Como a Alta do Dolár Influencia Na Sua Vida

Como a Alta do Dolár Influencia Na Sua Vida

Como a Alta do Dolár Influencia Na Sua Vida, esswe é um assunto que muitos nao gostam de tratar por ser um assunto complexo, mais hoje iremos trazer para voce a maneira correta de voce entender como a cotaçao da moeda americana interfere em sua vida.

Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando você lê a palavra “economia”? gráficos? número? análise complexa? Negociação de ações? custo? Quanto você economizou este mês comprando em supermercados mais baratos? Tudo faz parte da economia, mas não é só isso. A economia é feita todos os dias: no pagamento da conta de luz; no consumo de salsichas e ovos em vez da carne cada vez mais cara; na pesquisa do preço do litro de gasolina antes de abastecer; na indignação com os preços altíssimos dos alimentos nos supermercados; nas empresas selecionadas ao enviar currículos . Ou seja, a economia existe no nosso dia a dia, nas escolhas e não escolhas que fazemos todos os dias.

Entendendo a Economia

Com isso em mente, proponho oferecer a você uma maneira menos chata, mais simples e mais crítica de entender a economia e a sociedade capitalista em que vivemos atualmente. Às vezes é necessário olhar para trás na história, mas prometo fazê-lo de forma objetiva e trazer nossa visão, a visão dos povos que vivem no Sul global e dos povos da América Latina.
Recentemente, muito se tem falado sobre a valorização do dólar. As pessoas costumam ouvir: “a valorização do dólar”, “a desvalorização do real”, “a valorização do dólar leva à inflação”. A partir desses comentários, faço a seguinte pergunta: Como a alta do dólar realmente afeta nossas vidas? Bem, antes de responder diretamente a esta pergunta, vamos dar uma olhada em como a moeda dos EUA é usada no mundo.

Como Era no Passado

O dólar americano nem sempre foi a moeda hegemônica do mundo. No século 19, o mundo usava o ouro como moeda padrão porque era um mineral abundante na Europa. Aqui cabe perguntar: como surgiu esse ouro? Por que é abundante na Europa se não há minas lá? Bem, minerais (ouro, prata, etc.) foram retirados de nossas terras, desde a exploração e guerras sangrentas até a escravização de pessoas que já viviam na América e, claro, pessoas da África. Os países subdesenvolvidos que eram (e ainda são) exportadores de matérias-primas não veem vantagem no sistema.
O período das duas guerras mundiais à Grande Depressão em 1929 foi o período em que a Grã-Bretanha perdeu sua hegemonia.No final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos emitiram freneticamente empréstimos em dólares e se tornaram o maior país credor do mundo.

Como o Dólar se Tornou a Moeda mais Importante do Mundo

Desta forma, o dólar americano tornou-se gradualmente a moeda padrão no mundo e é usado para negociações entre países. Dessa forma, quando o dólar se valoriza, tem um efeito profundo sobre o real, que é considerada uma moeda fraca, ou seja, pouco utilizada em transações internacionais.
Bom, sabemos que o Brasil exporta (vende) e importa (compra) diferentes mercadorias, e sabemos que o valor é pago em dólares, então quanto mais caro o dólar, mais cara a importação. Quais são os produtos importados do Brasil? Os principais produtos são óleo combustível de petróleo, fertilizantes químicos e fertilizantes. Importa óleo combustível de petróleo (gasolina e diesel) porque as refinarias daqui não são suficientemente qualificadas e o governo não tem interesse em investir no desenvolvimento dessas refinarias.

Devido à alta do dólar, o preço de compra desse produto fica mais alto. Então esse aumento é repassado para o consumidor final, e por esse e outros motivos, temos um reajuste sequencial do preço da gasolina. Além disso, a principal estrutura de transporte em escala continental em nosso país são as estradas, portanto mercadorias como alimentos e mercadorias diversas são transportadas com gasolina, e a gasolina fica mais cara. Aqui, novamente, os aumentos de preços são repassados ​​aos compradores.
É claro que a inflação (alta de preços) tem origens diversas, e pretendo aprofundar esse tema mais adiante, mas o objetivo aqui é usar o exemplo da gasolina para ilustrar como a alta do dólar pode afetar nosso dia a dia. Um dólar mais forte também afeta o consumo de outros bens e serviços, como menos viagens internacionais e menos compras de produtos importados.

Como Influencia nos Preços dos Produtos

E em referência às exportações, podemos compreender o aumento do preço da carne também como consequência da alta do dólar (há outros motivos também, como descrito acima). Como isso ocorre? Se lá fora a carne exportada pelo Brasil é vendida mais cara, por causa do dólar alto em relação ao real, os produtores internos vão também aumentar os preços, para não se sentirem em desvantagem. Assim, o consumidor brasileiro, que teve um reajuste ínfimo em seu salário, terá que fazer escolhas mais baratas para substituir essa proteína cujo preço tem subido cada vez mais desde 2020.

10 dicas Para Usar Seu Cartão de Forma Correta
E para conseguir o cartão, basta acessar aqui

Deixe um comentário