Como fazer um bolo de fubá com compota de goiaba: O segredo está na combinação perfeita

BOLO DE FUBÁ COM COMPOTA DE GOIABA

Bolo de fubá com compota de goiaba, Em vez dos quadradinhos de goiabada na massa, a goiaba virou compota e foi para o alto do bolo. Fica enfeitado, mas vai além: a calda, que tem sabor da fruta e um toque canela, é absorvida pela massa, que fica ainda mais perfumada e saborosa.

PARA A COMPOTA

INGREDIENTES

  • 2 kg de goiabas vermelhas maduras (7 goiabas)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar cristal
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 rama de canela

MODO DE PREPARO

Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da fruta na geladeira e preparar um suco.Numa panela média misture a água com o açúcar. Junte a rama de canela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar sem mexer por 5 minutos depois de ferver, para formar uma calda rala.

Mergulhe as goiabas na calda e espere ferver novamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – nesse tempo as goiabas ficam macias, absorvem o açúcar e passam sabor à calda. Atenção ao tempo: caso as goiabas estejam muito maduras, deixe cozinhar por menos tempo pois podem desmanchar. Para verificar o ponto: espete as frutas com um garfo, elas devem estar macias, mas sem desmanchar. Desligue o fogo e transfira as goiabas com a calda para uma compoteira. Deixe esfriar completamente antes de fechar e levar à geladeira. Enquanto isso, prepare o bolo.

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de fubá mimoso
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma de bolo com furo no meio (25 cm de diâmetro). Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata na pia para retirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e o leite. Bata bem até ficar liso, por cerca de 5 minutos. Transfira a mistura para uma tigela grande. Junte o fubá e a farinha, passando pela peneira. Com um batedor de arame, mexa delicadamente a cada adição, até a massa ficar lisa. Por último misture o fermento, as sementes de erva-doce e o sal.

Despeje a massa do bolo na fôrma untada e nivele com uma espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado: espete um palito na massa, se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário, deixe por mais alguns minutos. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente com a compota de goiaba fria.

Informações nutricionais:

Aprenda a Fazer o Bolo de Fubá com Goiabada

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de bolo de fubá com compota de goiaba podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados e das proporções exatas na receita. No entanto, aqui estão algumas estimativas gerais com base em ingredientes comuns:

  • Calorias: Aproximadamente 250-300 calorias
  • Carboidratos: Cerca de 35-45 gramas
  • Proteínas: Em torno de 3-6 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 10-15 gramas
  • Gorduras saturadas: 3-5 gramas
  • Gorduras trans: Dependendo dos ingredientes, pode ser mínima ou inexistente
  • Colesterol: Varia, geralmente baixo, dependendo do uso de ovos e gorduras adicionadas
  • Fibra: 2-4 gramas
  • Açúcares: Aproximadamente 15-25 gramas, dependendo da quantidade de açúcar adicionado à compota de goiaba e à massa do bolo

Essas são estimativas aproximadas e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na sua receita. Se você tiver os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais, poderá calcular com mais precisão as informações nutricionais para a sua receita específica.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO GELADO DE FIGO COM CREME INGLÊS

É só figo. Figo descascado, cortado e enformado. Mas é das sobremesas mais elegantes que você já viu na vida. É refrescante, chique e fica um escândalo de bom com creme inglês (atenção: a garantia do sucesso do creme inglês está nas temperaturas).

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 24 figos maduros

MODO DE PREPARO

Com uma faca de legumes, descasque cuidadosamente os figos para manter o formato da fruta, sem desperdiçar a polpa. Corte cada um em rodelas finas, de cerca de 0,5 cm, no sentido da largura. Numa fôrma para pudim com furo no meio, de 22 cm de diâmetro, disponha as rodelas de figo, uma sobre a outra, formando camadas bem prensadas aperte delicadamente as fatias com as mãos para não deixar buracos entre as camadas e o bolo desenformar certinho.

Cubra a fôrma com filme e leve ao congelador por 45 minutos para firmar. Atenção: não deixe congelar por mais tempo, os figos perdem a textura e soltam muita água quando descongelados. Enquanto isso, prepare o creme inglês. Passados os 45 minutos, transfira a fôrma para a geladeira e deixe por, no mínimo, 1h30 antes de servir. Para desenformar: passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma; cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva o bolo gelado com o creme inglês frio.

COMPRE O QUE VOCÊ PRECISA

PARA O CREME INGLÊS

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ fava de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.

Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo –não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.

Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 10 minutos para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

34 comentários em “Como fazer um bolo de fubá com compota de goiaba: O segredo está na combinação perfeita”

Deixe um comentário