BRIGADEIRO DE COLHER COM CHOCOLATE AMARGO

BRIGADEIRO DE COLHER COM CHOCOLATE AMARGO

BRIGADEIRO DE COLHER COM CHOCOLATE AMARGO, Pintou um jantar inesperado e você precisa de uma sobremesa legal? Achou. Com jeitão bem despojado, este brigadeiro de colher não tem nada de simples. O chocolate amargo equilibra o doce, e os nibs de cacau criam uma camada de crocância.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 50 g de chocolate amargo 70% cacau
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena junte a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pedaços. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone até o chocolate e a manteiga derreterem.

Mantenha a panela em fogo médio e troque a espátula pelo batedor de arame – ele ajuda a deixar o brigadeiro mais cremoso. Continue mexendo, até começar a soltar do fundo da panela – no total, o brigadeiro leva cerca de 8 minutos para ficar pronto.

 Transfira o brigadeiro ainda quente para uma tábua e espalhe com a espátula — se preferir, sirva o brigadeiro numa tigela ou num prato fundo. Deixe amornar e sirva polvilhado com nibs de cacau.

ATENÇÃO PARA A TÁBUA

O brigadeiro servido na tábua ganha ares de sobremesa elaborada e faz bonito à mesa, mas atenção: utilize uma tábua de servir ou que seja reservada apenas para cortar doces e frutas. Assim você garante que o brigadeiro não fique com gosto de cebola nem de alho.

NO COOKTOP

Caso esteja utilizando um cooktop por indução, selecione a potência 12 para preparar o brigadeiro.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO DE CENOURA

A lógica é a mesma do bolo de cenoura: pode parecer que cenoura não combina com doce. Até você experimentar e perceber que eles foram feitos um para o outro.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 cenoura
  • 1 colheres (sopa) de manteiga
  • manteiga para untar as mãos
  • açúcar cristal para confeitar

MODO DE PREPARO

Lave e descasque a cenoura. Corte e descarte a ponta superior. Pique a cenoura grosseiramente e transfira para o liquidificador. Junte o leite condensado e bata até formar um creme bem liso. 

Transfira o creme para uma panela, junte a manteiga e leve ao fogo baixo. Sem parar de mexer, cozinhe por cerca de 20 minutos, até que o ponto em que brigadeiro solte do fundo da panela – para verificar, levante a panela e incline ligeiramente: se o brigadeiro ainda formar uma camada grossa no fundo, cozinhe mais um pouco. 

Desligue o fogo e transfira a massa para um prato fundo. Deixe esfriar bem, até chegar à temperatura ambiente. Espalhe o açúcar cristal no prato raso. 

Para fazer o formato de cenoura, unte as mãos com a manteiga, faça uma bolinha, aperte e modele uma das extremidades, formando um cone. Passe o brigadeiro em açúcar cristal para confeitar e transfira para uma tábua. 

Com a ponta de uma faca, faça marcas horizontais, simulando os sulcos de uma cenoura. Se quiser, espete palitinhos. Você também pode decorar dando lacinhos verde com fita de cetim ou lã. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO ESPECIAL

Essa receita de brigadeiro é diferente. O chocolate amargo equilibra a doçura do leite condensado – e se você usar a dica do batedor de arame, no final da receita, vai ter um docinho mais cremoso. Para finalizar, invista em um granulado de boa qualidade, isso faz toda a diferença.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de granulado

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga.

Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da sua panela.

Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar – raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria).

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o granulado e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.

Unte as mãos com um pouco de água – assim o granulado gruda melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com granulado. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.

Passe os brigadeiros pelo granulado para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa no granulado. Sirva a seguir.

DICA PARA DEIXAR O BRIGADEIRO MAIS CREMOSO

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.

NÃO DEIXE DE FAZER BEIJINHO DE COLHER

Nessa versão cremosa, o beijinho fica perfeito para ser comido de colher. Já pensou uma colherada de beijinho no bolo gelado de coco? Se quiser mais uma camada de sabor, substitua o leite por leite de coco.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ½ xícara (chá) de coco seco ralado (40 g)
  • ⅓ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Coloque o leite condensado, o leite e a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula de silicone até a manteiga derreter.

Acrescente o coco ralado e continue mexendo por cerca de 12 minutos, até o doce engrossar, para comer de colher – mexa raspando bem os fundos e lateral da panela com a espátula para não queimar. Atenção para o ponto: o beijinho endurece mais depois de frio, ele deve sair da panela ainda bem cremoso. Para verificar, levante uma porção do beijinho com a espátula e deixe pingar sobre o doce da panela, ele não deve afundar.

Transfira o beijinho para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente até a hora de servir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

16 comentários em “BRIGADEIRO DE COLHER COM CHOCOLATE AMARGO”

Deixe um comentário