Variação criativa de um clássico da culinária”

Deixe um comentário