Bolo de Limão com Recheio de Ganache

Bolo de Limão com Recheio de Ganache

Bolo de Limão com Recheio de Ganache e Baba de Moça, uma receita maravilhosa hoje para vocês, aproveita ao máximo o sabor do limão.

Ingredientes

Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de Leite Líquido Integral
raspas da casca de 1 limão
2 colheres (sopa) de suco de limão
Ganache de Chocolate
170 g de Chocolate Meio Amargo
1 lata de Creme de Leite
Baba de Moça
1 Leite condensado (lata ou caixinha) 395g
100 ml de leite de coco
3 gemas
meia colher (chá) de amido de milho
Calda Básica para Regar os Bolos
1 e meia xícara (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Montagem
açúcar de confeiteiro para decorar
raspas de Chocolate Meio Amargo
fatias finas de limão com casca
frutas vermelhas frescas de sua preferência (framboesas, mirtilos, morangos)

Modo de Preparo

Em um recipiente peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal. Reserve. Em uma batedeira, bata a manteiga até que fique clara e fofa. Adicione o açúcar e bata levemente, para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados reservados aos poucos, alternando com o Leite. Desligue a batedeira, adicione as raspas e o suco de limão e misture delicadamente. Transfira para duas formas redondas (24 cm de diâmetro), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo, e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que espetando um palito este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Com uma faca serrilhada longa, corte cada um dos bolos ao meio, horizontalmente, obtendo 2 fatias (discos) em cada um dos bolos. Reserve. Em um recipiente derreta o Chocolate Nestlé Classic em banho-maria e misture o Creme de Leite, até obter um creme homogêneo. Reserve. Em uma panela média, misture bem o Leite, o leite de coco, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até que o creme engrosse e se desprenda do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve na geladeira. Misture bem em uma panela pequena a água e o açúcar e leve ao fogo para ferver (sem mexer) até obter uma calda rala (cerca de 10 minutos). Adicione a essência de baunilha e espere esfriar. Use para pincelar as fatias de bolo durante a montagem. Em um prato de servir coloque uma das fatias do bolo, regue com a Calda Básica e espalhe metade da Ganache. Coloque outra fatia, regue novamente e espalhe todo a Baba de Moça. Coloque a outra fatia, regue, espalhe o restante da Ganache e termine com a fatia de massa restante. Com o auxílio de uma peneira polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro e, apenas no topo, coloque raspas de Chocolate Nestlé Meio Amargo, fatias bem finas de limão e as frutas vermelhas de sua preferência. Sirva a seguir.

Receita de Tortinha de Limão:

Ingredientes para a massa:

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga gelada em cubos
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 2 gemas

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma de tortinhas com fundo removível. Para a massa, misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga gelada em cubos e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Adicione o ovo e misture até que a massa comece a se unir.

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse até formar uma bola. Abra a massa com um rolo e corte círculos com um cortador de biscoitos. Forre as forminhas de torta com a massa e faça furinhos com um garfo na base da massa. Leve ao forno por 10 minutos ou até que esteja levemente dourada.

Para o recheio, misture o leite condensado, o suco de limão, as raspas de limão e as gemas em uma tigela. Misture bem até obter um creme homogêneo.

Despeje o recheio sobre as tortinhas pré-assadas e leve ao forno novamente por mais 10 minutos ou até que o recheio esteja firme. Deixe esfriar completamente antes de servir. Se quiser, decore as tortinhas com raspas de limão e chantilly.

Dicas:

  • Se preferir, você pode utilizar forminhas de empada ou muffin para fazer as tortinhas.
  • Se não tiver um cortador de biscoitos, você pode usar um copo com a borda fina.
  • Para facilitar na hora de retirar as tortinhas da forma, você pode passar um pouco de manteiga na parte de baixo antes de colocar a massa.
  • Esta receita rende cerca de 10 tortinhas.

Bom apetite!

Receita completa de Bolo Mousse de Limão:

Ingredientes para o bolo:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para a mousse:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de limão

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda de 25cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo.

Para o bolo, em uma tigela, misture os ovos e o açúcar até obter um creme fofo. Adicione o óleo, o suco de limão e as raspas de limão e misture bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo peneirada e misture novamente. Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.

Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente.

Para a mousse, em uma tigela, misture o leite condensado, o creme de leite, o suco de limão e as raspas de limão até obter um creme homogêneo.

Corte o bolo em 3 camadas e coloque a primeira camada em um prato de servir. Espalhe uma camada generosa de mousse de limão sobre a primeira camada de bolo. Repita o processo até terminar as camadas de bolo e mousse.

Cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou até que a mousse esteja firme.

Decore o bolo com raspas de limão e sirva gelado.

Dicas:

  • Para facilitar o corte do bolo em camadas, use uma faca de pão serrilhada.
  • Certifique-se de que o bolo esteja completamente frio antes de cortar em camadas e adicionar a mousse.
  • Se quiser, adicione algumas gotas de corante alimentício verde na mousse para dar uma cor mais intensa.
  • Este bolo serve aproximadamente 10 porções.

Bom apetite!

Faça Também Bombom Trufado de Limão

Ingredientes

500 g de Chocolate Branco
100 g de manteiga sem sal
1 lata de Creme de Leite
meia xícara (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de rum
400 g de Chocolate Meio Amargo

Modo de Preparo

Em uma panela em banho-maria derreta o Chocolate Branco com a manteiga. Retire do banho-maria, junte o Creme de Leite e mexa bem até obter uma massa homogênea. Adicione o suco de limão e o rum, misture bem e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Despeje o Chocolate Meio Amargo, já temperado em forminhas próprias para bombons recheados e vire para escorrer o excesso. Raspe a superfície com uma espátula e espere secar (se necessário leve à geladeira por alguns minutos). Coloque o recheio e cubra com o Chocolate restante. Raspe a superfície com uma espátula, espere secar e desenforme. Sirva.

Bolo de Limão Siciliano

Ingredientes

Massa
1 pote de Iogurte Natural Integral
meia xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão-siciliano
Cobertura
3 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano
meia xícara (chá) de água
1 lata de Colher
1 xícara (chá) de frutas secas picadas (damasco, ameixa, nozes e pistache)

Modo de Preparo

Em uma panela em banho-maria derreta o Chocolate Branco com a manteiga. Retire do banho-maria, junte o Creme de Leite e mexa bem até obter uma massa homogênea. Adicione o suco de limão e o rum, misture bem e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Despeje o Chocolate Meio Amargo Garoto já temperado em forminhas próprias para bombons recheados e vire para escorrer o excesso. Raspe a superfície com uma espátula e espere secar (se necessário leve à geladeira por alguns minutos). Coloque o recheio e cubra com o Chocolate restante. Raspe a superfície com uma espátula, espere secar e desenforme. Sirva.Em um liquidificador, bata o Iogurte Natural com o óleo, o açúcar e os ovos até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente e junte a farinha de trigo peneirada, o fermento em pó e as raspas da casca de limão. Misture bem e coloque em uma forma redonda (26 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Desligue o forno e desenforme o bolo ainda morno. Reserve. Em um recipiente, misture o suco de limão com a água e regue a massa. Cubra o bolo com o Moça de Colher e coloque as frutas secas por cima. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

6 comentários em “Bolo de Limão com Recheio de Ganache”

Deixe um comentário