BOLO DE CENOURA COM MERENGUE E PISTACHE

BOLO DE CENOURA COM MERENGUE E PISTACHE

Bolo de cenoura com merengue e pistache, Sua busca por um bolo de aniversário de adulto acabou. O bolo cenoura ganhou versão festiva, com perfume de raspas de laranja e canela e uma camada de merengue salpicado de pistaches.

INGREDIENTES

  • 4 cenouras médias
  • 6 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de óleo de milho
  • 2 ¼ xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma retangular de 32 cm x 22 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela misture a farinha, o sal, a canela e o fermento. Reserve. Descasque, corte as cenouras em rodelas e transfira para o liquidificador. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte às cenouras – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata até ficar bem liso, por cerca de 5 minutos (se seu liquidificador for pequeno, divida os ingredientes e bata em duas etapas).

Transfira a mistura líquida para uma tigela grande e acrescente as raspas de laranja. Adicione aos poucos os ingredientes secos, passando pela peneira e misture delicadamente com um batedor de arame para incorporar. Transfira a massa para a fôrma e dê uma leve batidinha contra a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar.

PARA A COBERTURA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de pistache cru e sem casca

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Pique o pistache em pedaços pequenos (se preferir, bata no pilão). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela de vidro (ou inox) e guarde as gemas por até 2 dias na geladeira, para outra receita (misture com um garfo para que as películas não ressequem e armazene em pote bem fechado).

Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 5 minutos, até ficar liso – cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Transfira as claras com açúcar para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme. Cubra o bolo com uma tábua (ou prato de servir) e vire de uma só vez para desenformar. Com uma colher, espalhe o merengue sobre o bolo, formando picos. Polvilhe com o pistache e sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM NAKED CAKE DE CHOCOLATE COM COMPOTA DE LARANJINHA KINKAN

PARA O CREME DE CONFEITEIRO

INGREDIENTES

  • 1 litro de leite integral
  • 6 gemas
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 ¼ xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ fava de baunilha (ou 2 colheres (chá) de extrato de baunilha)

MODO DE PREPARO

Numa tábua, faça um corte ao longo do comprimento da fava de baunilha. Raspe uma das metades com a faca e reserve as sementes. Guarde a outra metade num pote com fechamento hermético, na geladeira. Leve ao fogo médio uma panela com o leite, as sementes da baunilha e metade do açúcar. Quando começar a ferver, abaixe o fogo – cuidado para não deixar o leite derramar!

Enquanto o leite aquece, numa tigela misture as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame até ficar liso. Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente, mexendo entre cada adição. Esse processo é importante para que as gemas não cozinhem – por isso o leite quente não deve ser adicionado de uma só vez.

Transfira a mistura de leite e gemas de volta à panela, mantenha em fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga. Transfira o creme ainda quente para uma assadeira grande. Espalhe e cubra com filme, encostando no creme – isso evita que se crie uma película no creme. Leve para geladeira até esfriar, por cerca de 4 horas (mas o ideal é preparar no dia anterior).

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, leve o açúcar e a água ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.

PARA A GANACHE

INGREDIENTES

  • 100 g de chocolate ao leite
  • ⅓ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja

MODO DE PREPARO

Numa tábua, pique o chocolate bem fininho. Leve ao fogo baixo numa panelinha junto com o creme de leite, até aquecer. Acrescente o licor de laranja e mexa bem até ficar liso. Leve à geladeira por cerca de 2 horas, até que endureça (você pode fazer a ganache com antecedência, ela dura até 15 dias na geladeira).

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 8 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado!)
  • 2 xícaras (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio para uso culinário
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento
  • manteiga e cacau para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte duas fôrmas redondas de 24 cm, espalhando com pincel (ou papel-toalha) uma camada fina e uniforme de manteiga. Corte dois discos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Corte também duas tiras de cerca de 80 cm x 12 cm para forrar as paredes das fôrmas. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a manteiga sobre o papel. Numa tigela junte a farinha e o chocolate em pó, passando pela peneira. Reserve.

Quebre os ovos, um de cada vez numa tigela, e transfira para uma tigela grande – tem que ser bem grande para misturar toda a massa do bolo. Junte o açúcar e o óleo e misture bem com um batedor de arame até formar uma massa lisa. Adicione a mistura de farinha aos poucos, alternadamente com a água, mexendo com o batedor de arame a cada adição. Numa tigela, misture o bicarbonato e o fermento.

Transfira 3 ⅓ de xícaras (chá) da massa para outra tigela e reserve. Junte 4 colheres (chá) da mistura de bicarbonato e fermento na tigela maior e misture bem com o batedor de arame. Divida a massa entre as duas fôrmas preparadas. Atenção: a massa reservada será assada em seguida, salvo se seu forno tiver 90 cm e você tenha à mão três fôrmas iguais. Neste caso, misture todo o fermento na massa e asse todas ao mesmo tempo!

Leve as fôrmas ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Retire os discos das fôrmas e transfira a massa para uma grade – para que o vapor não umedeça as bases. Unte uma das fôrmas com mais manteiga e polvilhe com cacau. Misture o restante do fermento na massa reservada, transfira para a fôrma untada e repita o passo 8.

PARA MONTAGEM E DECORAÇÃO

INGREDIENTES

  • ½ pote de laranjas kinkan em conserva

MODO DE PREPARO

Retire o papel-manteiga que ainda estiver envolvendo os bolos. Deixe à mão tudo o que você vai precisar para a montagem: os três discos de bolo, a calda de açúcar, o creme de confeiteiro, a ganache e a compota de laranjas. Se o creme de confeiteiro estiver muito firme, bata na batedeira apenas para alisar. Coloque o fundo removível de uma das fôrmas sobre uma grade e apoie o disco sobre o fundo. Corte o topo com uma faca de confeiteiro (ou de pão bem longa) para nivelar. Use o fundo de fôrma como suporte para transferir o disco para o prato de bolo. Com um pincel, espalhe a calda de açúcar sem encharcar a massa. Isso vai evitar que ela quebre. Notou que estamos usando o fundo removível como se fosse uma espátula passa-bolo?

Coloque no centro do bolo metade da quantidade do creme. Com a espátula de confeiteiro (ou as costas de uma colher) espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o creme para até 1 cm das bordas, sem deixar escorrer pelas laterais. Lembre-se de que o peso das camadas de bolo irá espremer o creme. Para a próxima camada de bolo, repita os passos feitos sobre a grade e em seguida acomode o disco sobre o creme que está cobrindo o primeiro bolo. Pincele com mais calda e cubra com o restante do creme. Para o último bolo, repita os mesmos passos até colocar o disco no topo. Com a espátula de confeiteiro, espalhe a ganache de chocolate, decore com a compota de laranjas kinkan e sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

10 comentários em “BOLO DE CENOURA COM MERENGUE E PISTACHE”

Deixe um comentário