COMO FAZER A DELICIOSA CUCA DE BANANA

COMO FAZER A DELICIOSA CUCA DE BANANA

COMO FAZER A DELICIOSA CUCA DE BANANA, Cuca não é bem um bolo, nem bem uma torta. É toda única. E é sucesso de público e crítica. Seria a maior contribuição gaúcha ao menu do café da tarde? A massa macia, a camada de banana bem úmida e a farofa de canela crocante formam um verdadeiro trio maravilha.

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

  • 6 bananas-nanicas maduras
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga gelada
  • 1 colher (chá) de canela em pó

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar e a canela. Corte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Descasque e fatie a banana em rodelas de 1 cm. Reserve.

PARA A MASSA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente (cerca de 3 colheres (sopa))
  • ¾ de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

MODO DE PREPARO

Unte com manteiga uma assadeira retangular de 32 cm X 22 cm. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, leve ao micro-ondas para rodar por 15 segundos para ficar no ponto pomada. Comece batendo na velocidade baixa e aumente gradualmente – assim evita que o açúcar espirre para fora da batedeira. Bata por 2 minutos até formar uma farofa úmida.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à mistura de manteiga com açúcar, batendo a cada adição para incorporar. Bata por mais 2 minutos até formar um creme claro – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula.

Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha em 3 etapas, intercalando com o leite – termine com a farinha para evitar que a massa fique com aspecto talhado. Bata a cada adição apenas para incorporar os ingredientes – novamente, caso precise, pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula durante o processo.

Desencaixe a tigela da batedeira, acrescente o fermento e misture delicadamente com a espátula. Transfira a massa para a assadeira e nivele bem. Distribua as rodelas de banana sobre a massa, uma ao lado da outra sem sobrepor.

Para cobrir, amasse pequenas quantidades de farofa com as mãos e disponha sobre a cuca. Repita até cobrir tudo. Quanto mais irregular ficar a cobertura, com partes mais esfareladas e porções mais firmes, mais crocante a cuca fica.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até o bolo crescer e a farofa dourar. Atenção: nessa receita o teste do palito não funciona, pois pode sair molhado por conta da banana. Retire a cuca do forno e deixe esfriar completamente antes de servir – a farofa fica mais crocante depois de fria.

FAÇA TAMBÉM BOLO SUSPIRO COM MARACUJÁ

É naked cake, é bolo que já sai do forno com a cobertura pronta, é receita do tipo “uauuuu” para impressionar os convidados. Doce demais? Não! O maracujá empresta seu azedinho e deixa tudo deliciosamente equilibrado.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 500 ml de leite
  • 3 gemas
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de amido de milho
  • ½ fava de baunilha (ou 1 colher (chá) de extrato)
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Numa panela média, coloque o leite, as sementes da baunilha, metade do açúcar e leve ao fogo médio para ferver. Numa tigela, junte as gemas, o restante do açúcar e mexa bem com um batedor de arame até formar um creme. Junte o amido de milho e misture bem.

Assim que o leite ferver, abaixe o fogo. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente às gemas, mexendo bem a cada adição – isso evita que as gemas cozinhem com o calor do leite. Volte a mistura para a panela em fogo baixo e mexa com o batedor até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.

Transfira o creme ainda quente para uma assadeira pequena (ou travessa) – assim ele esfria mais rápido. Cubra com filme, deixando em contato com o creme – isso evita a formação de uma película na superfície. Leve à geladeira e deixe esfriar, por cerca de 2 horas (se preferir, prepare o recheio no dia anterior).

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura baixa). Atenção: como nesta receita o merengue vai ser assado junto com o bolo, separe os ingredientes das duas etapas antes de começar a bater a massa.

Unte com manteiga duas assadeiras redondas, de fundo removível e 22 cm de diâmetro. Corte uma tira de papel-manteiga para forrar a parede de umas das fôrmas e unte novamente com manteiga sobre o papel – isso impede que o merengue grude ao assar. Polvilhe o fundo e laterais das duas fôrmas com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela, misture a farinha com o sal e reserve.

Coloque a manteiga na batedeira e bata até que ela fique clara. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar aos poucos. Bata por mais 5 minutos até formar um creme pálido. Se precisar, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula.

Junte os ovos, um a um, batendo para misturar entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha, alternando com o leite – a cada adição, bata apenas para misturar. Transfira a massa para uma tigela e reserve. Atenção: o fermento só vai entrar na massa antes de ir para o forno, quando o merengue já estiver pronto – do contrário ele já começa a reagir e o bolo pode ficar solado.

PARA O MERENGUE

INGREDIENTES

  • 4 claras (reserve as gemas para o recheio)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Na tigela da batedeira (limpa), coloque as claras com uma pitada de sal e bata até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar picos.

Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos, de colher em colher – isso garante um merengue bem lisinho. Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante. Reserve.

Misture o fermento na massa de bolo e divida a massa nas duas fôrmas untadas, nivele com a espátula para deixar bem retinha – pode parecer pouca massa, mas lembre-se que você está assando as 2 camadas de bolo separadamente.

Com uma espátula, mexa bem o merengue para tirar o excesso de ar – isso evita que o merengue infle demais ao assar e depois murche e rache em excesso. Espalhe o merengue sobre a massa na fôrma com o papel-manteiga, pressionando delicadamente com a espátula para nivelar.

Leve as duas fôrmas ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos – o merengue deve ficar firme, mas sem dourar. Retire os bolos do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.


obs: se o seu forno for pequeno, posicione cada bolo numa grade de maneira intercalada – assim os 2 recebem o calor de maneira uniforme.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 maracujás azedos

MODO DE PREPARO

Retire o creme da geladeira, coloque numa tigela e mexa bem com uma espátula para ficar liso. Corte uma tampa dos maracujás e transfira a polpa (sementes e caldo) para uma tigela.

Assim que estiverem frios, desenforme os bolos delicadamente – cuidado com a parte do suspiro, passe uma espátula entre a base da fôrma e o bolo para desenformar, não vire de ponta cabeça para não quebrar o suspiro! Coloque a base do bolo no centro de um prato grande. Espalhe todo o recheio, do centro para a borda, formando uma camada grossa – a ideia é o recheio ficar bem aparente.

Cubra o recheio com a camada de bolo com suspiro e pressione delicadamente para firmar. Com uma colher, distribua a polpa de maracujá sobre o suspiro e sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE

A receita pode parecer longa, mas com planejamento fica mais fácil. Prepare o recheio com antecedência – ele pode ficar na geladeira por até 3 dias. No dia da festa, asse e monte o bolo.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário