Como fazer bolo de amendoim e aveia fit: Receita saudável e deliciosa

Como Fazer Bolo de Amendoim e Aveia Fit

Como Fazer Bolo de Amendoim e Aveia Fit, com a correria do dia a dia, muitas vezes optamos por alimentos práticos e rápidos que podem não ser tão saudáveis. No entanto, é possível desfrutar de uma alimentação balanceada e saborosa sem abrir mão da praticidade. Uma das formas de fazer isso é preparar receitas fit em casa. Esta receita de bolo de amendoim e aveia fit é uma ótima opção para quem busca uma sobremesa saudável e deliciosa. Ela é feita com ingredientes naturais e não contém açúcar refinado, tornando-se uma opção mais saudável do que as versões tradicionais de bolo de amendoim.

Além disso, este bolo é rico em fibras, proteínas e gorduras boas, o que o torna uma opção nutritiva para quem busca uma alimentação equilibrada. Você pode servir este bolo no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como sobremesa após o jantar. Então, que tal experimentar esta receita de bolo de amendoim e aveia fit em casa? Com certeza, você não irá se arrepender!

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos finos
  • 2 ovos
  • 1 xícara de amendoim triturado (só bater no liquidificador)
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 bananas bem maduras
  • 3 colheres de sopa de uva passa (opcional)
  • 1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma com óleo de coco ou manteiga. No liquidificador, bata os ovos, as bananas e a manteiga derretida por aproximadamente 2 minutos, até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e adicione a aveia em flocos finos, o amendoim triturado e a uva passa (se estiver usando). Misture bem. Adicione a essência de baunilha (se estiver usando) e o fermento em pó. Misture novamente. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar antes de servir.

Dicas Importantes:

  • Se quiser que o bolo fique com uma cor mais escura, você pode untar a forma com cacau em pó ou açúcar mascavo.
  • Se preferir, você pode substituir o amendoim por outra oleaginosa, como castanha de caju ou nozes.
  • Este bolo pode ser servido com uma calda de frutas vermelhas ou geleia sem açúcar para deixá-lo ainda mais saboroso.

Com esta receita fácil e saudável, você pode desfrutar de um delicioso bolo de amendoim e aveia fit sem culpa e ainda manter uma alimentação equilibrada. Experimente!

Informaçoes nutricionais:

Bolo de Banana com Aveia, Uvas Passas e Amendoim

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de bolo de amendoim e aveia fit podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções usadas na receita. No entanto, aqui está uma estimativa geral comuns para um bolo de amendoim e aveia fit:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 8-10g
  • Carboidratos: Em torno de 20-25g
  • Gorduras totais: Cerca de 15-20g
  • Gorduras saturadas: Geralmente abaixo de 5g
  • Gorduras insaturadas: Varia dependendo dos ingredientes, mas geralmente são predominantes
  • Fibras: Em média, 2-4g

Esses valores são aproximados e podem variar com base nos ingredientes exatos e nas proporções utilizadas na receita específica que você está seguindo. Certifique-se de verificar as informações nutricionais dos ingredientes individuais e ajustar conforme necessário para obter uma estimativa mais precisa das informações nutricionais do seu bolo de amendoim e aveia fit.

Dicas de acompanhamentos:

Como Fazer Bolo de Amendoim e Aveia Fit

Você pode congelar a maioria dos bolos, incluindo o bolo de amendoim e aveia fit, mas há alguns detalhes a considerar. Aqui está um guia sobre como congelar o bolo, juntamente com algumas razões pelas quais pode ser desaconselhável:

Como Congelar:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar, certifique-se de que o bolo esteja completamente frio. Embalar um bolo quente pode criar condensação, levando à formação de gelo e potencialmente afetando a textura do bolo.
  2. Corte em porções individuais (opcional): Se preferir, você pode cortar o bolo em porções individuais antes de congelar. Isso facilita a descongelação de porções menores, conforme necessário.
  3. Embrulhe bem: Envolva o bolo em filme plástico ou papel alumínio, certificando-se de cobrir completamente o bolo para evitar a exposição ao ar, o que pode causar ressecamento.
  4. Armazene em recipiente hermético: Coloque o bolo embrulhado em um recipiente hermético ou saco próprio para congelamento. Certifique-se de remover o máximo de ar possível para evitar a formação de freezer burn.
  5. Rotule e data: Não se esqueça de rotular o recipiente com o tipo de bolo e a data de congelamento. Isso ajudará você a identificar o que está no freezer e garantir que você consuma dentro do prazo recomendado.
  6. Congele rapidamente: Coloque o bolo no congelador imediatamente após embrulhar e armazenar adequadamente.

Por que Você Pode Não Querer Congelar:

  • Textura pode ser afetada: Alguns bolos, especialmente os mais úmidos, podem ter sua textura alterada após o congelamento e descongelamento. Eles podem ficar mais úmidos ou menos macios.
  • Coberturas podem não congelar bem: Se o bolo tiver coberturas como glacê ou cremes delicados, eles podem não congelar bem e sua textura pode ser afetada negativamente durante o processo de descongelamento.
  • Aromas podem se misturar: Em um freezer com outros alimentos, o bolo pode absorver aromas de outros alimentos, alterando seu sabor.

Se o seu bolo de amendoim e aveia fit contiver ingredientes que são sensíveis a esses problemas, pode ser melhor evitá-los. Caso contrário, seguindo as etapas acima, você pode congelar com sucesso e desfrutar de seu bolo mais tarde.

LEIA TAMBÉM:

Faça Também Torta de Couve-flor Fit

Receita de Torta de Couve-flor Fit

Esta receita de torta de couve-flor é uma opção saudável e deliciosa para quem quer manter uma dieta equilibrada. Ela é fácil de preparar e pode ser uma ótima opção para o almoço ou jantar. Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo:

Ingredientes:

  • 400g de couve-flor cozida
  • 2 ovos
  • 1 xícara de aveia
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Em um liquidificador, bata a couve-flor cozida, os ovos, a aveia e a pitada de sal até obter uma mistura homogênea. Em uma panela, refogue o frango desfiado com tomates, alho poró, cebola e azeitonas picadas. Em uma forma pequena untada com manteiga, despeje metade da mistura de couve-flor. Em seguida, adicione o recheio de frango refogado e cubra com o restante da mistura de couve-flor. Finalize a torta com queijo mozarela ralado.

Leve a torta ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourada. Sirva quente e bom apetite! Com essa receita fácil e saudável, você pode desfrutar de uma deliciosa torta de couve-flor fit e ainda manter a sua alimentação equilibrada. Experimente!

Dicas Importantes:

  1. Certifique-se de cozinhar a couve-flor corretamente para obter uma textura suave. Você pode cozinhar a couve-flor no vapor, em água fervente ou no microondas.
  2. Use aveia em flocos finos para obter uma textura mais uniforme na massa da torta. Se preferir, você pode substituir a aveia por farinha de amêndoas ou outra farinha de sua preferência.
  3. Para o recheio, você pode usar frango desfiado ou outra proteína de sua escolha, como carne moída, tofu ou cogumelos.
  4. Adicione temperos de sua preferência para dar mais sabor à torta, como pimenta-do-reino, orégano, alecrim ou salsinha.
  5. Se você quiser uma opção sem lactose, pode substituir o queijo mozarela por queijo vegano ou simplesmente omitir o queijo.
  6. Experimente servir a torta com uma salada de folhas verdes para tornar a refeição ainda mais nutritiva.

Lembre-se de que a torta de couve-flor fit é uma opção saudável e versátil, que pode ser adaptada de acordo com as suas preferências e restrições alimentares.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Aquele Pão Francês quentinho de Todo Dia

Deixe um comentário