Como Fazer Carne de Panela com Milho e Abóbora: Uma Combinação Perfeita de Sabores e Texturas

CARNE DE PANELA COM MILHO E ABÓBORA

A “Carne de Panela com Milho e Abóbora” é uma receita tradicional da culinária brasileira, conhecida por sua combinação de sabores e ingredientes típicos.

Origem: A origem exata dessa receita não é clara, mas ela faz parte da tradição culinária brasileira há muitas gerações. Sua popularidade pode ser atribuída à simplicidade dos ingredientes e à facilidade de preparo, além do fato de utilizar produtos comuns na agricultura brasileira, como a carne bovina, o milho e a abóbora.

Ingredientes e Preparo: Esta receita geralmente envolve carne bovina cozida lentamente em uma panela com diversos temperos e acompanhada de milho e abóbora cortados em pedaços. Os ingredientes podem variar dependendo da região e da preferência pessoal, mas geralmente incluem carne (como patinho, músculo ou acém), milho verde, abóbora, cebola, alho, tomate, pimentão, louro, sal, pimenta e outros temperos a gosto. A carne é cozida até ficar macia e suculenta, e os legumes absorvem os sabores do caldo, resultando em um prato reconfortante e saboroso.

Popularidade no Brasil: A “Carne de Panela com Milho e Abóbora” é especialmente popular em algumas regiões do Brasil, onde os ingredientes utilizados são facilmente encontrados e fazem parte da dieta local. Entre os lugares onde essa receita é mais apreciada estão:

  1. Região Sudeste: Estados como São Paulo e Minas Gerais têm uma forte tradição na preparação de pratos à base de carne e legumes. Aqui, a carne de panela com milho e abóbora é bastante apreciada, especialmente em cidades do interior.
  2. Região Nordeste: Em estados como Bahia, Pernambuco e Ceará, onde a abóbora é um ingrediente comum na culinária local, a receita também é bastante popular. A influência da cozinha nordestina, com suas técnicas de cozimento lento e uso de temperos regionais, contribui para a popularidade desse prato.
  3. Região Sul: No sul do Brasil, onde a carne bovina é um dos principais produtos da pecuária, a carne de panela com milho e abóbora é apreciada tanto nas áreas rurais quanto nas cidades. A tradição gaúcha de preparar churrascos e pratos de carne também se estende a essa receita.

Em resumo, a “Carne de Panela com Milho e Abóbora” é uma receita versátil e popular em várias regiões do Brasil, apreciada por sua simplicidade, sabor e capacidade de alimentar uma família com ingredientes nutritivos e reconfortantes.

Receita completa:

Como Fazer Carne de Panela com Cenoura

INGREDIENTES

  • 1 kg de miolo de acém
  • 3 espigas de milho-verde
  • 300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos de 3 cm
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 2 colheres (sopa) de cachaça
  • 2 xícara (chá) de água quente
  • azeite a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres (chá) de coentro em pó
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (chá) de colorau
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de coentro para servir

LEIA TAMBEM:

MODO DE PREPARO

Corte o miolo de acém em cubos de cerca de 4 cm. Transfira os pedaços para uma tigela, tempere com o coentro em pó, o cominho, o colorau, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos, envolvendo todos os pedaços da carne e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.

Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Com uma faca de pão, corte cada espiga em fatias de cerca de 3 cm – vá serrando e girando a espiga para cortar.

Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes, e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Espalhe um pouco de azeite nos cubos de carne – assim elas douram melhor. Quando a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne em etapas – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Doure bem os cubos por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando.

Transfira os cubos dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva. Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos até murchar. Junte o alho, os louros, a pimenta e mexa por um minuto para perfumar.

Regue a panela com a cachaça e raspe bem o fundo com uma espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Acrescente a água quente, volte a carne para a panela, junte as fatias de milho e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 25 minutos.

Após os 25 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a panela, adicione os pedaços de abóbora e misture delicadamente. Tampe novamente e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte 1 minuto. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto.

Informações nutricionais:

CARNE DE PANELA COM MILHO E ABÓBORA

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e do método de preparo da receita de Carne de Panela com Milho e Abóbora. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas deste prato, com base nos ingredientes comuns e em média. Por favor, tenha em mente que esses valores são aproximados e podem variar:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 15-20 gramas
  • Gordura: Em torno de 5-10 gramas, dependendo do corte da carne e da quantidade de gordura utilizada no preparo
  • Carboidratos: Cerca de 10-15 gramas
  • Fibras: Em média, 1-3 gramas
  • Açúcares: Quantidade mínima, geralmente proveniente dos vegetais como a abóbora e o milho
  • Vitaminas e minerais: A carne fornecerá uma boa quantidade de ferro, zinco e vitaminas do complexo B. A abóbora contribuirá com vitamina A, vitamina C, potássio e outros nutrientes. O milho pode fornecer fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais.

Essas informações são apenas uma estimativa e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação da receita. Se você estiver buscando informações nutricionais mais precisas, recomendo utilizar um aplicativo ou site de contagem de calorias e nutrientes, ou consultar um nutricionista.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

20 comentários em “Como Fazer Carne de Panela com Milho e Abóbora: Uma Combinação Perfeita de Sabores e Texturas”

Deixe um comentário