Como Fazer Bolo de Paçoca: Segredos para uma Sobremesa Irresistível

COMO FAZER BOLO DE PAÇOCA

Como Fazer Bolo de Paçoca: Segredos para uma Sobremesa Irresistível, a paçoca de rolha é a alma deste bolo. Ele leva paçoca na massa, na cobertura (que é de doce de leite) e na decoração. E pode ficar com a consciência tranquila: paçoca não é produto ultraprocessado. Esse docinho que é a cara do Brasil é feito com amendoim, açúcar e sal. Pode curtir à vontade esse escândalo de bolo!

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 5 unidades de paçoca de rolha
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe para espalhar e bata bem na pia para retirar o excesso. Numa tigela, misture a farinha com o fermento e reserve – assim o fermento se distribui melhor na massa e você evita mexer demasiadamente a massa.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite, o óleo, o açúcar, o sal e bata bem até ficar liso. Adicione as paçocas e bata no modo pulsar, para misturar sem triturar totalmente – assim o bolo fica com pedacinhos da paçoca. Transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Adicione a farinha com o fermento em 3 etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.

Transfira a massa do bolo para a forma untada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar: espete um palito na massa, se sair seco está pronto, do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, cozinhe o doce de leite da cobertura. Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e espere amornar por 30 minutos para desenformar. Espere esfriar completamente antes de colocar a cobertura e servir.

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 4 unidades de paçoca de rolha
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola isso evita que a válvula da panela de pressão entupa. Coloque a lata (fechada) na panela de pressão e cubra com água, até preencher dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos. Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, tomando cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior). 

Atenção: inicie o preparo da cobertura apenas com o bolo já desenformado e completamente frio. Esfarele 3 paçocas e, com uma colher, passe por uma peneira de malha grossa sobre uma tigela até obter uma farofa bem fina ela se mistura melhor à cobertura, além de deixar o visual mais bonito. Reserve o farelo grosso de paçoca que sobrar na peneira para a decoração. 

Leve uma panela pequena com o doce de leite ao fogo baixo e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos até amolecer. Adicione a farofa fina de paçoca e misture bem para incorporar. Junte o leite de uma só vez e mexa por cerca de 2 minutos, até a cobertura ficar marcada pelo batedor para verificar o ponto, levante uma porção da cobertura e deixe pingar uma gota, ela não deve ser reabsorvida pelo creme.

Transfira para uma tigela para evitar que o calor da panela continue cozinhando os ingredientes e a cobertura fique grossa demais. Com uma concha pequena, regue metade da cobertura ainda quente sobre o bolo sirva o restante da cobertura à parte. Espalhe o farelo de paçoca reservado sobre o bolo. Quebre a paçoca restante e espalhe também sobre o bolo para decorar. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 3 horas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Acompanhamentos:

COMO FAZER BOLO DE PAÇOCA

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com o bolo de paçoca:

  1. Creme de Leite ou Chantilly: A suavidade do creme de leite ou a leveza do chantilly complementam o sabor rico e denso do bolo de paçoca.
  2. Calda de Chocolate: Uma calda de chocolate quente ou fria adiciona um contraste delicioso ao sabor de amendoim da paçoca.
  3. Sorvete de Creme ou de Baunilha: A temperatura fria e a cremosidade do sorvete equilibram a textura do bolo e adicionam uma dimensão extra de sabor.
  4. Doce de Leite: O doce de leite combina perfeitamente com o sabor de amendoim da paçoca, criando uma combinação indulgente e reconfortante.
  5. Frutas Frescas: Frutas como banana, morango ou figo adicionam frescor e uma nota de acidez que contrasta bem com a doçura do bolo de paçoca.
  6. Ganache de Caramelo: Uma ganache de caramelo adiciona um toque luxuoso e um sabor rico que complementa a terra e o sabor da paçoca.
  7. Nozes ou Amêndoas Caramelizadas: As nozes ou amêndoas caramelizadas adicionam crocância e um sabor de noz que complementa os sabores do bolo de paçoca.
  8. Geleia de Frutas: Uma geleia de frutas como framboesa ou morango pode adicionar uma dimensão extra de sabor e umidade ao bolo de paçoca.
  9. Cobertura de Cream Cheese: Uma cobertura de cream cheese adiciona um toque de acidez e suavidade que equilibra a doçura do bolo de paçoca.
  10. Granulado de Chocolate ou Amendoim: Polvilhar um pouco de granulado de chocolate ou amendoim por cima do bolo adiciona uma textura extra e um toque decorativo.

Informações nutricionais:

Aprenda a fazer o Bolo de Paçoca para festa junina

Para fornecer informações nutricionais precisas, seria necessário ter a receita específica que você está usando para fazer o bolo de paçoca. As informações nutricionais variam com base nos ingredientes utilizados e nas proporções exatas na receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base nos ingredientes comuns encontrados em receitas de bolo de paçoca. Por favor, esteja ciente de que essas são apenas estimativas e os valores podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das proporções usadas na sua receita.

Considerando uma receita de bolo de paçoca padrão que inclui farinha de trigo, açúcar, paçoca, ovos, leite e óleo vegetal, as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas do bolo podem ser:

  • Calorias: Cerca de 300-350 kcal
  • Proteínas: Cerca de 6-8g
  • Gorduras: Cerca de 15-20g
  • Carboidratos: Cerca de 35-45g
  • Fibra: Cerca de 1-3g
  • Açúcares: Cerca de 15-25g
  • Sódio: Cerca de 100-200mg

Esses valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções exatas usadas na sua receita. Se você tiver uma lista precisa de ingredientes e suas quantidades, posso ajudá-lo a calcular as informações nutricionais mais precisas.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Fazer Bolo de Paçoca: Segredos para uma Sobremesa Irresistível”

Deixe um comentário