COMO FAZER BOLO INGLÊS CLÁSSICO

COMO FAZER BOLO INGLÊS CLÁSSICO

COMO FAZER BOLO INGLÊS CLÁSSICO, O método deste bolo é diferente. É o chamado método cremoso reverso, que começa com os ingredientes secos na batedeira e é mais rápido. O resultado é um bolo bem amanteigado, que serve de base para variações: pode adicionar raspas de laranja, de limão, frutas cristalizadas picadas, sementes de papoula.

INGREDIENTES

  • 1 ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga cortada em cubos, em ponto pomada
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para bolo inglês de 22 cm X 10 cm. Cubra o fundo e laterais maiores da fôrma com um pedaço de papel-manteiga de 28 cm X 18 cm — o papel cortado um pouco maior que a fôrma facilita na hora de desenformar o bolo. Unte o papel também com manteiga.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior — se um estiver estragado, você não perde a receita. Adicione o leite, a essência de baunilha e misture bem com um garfo.

Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Utilizando a raquete da batedeira, bata em velocidade baixa apenas para misturar os ingredientes. Ainda em velocidade baixa, adicione metade dos ingredientes líquidos em fio. Acrescente a manteiga e bata por cerca de 1 minuto até a manteiga e os ovos serem incorporados pela farinha pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula quantas vezes forem necessárias para misturar os ingredientes de maneira uniforme. 

Aumente a velocidade da batedeira para média e adicione o restante dos ingredientes líquidos em duas etapas, batendo bem a cada adição para incorporar. 

Transfira a massa de bolo para a forma untada e nivele com uma espátula para deixar o bolo bem retinho. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo, é sinal de que o bolo está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Retire o bolo do forno e espere 1 hora antes de desenformar. Espere esfriar completamente para servir.

COMO CONGELAR

Em fatias, por até um mês. Descongele direto na frigideira, na torradeira ou no micro-ondas.

FAÇA TAMBÉM BOLINHO QUENTE DE DOCE DE LEITE

A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro; esse bolinho é um deleite. Mas atenção ao ponto: se ele ficar mais tempo do que deve no forno, perde a calda interior.

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de doce de leite (200 g)
  • 2 ovos
  • 50 g de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar os ramequins
  • açúcar de confeiteiro ou cacau em pó a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga quatro ramequins 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 1 minuto para derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem com uma espátula até ficar liso.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao doce de leite  – se um estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com a espátula para incorporar.

Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.

Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó e sirva imediatamente.

FAÇA TAMBÉM BOLO DE RICOTA COM MAÇÃ

Quem olha, vê um bolo simples, de furo no meio. Quem corta a massa, nota que é úmido e perfumado. E quem prova descobre que trata-se de uma receita surpreendente, elegante, única! Compõe a mesa do chá da tarde, transforma o café da manhã em festa e faz bonito até como sobremesa – ainda mais com gomos de laranja macerados!

INGREDIENTES

  • 1 maçã fuji
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • raspas de 1 limão siciliano (ou laranja)
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
  • açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela pequena, misture a farinha de trigo com o fermento. Lave e corte a maçã em quartos. Descarte as sementes e, usando a casca para proteger as mãos, passe a maçã pela parte grossa do ralador, reserve.

Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar pálida. Diminua a velocidade, adicione o açúcar aos poucos e deixe bater até formar um creme claro – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para misturar bem os ingredientes.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme de manteiga, batendo bem entre cada adição para incorporar. Acrescente a ricota esfarelada, uma pitada de sal e bata apenas para misturar – nesse momento a massa pode parecer talhada, não se preocupe é assim mesmo.

Desencaixe a tigela da batedeira, junte a maçã ralada, as raspas de limão, a canela e misture com uma espátula. Acrescente aos poucos a mistura de farinha com fermento, sempre peneirando. Mexa delicadamente com a espátula a cada adição.

Transfira a massa de bolo para a fôrma preparada e nivele a massa com as costas de uma colher. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até a superfície começar a dourar. Para verificar o ponto, espete um palito: se sair limpo está pronto, caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Deixe o bolo amornar por 20 minutos antes de desenformar. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez, deixe o bolo esfriar. Na hora de servir, polvilhe com uma mistura de açúcar de confeiteiro e canela a gosto. Fica uma delícia com gomos de laranja macerados. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

6 comentários em “COMO FAZER BOLO INGLÊS CLÁSSICO”

Deixe um comentário