Como Fazer Angu à Baiana: Segredos de uma Delícia Típica do Brasil

COMO FAZER ANGÚ A BAIANA


Como Fazer Angu à Baiana: Segredos de uma Delícia Típica do Brasil, Angu à Baiana é um prato tradicional da culinária brasileira, especificamente da região Nordeste do país, mais precisamente do estado da Bahia. Ele é parte integrante da rica tradição gastronômica nordestina e tem raízes históricas profundas na cultura local.

Origem: O Angu à Baiana tem suas origens na culinária afro-brasileira, uma vez que foi influenciado pela herança cultural trazida pelos africanos escravizados durante o período colonial. A receita é uma adaptação do “funge” africano, um prato semelhante feito de farinha de milho ou mandioca.

Ingredientes e Preparo: Os ingredientes básicos para fazer Angu à Baiana incluem farinha de milho amarela (ou fubá), água, sal e, às vezes, óleo de dendê para dar sabor característico. O preparo envolve cozinhar a farinha de milho em água fervente, mexendo constantemente até obter uma consistência cremosa e homogênea. O Angu à Baiana pode ser servido como acompanhamento de diversos pratos típicos da região, como moquecas, ensopados de frutos do mar, carne de sol, entre outros.

Popularidade: O Angu à Baiana é especialmente popular na Bahia, onde é considerado um dos pratos mais tradicionais da culinária local. É comumente encontrado em restaurantes, bares e nas casas das famílias baianas, sendo apreciado tanto por moradores locais quanto por turistas que visitam a região em busca de experiências gastronômicas autênticas.

Além da Bahia, o Angu à Baiana também pode ser encontrado em outras regiões do Nordeste do Brasil, onde é apreciado como uma iguaria regional e parte importante do patrimônio culinário brasileiro.

Em resumo, o Angu à Baiana é um prato tradicional da culinária nordestina, com raízes na herança cultural africana e uma presença marcante na gastronomia da Bahia e de outras partes do Nordeste do Brasil. Sua popularidade se deve ao sabor rico e à simplicidade de preparo, tornando-o uma escolha frequente nas mesas dos nordestinos e uma atração culinária para os visitantes da região.

Receita completa:

COMO FAZER ANGÚ A BAIANA

INGREDIENTES

  • 3 copos de fubá
  • 500 ml de água
  • Uma pitada de sal
  • 500 g de carne moída
  • 1/2 pimentão picado
  • Cheiro verde a gosto
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 lata de milho verde
  • 1 caldo de galinha knorr
  • 3 dentes de alho amassado
  • 1 colher de óleo
  • 200 g de mussarela

MODO DE PREPARO

Frite a carne moída com o alho amassado. Coloque o molho de tomate, o cheiro verde, o milho verde, meio knorr, e o pimentão picado. Deixe ferver até formar um molho bem consistente. Enquanto ferve faça o angú, misturando a água com o fubá, o óleo, meio caldo knorr e uma pitada de sal. Deixe ferver bastante até obter um angú bem consistente e cremoso. Coloque em uma assadeira a mussarela, um pouco do angú ainda quente e o molho que se formou da carne moída por cima do angú. Depois, coloque mais angú e mussarela e assim até acabar. Por último, acrescentar o molho de carne moída.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ANGU À MARGUERITA

INGREDIENTES

PARA O ANGU:

  • 250g fubá de milho
  • 1 1/2 água
  • 5 dentes de alho picados
  • 2 colheres sobremesa de sal

PARA O MOLHO:

  • 3 cebolas médias picadas em fatias finas
  • 3 tomates maduros sem pele picados
  • 1 pitada de orégano
  • 2 pimentas malaguetas sem sementes picadas
  • 1 colher de café de sal
  • 1 pitada de pimenta calabresa (opcional)
  • Folhas de manjericão rasgadas

MODO DE PREPARO

Coloque 1 litro de água para ferver. Frite em azeite de oliva o alho até dourar numa panela de pressão. unte a água. Misture à parte numa caneca o fubá com água fria até desmanchar bem e ficar uma pasta mole, sem caroços. Coloque aos poucos a pasta de fubá mexendo sempre com ajuda de uma colher de pau. Mexa bem até levantar fervura. Diminua o fogo e feche a tampa, sem pressão, e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora, mexendo de vez em quando. Despeje num refratário e reserve.

