Como Fazer Bisnaguinhas Caseiras

Como Fazer Bisnaguinhas Caseiras

Como Fazer Bisnaguinhas Caseiras, aqui estão algumas dicas adicionais para fazer bisnaguinhas fofinhas caseiras e informações sobre o congelamento e tempo de armazenamento:

Massa bem sovada: É importante sovar bem a massa para desenvolver o glúten, que proporciona a estrutura e a maciez da bisnaguinha. Sove a massa até que fique titânica e não grude nas mãos.

Descanso adequado: Deixe a massa descansar em um local quente e livre de correntes de ar. Esse tempo de descanso permite que o fermento atue e a massa cresça, gerado em bisnaguinhas mais fofinhas. Certifique-se de que a massa tenha dobrado de tamanho antes de receber com o processo de modelagem e assamento.

Não economize na manteiga: A manteiga adiciona sabor e maciez às bisnaguinhas. Certifique-se de utilizar a quantidade indicada na receita ou até um pouco mais, se preferir uma textura ainda mais macia.

Modelagem correta: Ao moldar as bisnaguinhas, certifique-se de que estejam bem fechados para que o recheio não escape durante o assentamento. Isso também ajuda a manter a umidade interna e a fofura.

Congelamento: Sim, você pode congelar as bisnaguinhas caseiras. Após assá-las e deixá-las completamente, coloque-as em sacos plásticos resistentes ou recipientes próprios para congelamento. Certifique-se de remover o máximo de ar possível das embalagens para evitar a formação de cristais de gelo. As bisnaguinhas podem ficar congeladas por até 2 meses.

Descongelamento e reaquecimento: Para descongelar as bisnaguinhas, retire-as do congelador e deixe-as à temperatura ambiente. Se preferir, pode aquecê-las no forno preaquecido a 180°C por alguns minutos, até que aquecê-las por completo. Ficarão tão gostosas quanto as recém-assadas!

armazenamento: As bisnaguinhas caseiras podem ser armazenadas em temperatura ambiente por até 2 dias em um recipiente bem vedado. Após esse período, é recomendado refrigerar-las para prolongar sua vida útil, por mais 2 a 3 dias. Lembre-se de que, como não contém conservantes, elas tendem a ficar mais ressecadas com o passar do tempo.

Receita completa de bisnaguinhas caseiras:

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de cha de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 250ml de leite morno
  • 1 ovo

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture o fermento biológico seco, o açúcar e o leite morno. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até que a mistura comece a espumar. Adicione a manteiga em temperatura ambiente, o ovo e o sal à tigela. Misture bem todos os ingredientes. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo à mistura, mexendo com uma colher de pau ou uma espátula até formar uma massa pegajosa.

Em uma superfície limpa e levemente enfarinhada, sove a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique macia, elástica e não grude nas mãos. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha para obter a consistência adequada.

Coloque uma massa de volta na tigela e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um local quente e livre de correntes de ar por aproximadamente 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho. Após o tempo de descanso, preaqueça o forno a 180°C. Retire a massa da tigela e divida-a em porções menores, moldando cada uma em formato de bisnaguinha.

Coloque as bisnaguinhas em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre elas para que possam crescer. Cubra novamente as bisnaguinhas com o pano úmido e deixe descansar por mais 15 a 20 minutos.

Leve as bisnaguinhas ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que fiquem douradas na parte de cima. Retire as bisnaguinhas do forno e deixe-o em uma grade antes de servir.

Dicas:

  • Se preferir, você pode adicionar sementes de gergelim, chia ou linhaça à massa antes de moldar as bisnaguinhas.
  • Caso queira bisnaguinhas mais macias, você pode substituir metade da quantidade de leite por água morna.
  • Essas bisnaguinhas caseiras são ótimas para congelar. Após o sucessoem completamente, coloque-as em sacos plásticos ou recipientes próprios para congelação e guarde no congelador. Para consumir, basta retirar do freezer e deixar descongelar à temperatura ambiente ou aquecer no forno por alguns minutos.

Rendimento: Essa receita rende aproximadamente 12 bisnaguinhas, dependendo do tamanho que você moldar cada uma delas.

Receita completa de bisnaguinhas recheadas com queijo e presunto

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de cha de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 250ml de leite morno
  • 1 ovo
  • Queijo e presunto cortados em cubinhos (ou outro recheio de sua preferência)

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture o fermento biológico seco, o açúcar e o leite morno. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até que a mistura comece a espumar.

Adicione a manteiga em temperatura ambiente, o ovo e o sal à tigela. Misture bem todos os ingredientes. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo à mistura, mexendo com uma colher de pau ou uma espátula até formar uma massa pegajosa.

Em uma superfície limpa e levemente enfarinhada, sove a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique macia, elástica e não grude nas mãos. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha para obter a consistência adequada.

Coloque uma massa de volta na tigela e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um local quente e livre de correntes de ar por aproximadamente 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho.

Após o tempo de descanso, preaqueça o forno a 180°C. Divida a massa em pequenas porções, do tamanho de uma bola de golfe. Abra cada porção com as mãos em formato de disco.

Coloque um cubinho de queijo e um cubinho de presunto (ou o recheio de sua preferência) no centro de cada disco de massa. bem feche, modelando em formato de bisnaguinha e certificando-se de que o recheio esteja completamente envolvido.

Coloque as bisnaguinhas em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre elas para que possam crescer.

Cubra novamente as bisnaguinhas com o pano úmido e deixe descansar por mais 15 a 20 minutos. Leve as bisnaguinhas ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que fiquem douradas na parte de cima. Retire as bisnaguinhas do forno e deixe-o em uma grade antes de servir.

Dicas:

  • Você pode variar o recheio das bisnaguinhas utilizando outros queijos, frios, vegetais ou até mesmo combinar diferentes, de acordo com o seu gosto.
  • Se desejar, você pode pincelar as bisnaguinhas com gema de ovo antes de assar, para obter uma cor dourada mais intensa.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Deixe um comentário