CAMARÃO CROCANTE COM FLOCOS DE ARROZ

CAMARÃO CROCANTE COM FLOCOS DE ARROZ

CAMARÃO CROCANTE COM FLOCOS DE ARROZ, Um camarão empanado infinitamente mais crocante que a média dos camarões fritos, graças aos flocos de arroz. O toque de mestre é da chef Telma Shiraishi, que criou esta receita para deixar a tradicional marmita japonesa, o bentô, ainda mais especial. Ele é fácil de fazer, mas tem um truque que você não pode pular: deixe os crustáceos já empanados descansando por dez minutos antes de fritar. Assim, a clara seca e os flocos de arroz não saem pulando por aí.

INGREDIENTES

  • 1 kg de camarão-rosa médio (cerca de 20 unidades)
  • 2 claras
  • ¾ de xícara (chá) de amido de milho
  • 2 xícara (chá) de flocos de arroz
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • gomos de limão-siciliano a gosto para servir
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Limpe o camarão e retire a cabeça, a casca e as tripas deixe o último segmento da casca com o rabinho para a apresentação ficar mais bonita.

Num prato fundo, coloque as claras e bata levemente com um garfo para que fiquem mais fluidas. Em outros dois pratos, coloque separadamente o amido de milho e os flocos de arroz. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto.

Para empanar: passe o camarão pelo amido de milho e bata bem para tirar o excesso; em seguida, mergulhe na clara e deixe escorrer o excesso; por último, passe pelos flocos de arroz, pressionando delicadamente com as mãos para cobrir toda a superfície. Coloque os camarões empanados numa travessa e deixe descansar por 10 minutos antes de fritar — isso faz com que a clara seque e os flocos de arroz fiquem mais grudados nos camarões.

Leve uma panela com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. 

Com cuidado, segurando o camarão pelo rabinho, mergulhe de 3 a 4 unidades no óleo quente e deixe fritar por alguns minutos, até que estejam crocantes e levemente dourados. Com a escumadeira, transfira os camarões para a travessa forrada com papel-toalha e repita a operação com o restante. Sirva a seguir com gomos de limão para espremer a gosto.

PODE TROCAR

Se você não encontrar flocos de arroz, pode preparar o empanado com farinha de rosca caseira.

FAÇA TAMBÉM COQUETEL DE CAMARÃO

O clássico coquetel de camarão em versão revisitada ganha o sabor da maionese caseira e a cor dos camarões grelhados.

PARA O MOLHO ROSÉ

INGREDIENTES

  • 4 gemas
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
  • 2 xícaras (chá) de óleo
  • 4 colheres (sopa) de ketchup
  • 2 colheres (chá) de molho inglês
  • 2 colheres (chá) de conhaque
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque as gemas, o vinagre e a mostarda numa tigela funda. Sob ela, coloque um pano úmido para que a tigela não fique sambando enquanto você bate a mistura. Atenção: lembre-se de que os ingredientes devem estar em temperatura ambiente para o molho não desandar.

Com um batedor de arame, mexa vigorosamente a mistura até que fique pálida. Sem parar de bater, vá acrescentando o óleo em fio, até que vire um creme espesso. Fica ainda mais fácil se outra pessoa for regando o óleo lentamente enquanto você bate a emulsão vigorosamente.

Quando a maionese estiver bem firme, junte o ketchup, o molho inglês e o conhaque e misture bem. Verifique o sabor, algumas mostardas são tão salgadas que dispensam o uso do sal. Mas se quiser, tempere com uma pitada. Transfira para uma tigela e leve à geladeira.

PARA O CAMARÃO

INGREDIENTES

  • 8 camarões grandes, descascados, limpos e com cauda
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Tempere os camarões com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao fogo médio com azeite para aquecer. Coloque os camarões em etapas, deixando espaço entre eles (não encha demais a frigideira para não soltar água). Deixe dourar por cerca de dois minutos de cada lado. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio para que não esfriem. Coloque o molho rosé em tacinhas individuais e apoie 2 camarões na borda de cada taça. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM POLVO AO VINAGRETE

Técnica fácil para cozinhar o polvo – e evitar a frustração da carne borrachuda. Se der, prepare de véspera. Quanto mais tempo o preparo fica apurando os sabores na geladeira, mais gostoso ele fica.

INGREDIENTES

  • 1 polvo limpo (cerca de 1 kg)
  • 1 cebola-roxa
  • 3 cebolas
  • 2 tomates
  • 3 folhas de louro
  • 5 ramos de salsinha
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • 7 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a cebola roxa em cubos pequenos (de 0,5 cm). Transfira para uma tigela pequena, regue com 3 colheres (sopa) de vinagre, junte cubos de gelo e cubra com água. Deixe descansar enquanto prepara o polvo e os outros ingredientes – quanto mais tempo de molho, menos ardida fica a cebola.

Descasque e fatie 3 cebolas em meias-luas grossas. Cubra todo o fundo da panela de pressão, formando uma cama para o polvo – além de dar sabor e umidade ao preparo, as cebolas evitam que o polvo grude no fundo da panela e queime. Coloque o polvo sobre as cebolas e junte as folhas de louro.

Tampe a panela e leve ao fogo alto. Atenção: não precisa colocar água. O polvo e as cebolas vão liberar seus líquidos e é nessa água que o polvo vai cozinhar. Assim que a panela começar a liberar vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Atenção à válvula da pressão: como a receita não leva nenhum líquido, a panela demora para começar a apitar, não se preocupe, é assim mesmo, por isso o tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que o vapor começar a sair pela válvula.

Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente antes de abrir a panela, isso leva cerca de 10 minutos. Abra com cuidado e, com a ponta de uma faca de legumes espete a parte mais grossa do tentáculo do polvo para verificar se a carne está macia. Do contrário, feche a tampa e deixe cozinhar por mais 2 minutos, antes mesmo de pegar a pressão – cuidado, se o polvo passar do ponto, fica borrachudo.

Com uma escumadeira transfira o polvo para o escorredor e deixe amornar. Guarde a água que sobrou na panela para preparar um arroz ou risoto (ela fica muito saborosa).

Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos de 0,5 cm. Lave, seque e pique fino a salsinha. Escorra a água das cebolas. Transfira os legumes e a salsinha picados para uma tigela média.

Corte e descarte a cabeça do polvo. Corte os tentáculos em fatias de 1 cm – nem precisa tirar a pele. Atenção: retire e descarte a membrana que conecta os tentáculos à base do polvo (onde fica a boca) – ela é mais firme e gelatinosa. A carne ao redor da boca do polvo é mais firme, pique em pedaços menores.  

Junte o polvo aos legumes picados. Regue com o azeite, 4 colheres (sopa) de vinagre e misture delicadamente. Tempere com as raspas de limão, sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de servir – assim o vinagrete fica bem fresquinho e temperado, quanto mais tempo na geladeira apurando os sabores, mais gostoso fica.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

27 comentários em “CAMARÃO CROCANTE COM FLOCOS DE ARROZ”

Deixe um comentário