MOLHO:

Frite em azeite de oliva a cebola até dourar. Junte os tomates e frite até murcharem bem e quase desmanchar. Abaixe o fogo, junte os temperos. Finalize com o manjericão. Coloque por cima de todo o angu este molho, cubra com mussarela ou parmesão ralado na hora. Leve para gratinar até derreter o queijo. Pronto! Acompanha muito bem carne de panela ou frango ensopado.

FAÇA TAMBÉM PASTEL DE ANGU

COMO FAZER PASTEL DE ANGU

Imagine um pequeno pastel de polenta frita, com capinha crocante, interior macio, gostinho de milho e recheado de queijo bem derretido. Não é à toa que essa iguaria, originária de Itabirito-MG, é considerada patrimônio cultural mineiro. Com preparo adaptado para que até quem não tem muita prática consiga abrir a massa, essa receita só pede uma atenção especial: o tipo de fubá.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de fubá moído artesanalmente (ou 1 xícara [chá] de polenta instantânea)
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 ½ colher (chá) de óleo
  • ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¼ de xícara (chá) de polvilho doce
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso (cerca de 120 g)
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Coloque a água, o sal e o óleo numa panela média de borda alta e leve ao fogo médio — pode parecer que a panela é grande para a quantidade de água, mas o bicarbonato espuma ao ser adicionado na água quente; além disso, fica mais fácil mexer a massa do pastel tendo mais espaço. 

Assim que a água ferver, abaixe o fogo e adicione o bicarbonato. Acrescente o fubá aos poucos, mexendo com uma espátula de bambu para não empelotar. Mexa o angu por cerca de 5 minutos, até formar uma bola e a massa soltar da panela, deixando uma película fina e seca no fundo.

Transfira a massa para uma assadeira (ou direto para a bancada de trabalho) e espalhe com a espátula para amornar mais rápido. Deixe amornar por cerca de 10 minutos, para conseguir manusear. Acrescente o polvilho e vá misturando, usando a palma das mãos para sovar e apertar a massa sobre ela mesma, até incorporar todo o polvilho. Ela vai terminar de esfriar e ficar lisa, com a textura de massa de modelar evite enfiar os dedos na massa; como ela é úmida, pode grudar e ficar mais difícil de misturar.

Lave as mãos para evitar que a massa grude na hora de modelar. Enrole a massa num cilindro, corte em 8 porções e enrole em bolinhas é importante que as porções tenham uma quantidade de massa maior que a de uma unidade de pastel para você conseguir abrir, rechear e selar sem correr o risco de ele ficar justo demais e rachar, ou de o queijo vazar; as aparas vão sendo juntadas e usadas para fazer os outros pastéis.

Para ficar mais fácil de abrir a massa e modelar os pastéis, corte um saco plástico próprio para alimentos ao meio e abra sobre a bancada. Coloque uma bolinha de massa no centro do plástico e dobre o plástico sobre ela. Abra a massa com o rolo de macarrão num disco até ficar com cerca de 2 mm de espessura (cerca de 12 cm de diâmetro). Coloque 2 colheres (chá) do queijo ralado no centro do disco. Usando o próprio plástico, dobre o disco de massa ao meio e aperte delicadamente as bordas para tirar o ar e selar o pastel. Ainda com o plástico sobre a massa, utilize um copo (ou cortador) de cerca de 10 cm de diâmetro para cortar o pastel.  

Transfira o pastel modelado para uma assadeira e repita o processo com o restante da massa, juntando as aparas para modelar outros pastéis.  Coloque o óleo numa panela média de borda alta e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. Com a escumadeira, mergulhe de 2 a 3 pastéis por vez e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até que fiquem sequinhos e dourados — vire os pastéis com a escumadeira para fritar de maneira uniforme. Transfira os pastéis fritos para a travessa forrada e repita o processo com os restantes. Sirva imediatamente.

PODE CONGELAR

Você pode preparar os pastéis com antecedência e congelar. Coloque os pastéis modelados, um ao lado do outro, numa assadeira e leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Transfira os pastéis congelados para um saco próprio para alimentos e mantenha no freezer por até 1 mês.
Na hora de fritar, eles vão direto do freezer para o óleo quente. Mas atenção: deixe fritar um minutinho a mais para garantir que o queijo derreta.

PODE TROCAR

Não encontrou fubá moído na pedra nem polenta instantânea, mas tem uma sêmola italiana para polenta na despensa? Siga a receita utilizando 500 ml de água.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário