Como fazer o melhor bolo de banana caramelizado que você já provou

Como fazer bolo de banana caramelizado

Como fazer bolo de banana caramelizado, essa é a receita que tem a maior procura em nosso site, uma verdadeira maravilha esse bolo. Um bolo que perfuma a casa toda antes mesmo de sair do forno… Tem como resistir? Escolha bananas bem maduras e capriche no caramelo: esse bolo que tem jeito de casa de avó não vai durar muito tempo no prato.

PARA A CALDA E COBERTURA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • 6 a 7 unidades de bananas-nanicas

MODO DE PREPARO

Descasque e divida cada banana em 3 fatias, no sentido do comprimento.  Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível.  Leve ao fogo médio, até caramelizar, por cerca de 15 a 20 minutos. Com a presença de líquido, o açúcar pode cristalizar – isso é uma mudança física normal causada pela agitação. Se acontecer, não se desespere: basta continuar com o fogo baixo, até que o açúcar derreta novamente e caramelize.

Se ainda assim o açúcar nas bordas continuar queimando ou cristalizando, passe um pincel de cerdas macias com um pouco de água na parte de dentro da panela, evitando o contato do pincel com a calda. Isso impede que o açúcar queime e atrapalhe todo o processo.  Transfira imediatamente para uma fôrma redonda, sem fundo removível, de cerca de 30 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo.  Com cuidado para não se queimar, disponha as fatias de bananas, com o lado plano para baixo, preenchendo o fundo da fôrma.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de farinha de nozes
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), 10 minutos antes de começar a receita.  Leve uma chaleira com água ao fogo baixo (essa água será usada para fazer um banho-maria). Numa tigela, misture a farinha de trigo, a de nozes e o fermento.  Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado.  Junte os ovos, um a um, e bata bem entre cada adição. Em seguida, adicione os ingredientes secos e bata apenas para misturar. 

Transfira a massa para a fôrma preparada. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Regue a assadeira com a água fervente para assar o bolo em banho-maria. Feche o forno e deixe assar por 45 minutos.  Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Caso o bolo esfrie completamente na fôrma, antes de desenformar, coloque em banho-maria para que o caramelo derreta.

Acompanhamento:

Como fazer Bolo de Banana com Nozes receita perfeita

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com um bolo de banana caramelizado:

  1. Sorvete de Baunilha: O contraste entre o bolo quente e o sorvete gelado é irresistível. A suavidade da baunilha complementa perfeitamente o sabor da banana caramelizada.
  2. Calda de Caramelo: Se o bolo já tem cobertura de caramelo, adicionar um pouco mais de calda quente por cima pode intensificar ainda mais o sabor e deixar o prato mais visualmente atrativo.
  3. Nozes ou Castanhas: Polvilhar algumas nozes ou castanhas picadas por cima do bolo adiciona textura e um sabor extra que combina bem com o doce da banana caramelizada.
  4. Chantilly: Um pouco de chantilly fresco pode adicionar uma suavidade extra ao bolo, além de criar uma bela apresentação.
  5. Frutas Frescas: Fatias finas de morango, pedaços de abacaxi ou framboesas frescas podem adicionar um toque de frescor e cor ao prato.
  6. Iogurte Grego: Uma colherada de iogurte grego natural ao lado do bolo pode equilibrar a doçura e adicionar um toque de acidez.
  7. Canela em Pó: Polvilhar um pouco de canela em pó por cima do bolo pode realçar os sabores e criar uma combinação ainda mais reconfortante.
  8. Creme de Queijo: Uma cobertura de creme de queijo ou cream cheese pode adicionar uma dimensão cremosa e ligeiramente ácida que complementa bem a doçura do bolo de banana caramelizado.
  9. Geléia de Frutas: Uma colherada de geléia de frutas, como geléia de laranja ou geléia de morango, pode adicionar uma camada extra de sabor frutado ao bolo.
  10. Café ou Chá: Uma xícara de café ou chá quente pode ser o complemento perfeito para um pedaço de bolo de banana caramelizado, especialmente em uma tarde fria.

Informações nutricionais:

Como fazer bolo de banana caramelizado

Vou calcular as informações nutricionais para a receita de bolo de banana caramelizado com base nos ingredientes listados. Por favor, note que esses valores são estimativas aproximadas e podem variar dependendo das marcas específicas dos ingredientes e das variações nas quantidades exatas utilizadas na receita. Aqui estão as informações nutricionais para 100 gramas de bolo pronto:

  • Calorias: Aproximadamente 320 kcal
  • Proteínas: Cerca de 3-4g
  • Gorduras totais: Aproximadamente 12-15g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 5-7g
  • Carboidratos totais: Cerca de 50-60g
    • Açúcares: Aproximadamente 30-40g
  • Fibra dietética: Cerca de 2-3g
  • Sódio: Cerca de 150-200mg

Esses valores podem variar um pouco dependendo de fatores como o tamanho das bananas, a marca específica dos ingredientes utilizados e a quantidade exata de cada ingrediente na receita. Certifique-se de ajustar os cálculos conforme necessário com base nas quantidades exatas que você usa ao preparar o bolo.

VEJA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BANANA CARAMELADA COM SUSPIRO

Os ingredientes são simples. E também são poucos. Mas a sobremesa, como tudo que vai do forno direto para a mesa, tem lá seu glamour.

INGREDIENTES

  • 5 bananas-nanicas
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 claras de ovos

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).  Numa panela média, coloque metade do açúcar e leve ao fogo médio. Deixe derreter, mexedo de vez em quando, até derreter e formar um caramelo dourado. Retire a panela do fogo e regue com a água de uma vez. Atenção: a calda pode borbulhar, cuidado para não se queimar. Abaixe o fogo e misture até a calda ficar lisa. 

Descasque e mergulhe as bananas no caramelo. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Transfira as bananas, com a calda, para um refratário que possa ir ao forno. Reserve.  Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto de neve. Sem parar de bater, adicione, aos poucos, o restante do açúcar até formar um merengue.  Com uma colher, cubra as bananas com o merengue, fomando picos. Leve ao forno para assar até o merengue dourar. Retire do forno e sirva quente.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

7 comentários em “Como fazer o melhor bolo de banana caramelizado que você já provou”

Deixe um comentário