Como Fazer Carne-Seca Acebolada com Manteiga de Garrafa: Um Sabor Autêntico do Nordeste

CARNE-SECA ACEBOLADA COM MANTEIGA DE GARRAFA

Carne-seca acebolada com manteiga de garrafa, Comida bem brasileira, versátil e cheia de personalidade. Com vinagrete de feijão-fradinho e quibebe, a refeição está resolvida. Mas vai bem também com purê de banana, com arroz e feijão, com farofa…

INGREDIENTES

  • 1 kg de carne-seca
  • 2 cebolas
  • ⅓ de xícara (chá) de manteiga de garrafa
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a carne-seca em pedaços de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar e desfiar a carne depois de cozida. Lave bem sob água corrente para tirar o excesso de sal. Em uma tigela, cubra a carne seca com água fria e deixe na geladeira durante, no mínimo, 12 horas troque a água da carne-seca pelo menos 3 vezes durante a dessalga.

Escorra e lave novamente os pedaços de carne sob água corrente. Transfira a carne-seca para a panela de pressão e preencha com água até cobrir os pedaços – cuidado para não exceder o limite de ⅔ do volume (observe a marcação que fica em geral na parte interior da panela). Tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira (ou pinça), transfira a carne cozida para uma travessa. Desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos, descartando eventuais pedacinhos de gordura ou cartilagem (se preferir, bata em velocidade baixa, na batedeira, até desfiar).

Descasque e fatie as cebolas em meias-luas de 1 cm. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga de garrafa, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos, até murchar. Acrescente a carne-seca desfiada e mexa por 5 minutos, prove e, se necessário, tempere com sal. Sirva a seguir, com vinagrete de feijão-fradinho e quibebe.

Informações nutricionais:

CARNE-SECA ACEBOLADA COM MANTEIGA DE GARRAFA

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CARNE-SECA ACEBOLADA

Carne Acebolada com Mandioca Crocante


As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Carne-Seca Acebolada com Manteiga de Garrafa podem variar dependendo dos ingredientes utilizados e da forma de preparo específica. No entanto, aqui está uma estimativa geral baseada em ingredientes típicos:

  • Calorias: Aproximadamente 250 kcal
  • Proteínas: Cerca de 25-30 gramas
  • Gorduras totais: Em torno de 15-20 gramas
    • Gorduras saturadas: Varia dependendo da quantidade de manteiga de garrafa utilizada, mas pode ser significativa devido à presença da manteiga.
  • Carboidratos: Baixo teor de carboidratos, aproximadamente 2-5 gramas
  • Fibras: 0 gramas (se não forem adicionados ingredientes ricos em fibras)
  • Açúcares: Baixo teor de açúcares, geralmente menos de 1 grama

É importante notar que essas são apenas estimativas e que os valores nutricionais exatos podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação da receita. Recomenda-se verificar os rótulos dos produtos e fazer cálculos precisos para obter informações nutricionais mais precisas.

Receita imbatível. É uma ótima pedida, seja para uma refeição do dia a dia ou como petisco, acompanhado daquela cervejinha gelada, no final de semana.

INGREDIENTES

  • 500 g de carne-seca
  • 1 cebola grande
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – este tamanho é ideal para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave bem em água corrente. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 24 horas.

Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela).

Despreze a água do cozimento e repita novamente o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por 20 minutos. Depois que toda a pressão da panela sair, abra e verifique. Se a carne não estiver macia deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire os cubos de carne da panela, transfira para uma travessa e desfie com dois garfos (se preferir, coloque os pedaços numa batedeira e bata em velocidade baixa até desfiar). Descarte a gordura.

Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente, junte 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola por 2 minutos ou até começar a dourar. Adicione o azeite restante, junte a carne-seca e mexa com uma espátula, por 3 minutos, apenas para aquecer. Desligue o fogo, prove e, se necessário, tempere com sal a gosto. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM:

TROUXINHA DE ALFACE E CARNE-SECA ACEBOLADA

Olha que ideia boa: a combinação de alface com carne-seca acebolada é deliciosa, leve e ótima para petiscar.

PARA A CARNE-SECA ACEBOLADA

INGREDIENTES

  • 500 g de carne-seca
  • 1 cebola grande
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – este tamanho é ideal para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também para desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave bem em água corrente. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 24 horas. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com cuidado, usando um garfo – mas saiba que isso pode diminuir o tempo de vida da panela).

Despreze a água do cozimento e repita novamente o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por 20 minutos. Depois que toda a pressão da panela sair abra e verifique. Se a carne não estiver macia deixe cozinhar por mais 5 minutos – dependendo do corte, algumas carnes podem ser mais duras. Retire os cubos de carne da panela, transfira para uma travessa e desfie com dois garfos (se preferir, coloque os pedaços numa batedeira e bata em velocidade baixa até desfiar). Descarte a gordura.

Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente, adicione 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e refogue até dourar, por cerca de 2 minutos. Adicione o azeite restante, junte a carne-seca e mexa com uma espátula apenas para aquecer, por 3 minutos. Desligue o fogo, prove e, se necessário, tempere com sal a gosto. Transfira a carne para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente – assim as folhas não murcham na hora de servir. Enquanto isso prepare a alface para a montagem.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 maços de alface-romana mini
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 3 talos de cebolinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Desprenda as folhas de cada maço e lave, uma a uma, em água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água e junte o vinagre. Misture e deixe de molho por 10 minutos. Lave, seque e fatie fino a parte verde da cebolinha. Retire as folhas, ao invés de escorrer a água – desse modo, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela e não grudam novamente nas folhas. Passe para uma centrífuga de saladas e seque bem (ou deixe num escorredor por alguns minutos).

Prepare a trouxinha: na palma de uma das mãos, empilhe 3 folhas de alface para formar uma caminha; preencha o centro com cerca de 2 colheres (sopa) da carne-seca acebolada e transfira para um prato. Repita com toda a alface.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

4 comentários em “Como Fazer Carne-Seca Acebolada com Manteiga de Garrafa: Um Sabor Autêntico do Nordeste”

Deixe um comentário