COMO FAZER BEIJU DE TAPIOCA COM PARMESÃO

COMO FAZER BEIJU DE TAPIOCA COM PARMESÃO

COMO FAZER BEIJU DE TAPIOCA COM PARMESÃO, Um acessório culinário que dá crocância a risotos, massas e saladas (quem precisa de croûton?). Salgadinho, também é um ótimo petisco e funciona tanto puro quanto acompanhado por dips e pastinhas. Assado em uma única placa para você quebrar depois, rende pedaços que nunca ficam iguais — e isso faz parte da graça.

INGREDIENTES

  • 1¼ de xícara (chá) de massa de tapioca (farinha pronta para tapioca)
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50 g)
  • ¼ de colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).  Numa tigela, misture a massa de tapioca com o queijo ralado e o sal. Sobre uma assadeira grande antiaderente de 30 cm x 40 cm, peneire a massa de tapioca preenchendo todo o fundo é importante fazer uma camada uniforme; se algumas partes ficarem mais finas que outras, elas podem queimar. Caso sobre um pouquinho de queijo na peneira, não jogue fora: basta salpicar a placa com ele. 

Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, ou até que o beiju fique firme e sequinho ao toque e as bordinhas comecem a envergar. Retire a assadeira do forno e deixe o beiju esfriar completamente antes de quebrar em pedaços e servir.

OBS.: os pedaços de beiju permanecem crocantes por até 7 dias, armazenados num pote com fechamento hermético.

PREFERE A TAPIOCA CASEIRA?

Também é possível preparar o beiju com a massa de tapioca feita em casa: numa tigela, coloque 1 xícara (chá) de polvilho doce e tempere com uma pitada de sal. Vá adicionando ¼ de xícara (chá) de água aos poucos e misturando com a ponta dos dedos para hidratar o polvilho a quantidade de líquido pode variar de acordo com o polvilho. A massa deve ficar bem úmida e sedosa, a ponto de modelar ao ser apertada. Deixe a massa descansar por 10 minutos antes de peneirar e siga o passo a passo da receita acima. 

QUER VARIAR O FORMATO?

Os beijus podem ser moldados em discos. Na hora de peneirar a massa na assadeira (passo 3 da receita), em vez de formar uma placa única, distribua em 4 porções, formando discos de 10 cm de diâmetro cada um. Não se preocupe em fazer círculos perfeitos: o importante é formar uma camada uniforme, mantendo a lógica da tapioca de frigideira. Depois é só seguir as instruções da receita.

TAPIOCA COR-DE-ROSA COM QUEIJO MEIA CURA

Fazer tapioca em casa tem muitas vantagens: é mais barato, mais saborosa, não tem conservantes e pode ser porcionada e congelada. Quer mais? Também dá para tingir da cor que você quiser!

INGREDIENTES

  • 2 ½ xícaras (chá) de polvilho doce (cerca de 250 g)
  • 1 beterraba
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada
  • queijo meia-cura ralado a gosto
  • sal (opcional)

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a beterraba em pedaços. Transfira para o liquidificador e bata com a água até triturar bem. Passe o suco por uma peneira e pressione o bagaço com as costas de uma colher para extrair todo o líquido.

Coloque o polvilho doce numa tigela e cubra com o suco de beterraba coado. Misture com uma colher para dissolver o polvilho, cubra com filme e deixe de molho, na geladeira por cerca de 8 horas (se preferir, prepare da noite para o dia) – o polvilho vai absorver a maior parte do líquido e ficar com a aparência de gesso molhado.

Escorra o suco de beterraba que ficou na superfície – pode virar a tigela sem medo, a goma fica grudada no fundo da tigela. Coloque um pano de prato limpo sobre a goma e deixe por alguns minutinhos para absorver o excesso de umidade. Atenção: o líquido cor-de-rosa da beterraba pode manchar o seu pano de prato.

Com uma colher, quebre a massa em pedaços e passe por uma peneira – o resultado é uma farinha úmida, sedosa, que modela ao ser apertada. Se quiser, tempere com sal a gosto.

Para preparar as tapiocas, leve um frigideira pequena antiaderente ao fogo médio. Dica: para saber se está quente o suficiente, salpique um pouco da farinha – ela deve pular depois de alguns segundos. Abaixe o fogo e peneire uma porção da farinha até formar uma camada uniforme sobre o fundo da frigideira.

Deixe cozinhar por cerca de 30 segundos até começar a firmar. Polvilhe com o queijo ralado, dobre a tapioca ao meio e deixe na frigideira por mais 1 minuto de cada lado até o queijo derreter. Sirva a seguir.

PARA CONSERVAR

Você pode armazenar os pedaços de goma ou a farinha peneirada na geladeira por até 1 semana num pote fechado. Se preferir, armazene as porções no congelador por até 1 mês – para utilizar a goma retire a porção do congelador e deixe na geladeira da noite para o dia; já a farinha peneirada vai direto do congelador para a frigideira.

Carne seca com queijo coalho

  • 300g de carne seca
  • 150g de queijo coalho
  • 1 colher de azeite
  • 1 cebola pequena picada

Modo de preparo:

Numa panela coloque a carne e cubra com água, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos para a retirar o excesso do sal.Depois refogue a cebola no azeite e adicione a carne, refogue até dourar.

Desfiei a carne em um processador ou liquidificador. Fatie o queijo coalho em fatias de aproximadamente 1cm de espessura. Leve o queijo para assar em uma frigideira, assadeira ou na air fryer.

Deixe o queijo dourar levemente dos dois lados. Recheie e dobre a tapioca.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “COMO FAZER BEIJU DE TAPIOCA COM PARMESÃO”

Deixe um comentário