Como Fazer Bolo Prestigio Simples

Como Fazer Bolo Prestigio Simples

Como Fazer Bolo Prestigio Simples, hoje iremos trazer uma das maiores delicias que faz muito sucesso principalmente com a criançada, mas, hoje você ira aprender a fazer o delicioso bolo prestigio simples, como você vera uma receita muito pratica e facil de fazer. Portanto vamos la, mãos a obra!

Bolo Prestigio Simples

ingredientes para o recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 100 gramas de coco ralado

para a cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga

ingredientes para a massa

  • Obs: xícara de 240 ml para medida
  • 2 xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 ovos

modo de preparo do recheio

Primeiramente, separe o que precisar; Em seguida, misture todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Reserve; Para a cobertura, misture em uma panela a margarina, o leite condensado e o chocolate e leve ao fogo médio, mexa até engrossar; Por fim, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture até incorporar bem. Reserve.

modo de preparo da massa e finalização

Antes de mais nada, reúna todos os ingredientes; Em uma vasilha, coloque os ovos, o óleo e bata por uns 2 minutos com um fouet; Em seguida, acrescente o açúcar, o leite, a farinha e o fermento e misture bem; Logo depois, despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada;

Com a ajuda de colheres, coloque todo o recheio sobre a massa; Em seguida, leve ao forno, em temperatura de 200° C, por 40 minutos ou até que esteja completamente assado. O tempo pode variar de forno para forno; Assim que o bolo estiver morno e completamente solto da forma, é só desenformar e jogar a cobertura por cima; Por fim, se preferir, finalize com granulado ou coco ralado;

Agora é só servir! Bom apetite.

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

Esta não é uma simples receita, mas um acontecimento culinário. Assim que sai do forno, o bolo murcha e racha. Mas não há motivos para desespero: é assim mesmo! Por conta do merengue, ele fica com uma casquinha na cobertura parecida com um suspiro, e o interior, bem cremoso. Que tal um cafezinho para acompanhar?

INGREDIENTES

  • 250 g de chocolate amargo (55% de cacau) (1½ xícara [chá] de chocolate em callets)
  • 100 g de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 5 ovos
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro, com aro removível. Corte um pedaço de papel-manteiga de 40 cm de comprimento. Cubra o fundo da fôrma com o papel, encaixe o aro sobre o papel-manteiga, feche e dobre o excesso de papel para baixo da fôrma como esse bolo é bem delicado, fica mais fácil desenformar com o papel depois de assado.

Leve uma panela com água ao fogo médio para ferver. Coloque o chocolate numa tigela grande de vidro (ou inox) e encaixe sobre a panela com água quente para derreter o chocolate em banho-maria — atenção: a água não deve encostar no fundo da tigela; o calor do vapor deve ser suficiente para derreter o chocolate. Mexa o chocolate com uma espátula de silicone até derreter completamente. 

Com cuidado, desencaixe a tigela da panela, adicione a manteiga e mexa até derreter. Deixe o chocolate amornar. Enquanto isso, separe as claras das gemas: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela.  Quando o chocolate estiver morno, adicione as gemas, o sal e misture bem com a espátula.

Na batedeira, comece a bater as claras em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Quando começar a espumar, adicione o açúcar aos poucos e aumente a velocidade. Bata por cerca de 7 minutos, em velocidade alta, até formar um merengue liso e brilhante. Atenção: se o merengue ficar muito firme, vai ser difícil incorporar ao chocolate. Para checar o ponto, levante o batedor e observe se o merengue forma um biquinho curvo. 

Adicione ⅓ do merengue ao chocolate e misture bem para incorporar. Junte o restante do merengue, misturando com a espátula delicadamente em movimentos de baixo para cima para não perder a aeração.

Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. O bolo vai crescer bastante, e uma casquinha fosca vai se formar na superfície. Para checar se está no ponto, encoste delicadamente a ponta dos dedos no centro do bolo; ele deve estar firme ao toque. 

Retire o bolo do forno e coloque sobre uma grade para esfriar completamente antes de desenformar. Atenção: o bolo vai murchar no centro e ficar com a superfície rachada. Esta é a graça desse bolo sem farinha: por dentro é bem denso e cremoso e por fora parece um suspiro. 

Com cuidado, desdobre o papel que ficou sob a fôrma. Passe uma faquinha (ou espátula) na lateral do bolo para garantir que esteja solto. Desencaixe o aro da fôrma e levante o bolo com cuidado segurando pela borda do papel. Transfira para uma tábua e sirva a seguir com creme batido.

OBS.: você pode preparar esse bolo no dia anterior e manter em temperatura ambiente até a hora de servir. Ele também fica uma delícia servido gelado. Nesse caso, você pode mantê-lo na geladeira por até 3 dias.

PARA O CREME BATIDO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado

MODO DE PREPARO

Coloque o creme de leite gelado numa tigela grande de borda alta — quanto maior for a sua tigela, mais fácil será de bater. É importante que ela tenha borda alta porque, no início do preparo, o creme de leite pode espirrar.

Bata o creme com o batedor de arame por cerca de 5 minutos, até firmar — o creme de leite vai começar a espessar até ficar marcado pelo batedor. Cuidado com o ponto: se bater demais, vira manteiga. Sirva a seguir.

DICA DE OURO

Quanto mais gelado o creme de leite estiver, mais fácil será na hora de bater. Se preferir, deixe por até 10 minutos no congelador antes de bater.

VERSÃO MAIS AMARGA

Nós fizemos um teste para esse mesmo bolo usando chocolate com 70% de cacau. Caso você prefira um sabor mais amarguinho, pode experimentar, mas saiba que o resultado não é o mesmo. A casquinha do bolo não fica tão quebradiça, e o miolo fica menos cremoso.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

31 comentários em “Como Fazer Bolo Prestigio Simples”

Deixe um comentário