COMO FAZER BANANA À MILANESA

COMO FAZER BANANA À MILANESA

Como fazer banana a milanesa, ela aparece no bufê do restaurante e seu coração já começa a bater mais forte. Mas já pensou que você pode preparar uma versão caseira e muito mais deliciosa? Vem!

INGREDIENTES

  • 6 bananas-nanicas
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Coloque a farinha de trigo num prato fundo e a farinha de rosca em outro, tempere ambas com uma pitada de sal. Descasque e corte as bananas ao meio, no sentido da largura (se estiverem muito grandes, corte cada uma em 3 pedaços). Para empanar: passe um pedaço pela farinha de trigo e chacoalhe na palma da mão para tirar o excesso; mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer; em seguida, passe na farinha de rosca, pressionando delicadamente com a mão para cobrir toda a superfície. Transfira para um prato e repita com o restante.

Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para saber a temperatura certa, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio; assim que acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel toalha. Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com a escumadeira mergulhe 3 pedaços de banana por vez. Deixe fritar até dourar. Transfira as bananas à milanesa para a travessa forrada e repita com o restante. Sirva a seguir.

VERSÃO NA AIRFRYER

MODO DE PREPARO

Ligue a airfryer e programe para preaquecer a 180 ºC (temperatura média). Empane as bananas conforme indicado anteriormente, nos passos 1 e 2. Com cuidado, coloque as bananas empanadas no cesto da airfryer. Regue com 1 colher (sopa) de óleo, feche e programe para fritar por 25 minutos – caso as bananas fiquem sobrepostas no cesto, vire os pedaços com uma pinça na metade do tempo de cozimento, assim elas douram e ficam crocantes por igual. Abra o cesto e verifique: se as bananas não estiverem douradas e crocantes, programe para fritar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BANANA CAKE

Pelo nome pode parecer difícil, mas este bolo é daqueles básicos que ficam perfeitos com o café da tarde.

INGREDIENTES

  • 4 bananas-nanicas
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas pretas
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
  • açúcar e canela a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga, uma fôrma de furo no meio. Polvilhe farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso. Numa tigela, peneire a farinha, o açucar, a canela, o fermento e o bicarbonato. Misture e reserve. Descasque e, numa tigela, amasse as bananas com um garfo até formar um purê. Num tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte às bananas. Acrescente o óleo, as uvas-passas, a baunilha e misture bem. Acrescente, aos poucos, os ingredientes secos peneirados, alternando com o leite, até a massa ficar lisa. 

Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Para verificar se está assado: espete o bolo com um palito, se sair seco está pronto, do contrário deixe assar por mais alguns minutos. Retire do forno, deixe esfriar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar e canela e sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PURÊ DE BANANA-DA-TERRA COM LEITE DE COCO E GENGIBRE

Aqui a mesmice não tem vez! Leite de coco e gengibre dão ares tailandeses a este purê aveludado e agridoce, que, por utilizar a banana-da-terra assada, fica ainda mais saboroso. Servido com couve-flor assada e molho teriyaki, vira refeição completa. Mas vai superbem com outros legumes assados ou com seu peixe favorito.

INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra maduras (1½ xícara de polpa assada)
  • ½ cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Coloque as bananas (com a casca mesmo) numa assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio espete a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. Retire do forno e reserve. Descasque e passe a cebola pela parte fina do ralador. Assim que as bananas amornarem (para poder manusear), corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e, com uma colher, transfira a polpa para um prato. 

Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Junte o gengibre e mexa por 1 minuto, até perfumar.  Adicione a banana e mexa bem por 2 minutos para reaquecer e desmanchar a fruta em pedaços. Regue com o leite de coco, tempere com sal e misture bem por 1 minuto. Desligue o fogo e, com o mixer, bata os ingredientes na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso. Sirva a seguir com couve-flor assada com páprica e molho teriyaki e folhas de coentro a gosto.

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e asse uma banana-da-terra a mais para preparar panquecas americanas de banana. Assim, você não precisa partir do zero toda vez que entrar na cozinha!

CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

Crocantes e levemente adocicados, os chips de banana desta receita têm um toque refrescante de raspas de limão e uma surpresinha final, trazida pelo cominho. Vão bem como aperitivo, claro, mas também fazem bonito como acompanhamento, lanchinho ou até como acessório culinário. Fáceis, fáceis, só guardam um segredo: para que fiquem perfeitos, a banana

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra verdes
  • raspas de 1 limão
  • cominho em pó a gosto
  • sal a gosto
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Corte as bananas ao meio, no sentido da largura assim elas ficam menores, mais fáceis para descascar e passar pelo fatiador de legumes. Faça um corte longitudinal na casca e puxe com a faca para descascar cada pedaço de banana a casca da banana-da-terra verde é mais grudada na polpa.

Leve uma panela média de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Atenção: o óleo não pode estar muito quente, caso contrário, em vez de ficarem crocantes e sequinhas, as bananas podem queimar. Se tiver um termômetro culinário, considere a temperatura de cerca de 160 ºC. Forre uma travessa grande (ou assadeira) com papel-toalha. 

Posicione o fatiador de legumes (ou mandolim) sobre a panela (mas sem encostar!) e fatie as bananas, no sentido do comprimento, aos poucos assim elas caem diretamente no óleo quente. Cuidado para não colocar muitas fatias de uma só vez e correr o risco de elas grudarem umas nas outras. Deixe uma porção de banana fritar por cerca de 2 minutos, mexendo com a escumadeira para fritar de maneira uniforme. Atenção para o ponto, é jogo rápido: o óleo para de espumar, as bananas mudam de cor, ganhando um tom amarelo mais vivo, e ficam crocantes.

Transfira os chips de banana para a travessa forrada com papel-toalha e repita o processo com o restante da fruta. Tempere os chips de banana com cominho, sal e as raspas de limão. Sirva a seguir. 

BANANA CHIPS A TODA HORA

Os chips de banana (já frios e temperados com sal) podem ser armazenados num pote com fechamento hermético (ou em saquinhos bem fechados) por até 20 dias em temperatura ambiente. Olha que ideia boa para o lanche!


NÃO ENCONTROU BANANA-DA-TERRA?

Você pode preparar os chips de banana com banana-nanica; eles ficam com um tom amarelo mais clarinho, mas igualmente saborosos. Mas atenção: a fruta deve estar BEM verde mesmo, do contrário as fatias não ficam crocantes.

BISTECA COM BANANA GRELHADA

Pensando em um pê-efe caprichado? Aqui a bisteca é temperada com flor do sal, semente erva-doce, açúcar e louro e vai acompanhada de banana grelhada, bem douradinha.

INGREDIENTES

  • 4 bistecas de porco
  • 1 banana-da-terra madura
  • azeite a gosto
  • tempero para porco caseiro a gosto

MODO DE PREPARO

Retire as bistecas da geladeira e deixe em temperatura ambiente – elas não podem estar geladas na hora de ir para a frigideira. Enquanto isso, prepare a banana.

Descasque e corte a banana em fatias de cerca de 1 cm na diagonal. Leve uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e adicione quantas fatias de banana couberem, uma ao lado da outra. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado e tempere com sal a gosto. Transfira para um prato e repita com o restante.

Tempere as bistecas (dos dois lados) com o tempero caseiro. Volte a frigideira ao fogo médio (nem precisa lavar). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque 2 bistecas. Deixe dourar por cerca de 4 minutos de cada lado, transfira para um prato e repita com as outras. Sirva a seguir com as bananas douradas, couve refogada e geleia de manga e maracujá.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

8 comentários em “COMO FAZER BANANA À MILANESA”

Deixe um comentário