Como fazer um delicioso bolo de sorvete com coco e baba de moça: Receita passo a passo

BOLO DE SORVETE COM COCO E BABA DE MOÇA

Como fazer um delicioso bolo de sorvete com coco e baba de moça: Receita passo a passo,

O bolo de sorvete com coco e baba de moça é uma sobremesa tradicionalmente brasileira, conhecida por sua combinação de sabores tropicais e textura cremosa. Aqui estão algumas informações sobre a origem e a popularidade desta delícia:

Origem: Não há uma data precisa de quando o bolo de sorvete com coco e baba de moça foi criado, mas é uma sobremesa que se originou no Brasil. A baba de moça é um creme à base de gemas de ovos, leite de coco e açúcar, que é muito utilizada na culinária brasileira, especialmente em sobremesas. A combinação deste creme com sorvete e coco em um bolo é uma adaptação criativa e saborosa da culinária nacional.

Popularidade: Esta sobremesa é especialmente popular em regiões brasileiras onde o clima é mais quente, devido à sua refrescância e textura gelada. É comumente encontrada em padarias, confeitarias e em festas de aniversário, onde é apreciada por adultos e crianças. Embora seja mais frequentemente consumida no Brasil, a popularidade do bolo de sorvete com coco e baba de moça também se estende a outros países da América Latina e, em menor escala, a comunidades brasileiras ao redor do mundo.

Variações: Apesar de ser uma receita relativamente simples, há algumas variações que podem ser encontradas. Algumas pessoas adicionam pedaços de frutas tropicais, como abacaxi ou manga, para dar um toque extra de sabor. Outras podem adicionar uma camada de bolo de chocolate entre as camadas de sorvete e baba de moça, criando uma versão ainda mais indulgente.

Conclusão: O bolo de sorvete com coco e baba de moça é uma sobremesa deliciosa e refrescante, originária do Brasil e apreciada por sua combinação única de sabores e texturas. Sua popularidade se estende principalmente às regiões tropicais, onde é uma escolha favorita para eventos festivos e comemorações.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 1 ¾ xícara (chá) de leite
  • 100 ml de leite de coco
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela média e as claras para uma tigela de inox ou vidro refratário – elas serão aquecidas em banho-maria. 

Numa panela média, misture o leite condensado com o leite, e leve ao fogo médio para ferver, mexendo de vez em quando para não formar nata. 

Assim que o leite começar a ferver, abaixe o fogo e, de concha em concha, regue metade da mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo bem com um batedor de arame – esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem com o excesso de calor. Então, volte a mistura de leite com gemas para a panela, adicione o extrato de baunilha e cozinhe por mais 8 minutos, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um creme mais espesso. 

Junte o leite de coco ao creme e mexa por mais 2 minutos. Para verificar se está no ponto, cubra as costas de uma colher e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não pode escorrer.

Transfira o creme para uma tigela grande e espere amornar sobre uma travessa com gelo e água – a ideia desse banho-maria invertido é acelerar o resfriamento.

Enquanto o creme esfria, forre com filme uma forma retangular de 28 cm x 11 cm x 7 cm – é importante cobrir bem toda a fôrma, para ficar mais fácil de desenformar o bolo. 

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por 2 minutos –  cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e usando a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira as claras com açúcar para a batedeira e bata por 5 minutos até formar um merengue: comece em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Cuidado para não bater demais as claras, o ponto é de um merengue com pico mole, se ficar muito firme, fica mais difícil de misturar com o creme de gemas.

Retire o creme de gemas do banho-maria invertido. Adicione ⅓ do merengue ao creme e misture bem com o batedor de arame para incorporar. Acrescente o restante do merengue e misture delicadamente com uma espátula, em movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.

Com uma concha, transfira a base do sorvete para a forma e nivele a superfície com a espátula para deixar bem retinho – bata levemente a forma contra a bancada para o sorvete se acomodar melhor e ficar sem buracos depois que congelar. Cubra com filme e leve ao congelador por no mínimo 5 horas para firmar (se preferir prepare no dia anterior). 

PARA A BABA DE MOÇA

INGREDIENTES

  • 5 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • 100 ml de leite de coco

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela e reserve as claras para outra receita – elas podem ser armazenadas por até 2 dias na geladeira ou 1 mês no congelador.

Numa panela pequena coloque a água, o açúcar e misture delicadamente com a ponta do dedo até dissolver assim o açúcar não espirra na lateral da panela e a calda não queima.

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante a colher delicadamente, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e espere amornar por 5 minutos.

Misture o leite de coco à calda. Sobre a panela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira – essa película pode deixar a baba de moça com aroma forte de ovo.

Volte a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone, por cerca de 7 minutos ou até engrossar – a baba de moça engrossa ao esfriar, o creme deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo da panela, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente para resfriar e volte ao fogo. Repita quantas vezes for necessário para evitar a formação de grumos.

Transfira a baba de moça para uma tigela e cubra com filme, em contato com o creme – isto evita a formação de uma película no doce. Leve à geladeira para esfriar por, no mínimo, 2 horas (se preferir, prepare no dia anterior).

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de nozes tostadas e picadas grosseiramente

MODO DE PREPARO

Retire a fôrma do congelador 10 minutos antes de servir para que o sorvete desenforme mais fácil (se preferir, passe um pano com água morna na parte inferior da fôrma). Delicadamente, puxe as laterais do filme plástico para soltar o bolo de sorvete. Cubra a fôrma com uma travessa retangular, vire de uma só vez para desenformar e retire o filme.  Regue o sorvete com a baba de moça e polvilhe com as nozes picadas. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

9 comentários em “Como fazer um delicioso bolo de sorvete com coco e baba de moça: Receita passo a passo”

Deixe um comentário