Como Fazer Bolinho de Chuva: Segredos de uma Receita Perfeita

COMO FAZER BOLINHO DE CHUVA

Como Fazer Bolinho de Chuva: Segredos de uma Receita Perfeita, o bolinho de chuva é uma iguaria tradicional da culinária brasileira. Sua origem remonta às receitas caseiras passadas de geração em geração, muitas vezes associadas às memórias afetivas das famílias brasileiras. Apesar de não haver uma data ou local exatos de sua origem, o bolinho de chuva tem sido uma presença constante nas cozinhas brasileiras há décadas.

Popularidade: O bolinho de chuva é especialmente popular em todo o Brasil, sendo uma sobremesa ou lanche muito apreciado em diversas regiões do país. Não há uma região específica que reivindique a exclusividade desse quitute, pois ele é encontrado em todo o território nacional. No entanto, é especialmente apreciado em momentos de clima frio ou chuvoso, daí seu nome sugestivo.

Em feiras livres, padarias, cafeterias e até mesmo em festas juninas, é comum encontrar o bolinho de chuva como uma opção de petisco doce. Sua popularidade se deve não apenas ao seu sabor reconfortante e à simplicidade de sua preparação, mas também à nostalgia que evoca em muitas pessoas, lembrando-as de momentos felizes da infância.

Ao longo dos anos, o bolinho de chuva também se tornou uma receita versátil, sendo adaptado e reinventado em diferentes formas, como recheado com chocolate, doce de leite ou banana, tornando-se ainda mais apreciado e presente em diversas ocasiões, desde festas de aniversário até reuniões familiares informais.

Portanto, o bolinho de chuva não apenas faz parte da rica tradição culinária brasileira, mas também é um símbolo de conforto, simplicidade e convívio familiar em todo o país.

INGREDIENTES

  • 2 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem.  Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher.  Junte o fermento e misture bem.  Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer.  Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo.  Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. 

Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados.  Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha.  Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM BOLINHO DE CHUVA COM DOCE DE LEITE CREMOSO

bolinho de chuva

Como melhorar um clássico? Mergulhando em outro clássico. Aqui o bolinho de chuva, morninho, ganha um banho de doce de leite cremoso a cada mordida.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar
  • doce de leite cremoso a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Quebre o ovo numa tigela média. Junte a manteiga, o açúcar, o sal e misture bem com um batedor de arame (se preferir, utilize um garfo). Acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, mexendo a cada adição para incorporar. Por último misture o fermento. Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Num prato fundo, misture ¼ de xícara (chá) de açúcar com 1 colher (chá) de canela e reserve.

Para saber se o óleo está no ponto certo da fritura, pingue uma porção pequena da massa: ela deve rapidamente inflar e subir para a superfície. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo e comece a fritar os bolinhos. Com uma colher de sobremesa retire uma porção da massa, aproxime do óleo e com a ponta de outra colher transfira a massa para o óleo quente – o bolinho vai inflar assim que entrar em contato com o óleo quente.

Coloque 3 porções de massa de uma vez e deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados – mexa de vez em quando com uma escumadeira para virar os bolinhos e dourar por igual. Com a escumadeira retire os bolinhos, deixando escorrer bem o óleo, e transfira para o prato forrado com papel-toalha. Passe os bolinhos fritos, ainda mornos, na mistura de açúcar e canela. Sirva a seguir com o doce de leite cremoso.

FAÇA TAMBÉM BOLINHO DE CHUVA COM AÇÚCAR E CANELA

COMO FAZER BOLINHO DE CHUVA

A estação das chuvas vem chegando… Hora de colocar os bolinhos de chuva pra fritar! Para que você se lembre da infância imediatamente, o lanchinho da tarde chuvosa tem que sair supimpa! Portanto, pitada: o óleo não pode ser muito quente, do contrário os bolinhos ficam dourados por fora e crus por dentro.

Bolinho de chuva
Ingredientes
1 ovo
⅓ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
¼ de colher (chá) de sal
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Óleo de canola para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo


Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher. Na hora de fritar, junte o fermento e misture bem.

Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.

Com cuidado, passe a massa recheada para o óleo quente e deixe fritar até ficar dourado. Com uma escumadeira, retire a massa frita e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Repita a operação até fritar todos os bolinhos.

Num pote com tampa, coloque a mistura de açúcar com canela. Junte os bolinhos e chacoalhe com delicadeza para empanar de maneira uniforme (sem sujar as mãos!). Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Leia Também:

5 comentários em “Como Fazer Bolinho de Chuva: Segredos de uma Receita Perfeita”

Deixe um comentário