Como fazer um Bolo em Camadas de Chocolate para impressionar: Receita de Sucesso

BOLO EM CAMADAS DE CHOCOLATE

Como fazer um Bolo em Camadas de Chocolate para impressionar: Receita de Sucesso, é uma expressão comum que descreve a intenção de criar um bolo de chocolate em camadas que seja visualmente impressionante e também delicioso. Este tipo de bolo é frequentemente preparado para ocasiões especiais, como festas de aniversário, celebrações e eventos comemorativos.

A origem exata do bolo em camadas de chocolate não é claramente definida, já que bolos de chocolate em camadas têm sido uma parte da cultura culinária por muitos anos. No entanto, a popularidade desse tipo de bolo cresceu significativamente ao longo do tempo, com muitas variações e adaptações surgindo em diferentes partes do mundo.

Este tipo de bolo é popular em muitos lugares, especialmente em países onde a cultura de sobremesas é valorizada. Países como os Estados Unidos, o Reino Unido, Canadá, Brasil, França e muitos outros têm suas próprias versões e variações de bolo em camadas de chocolate. Em grandes centros urbanos e regiões onde há uma forte cena de confeitaria, é mais comum encontrar uma variedade de bolos em camadas, incluindo os de chocolate, em padarias, confeitarias e restaurantes.

Além disso, com a disseminação da culinária internacional e o acesso à informação através da internet, receitas e tutoriais sobre como fazer bolos em camadas de chocolate estão amplamente disponíveis online, o que contribui para sua popularidade e disseminação em diversos países ao redor do mundo.

PARA O RECHEIO E COBERTURA (GANACHE DE CHOCOLATE)

INGREDIENTES

  • 600 g de chocolate meio amargo
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela. 

Adicione o creme de leite fresco ao chocolate e misture até obter um creme homogêneo. Deixe a ganache esfriar completamente, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora antes de levar para a geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar o bolo. Assim que a ganache esfriar cubra com filme e leve para a geladeira por cerca de 40 minutos, até firmar e atingir a consistência ideal para rechear e cobrir o bolo.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).  Unte duas fôrmas redondas de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento sobre uma tigela. Misture e reserve.  Peneire o açúcar sobre uma tigela. Reserve. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na tigela grande da batedeira. Sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar aos poucos. Diminua a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos. 

Desligue a batedeira e incorpore a farinha, o chocolate e o fermento peneirados à massa, misturando com uma espátula ou colher de pau. Em seguida, distribua a massa nas duas fôrmas. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto.  Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar. Com cuidado, passe uma faca de ponta redonda na lateral do bolo e desenforme sobre um prato.

PARA A MONTAGEM

MODO DE PREPARO

Com uma faca de serra, corte cada bolo ao meio. Com uma colher (ou pincel) umedeça as duas camadas de bolo com um pouco de leite. Com uma colher, espalhe ⅓ do recheio, cubra com a segunda camada de bolo e pressione delicadamente para firmar. Para decorar: espalhe primeiro uma camada fina de ganache em todo o bolo e nivele bem com uma espátula de confeitar. Cubra o bolo com o restante da ganache, por cima vale colocar colheradas para ficar rústico, ou finalizar com raspas de chocolate ao leite.

CORTE DE BOLO COM FIO

Cortar o bolo em camadas requer alguma prática ou um pedaço de linha! Corte um pedaço de linha um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma ponta em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze puxando vagarosamente até cortar uma camada.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TORTA FÁCIL DE CHOCOLATE

COMO FAZER TORTA FÁCIL DE CHOCOLATE

Atenção: você está prestes a preparar a torta de chocolate mais fácil do mundo. É só amassar, rechear e geladeira nela! Além de prática, ela também faz bonito na apresentação e na combinação de sabores (farinha de mandioca, castanha-de-caju e muito, muito chocolate). Um espetáculo!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada fina
  • ⅓ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal (cerca de 50 g)
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

No processador de alimentos, coloque a farinha de mandioca, as castanhas, o açúcar e o sal. Bata por cerca de 1 minuto até formar uma farinha fina. Corte a manteiga em pedaços, transfira para uma frigideira média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula — além de derreter mais rápido e de maneira uniforme, a manteiga cortada não corre o risco de queimar.

Assim que a manteiga derreter, desligue o fogo e adicione a farinha batida. Misture bem com a espátula até ficar com a textura de areia molhada essa é a massa da torta. Transfira toda a massa para uma fôrma canelada com fundo removível de 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Reserve um pouco de massa para cobrir as laterais e, com uma colher, espalhe o restante por todo o fundo da fôrma.

Com a base de uma xícara medidora redonda (ou de um copo liso), pressione a massa com firmeza contra o fundo e laterais da fôrma para formar uma base compacta, lisa e uniforme com cerca de 0,5 cm de espessura isso garante que a massa fique firme e não quebre ao desenformar depois de fria. Com as pontas dos dedos, pressione a massa reservada na lateral da fôrma e nivele a superfície da borda — ela deve ficar com cerca de 3 cm de altura. Leve a fôrma para a massa firmar na geladeira por 30 minutos antes de preencher com o recheio. Enquanto isso, prepare os nibs açucarados e separe os ingredientes da ganache.

OBS: você pode bater os ingredientes da massa no liquidificador, utilizando o modo pulsar e misturando os ingredientes com uma colher entre cada etapa para bater de maneira uniforme.

PARA OS NIBS AÇUCARADOS

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ colher (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture os nibs com o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone até começar a ferver. Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 5 minutos, até a calda açucarar e os nibs ficarem sequinhos, cobertos por uma camada de açúcar. Transfira para um prato e deixe esfriar completamente antes de usar ou armazenar.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de chocolate 55% cacau em callets (340 g)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada

MODO DE PREPARO

Coloque o chocolate numa tigela grande (caso não esteja utilizando chocolate em callets (ou gotas), pique a barra em pedaços pequenos). Se sua manteiga estiver gelada, leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos até atingir a consistência de pomada — atenção: ela não deve derreter, apenas ficar macia.

Numa panela pequena, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio apenas para aquecer, mexendo de vez em quando com uma espátula para não formar nata. Atenção: se o creme de leite ferver, a ganache pode ficar com aspecto talhado, já que as gorduras, tanto do chocolate como do creme, podem se separar.

Quando começarem a surgir as primeiras bolhas, regue o creme de leite quente sobre o chocolate e não mexa por 2 minutos assim o chocolate aquece por igual. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até o chocolate derreter completamente. Acrescente a manteiga e misture novamente para a ganache ficar brilhante.

Com cuidado, despeje a ganache sobre a massa de torta fria. Com as costas de uma colher (ou espátula de confeiteiro) nivele a superfície para deixar a torta bem retinha. Decore com um pouco de nibs açucarados e volte a fôrma para a geladeira por pelo menos mais 1 hora, ou até a ganache firmar.  Na hora de servir: retire a torta da geladeira e, com cuidado, desencaixe o fundo da lateral da fôrma. Com a ponta de uma faquinha, descole a base da torta e transfira para um prato. Sirva com creme batido e o restante dos nibs açucarados.

DICA IMPORTANTE

Você pode preparar a torta de chocolate com antecedência e deixar na geladeira por até 2 dias. Para o recheio ficar com a consistência bem cremosa, retire a torta da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como fazer um Bolo em Camadas de Chocolate para impressionar: Receita de Sucesso”

Deixe um comentário