Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática

Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática

Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática, Uma das riquezas da cozinha está no casamento dos sabores. Ao fazer este bombom de chocolate recheado com goiaba, o resultado dessa mistura é realmente incrível!

PARA O RECHEIO DE GOIABA

INGREDIENTES

  • 150 g de polpa de goiaba congelada
  • 1 xícara (chá) de açúcar (175 g)
  • 4 g de pectina
  • 90 g de xarope de glicose
  • 1 colher (chá) de caldo de limão

MODO DE PREPARO

Numa panela, coloque a polpa de goiaba e leve ao fogo baixo para descongelar. Quando atingir a temperatura ambiente, retire do fogo. Não deixe a polpa esquentar.  Numa tigela, misture 2 colheres (sopa) de açúcar com a pectina. Este procedimento serve para o recheio não empelotar durante o cozimento. 

Adicione a mistura de açúcar com pectina à polpa de goiaba e volte a panela ao fogo médio, mexendo bem. Quando ferver, acrescente o restante do açúcar, aos poucos, mexendo sempre. Junte o xarope de glicose e continue mexendo por mais 5 minutos.  Retire a panela do fogo, misture o suco de limão, tampe e deixe a polpa esfriar.

PARA A CASQUINHA DE CHOCOLATE E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 500 g de chocolate meio amargo

MODO DE PREPARO

Para esta receita não serão necessários os 500 g de chocolate. Mas a chef Luciana Lobo explica que a temperagem , procedimento feito para que o chocolate seque rapidamente e não perca o brilho, fica mais fácil feita numa porção maior. O chocolate que não for usado poderá ser reutilizado posteriormente. Para que os bombons fiquem perfeitos, a chef sugere que sejam utilizadas fôrmas de bombom rígidas. São muito mais caras, mas valem o investimento!

Numa tábua, pique todo o chocolate meio amargo. transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande, a maior que tiver, e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 

Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje ⅔ do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio. 

Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o ⅓ de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido. 

Coloque uma folha de papel-manteiga, grande o suficiente para apoiar todas as fôrmas, numa superfície de trabalho. Na fôrma própria para fazer bombons, despeje o chocolate derretido, preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar. 

Sobre a tigela com o chocolate derretido, vire a fôrma de cabeça para baixo, batendo para que o excesso escorra e não seja desperdiçado. Raspe a fôrma na borda da tigela, (como se estivesse tirando o excesso de chocolate de uma espátula) e, ainda de cabeça para baixo (a fôrma, não você!), coloque-a sobre a folha de papel-manteiga. Para que o chocolate possa ventilar, apóie as laterais da fôrma no cabo de duas colheres de pau. Repita o procedimento com as outras fôrmas. Reserve o chocolate restante para fechar os bombons, depois de recheados. 

Se a cozinha estiver muito quente, leve as fôrmas, sobre o papel-manteiga, à geladeira por apenas 5 minutos. Caso contrário, deixe secando em temperatura ambiente por 10 minutos. Desvire as fôrmas e raspe o excesso de chocolate com a espátula.

Transfira o recheio para um saco de confeitar. Recheie cada cavidade com um pouco da pasta de goiaba, deixando cerca de 3 mm de espaço até a borda. Reserve. Faça a temperagem do chocolate restante conforme explicado nos passos 2, 3 e 4 da etapa anterior.

Despeje um pouco de chocolate derretido em uma das extremidades da fôrma e, com a espátula, espalhe cobrindo as cavidades e formando a tampa de cada bombom. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar. Passe a espátula novamente para fazer o acabamento e leve à geladeira para secar por 10 minutos. Retire da geladeira e desenforme os bombons.

Informações nutricionais:

Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática

Para fornecer informações nutricionais precisas, precisaria de detalhes específicos sobre os ingredientes exatos usados ​​na sua receita de bombom de goiaba recheado. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns usados em receitas desse tipo. Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de bombom de goiaba recheado:

  • Calorias: Cerca de 350 kcal
  • Carboidratos: Cerca de 50-60 gramas
  • Proteínas: Cerca de 2-4 gramas
  • Gorduras: Cerca de 15-20 gramas
  • Fibras: Cerca de 2-4 gramas

Estas são apenas estimativas e os valores reais podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na sua receita, como a quantidade de açúcar, gordura e outros aditivos. Se você tiver uma lista detalhada de ingredientes, posso fornecer uma estimativa mais precisa das informações nutricionais.

Dicas de congelamento:

Como Fazer Bomba de Bisnaguinha com Nutella: Uma Explosão de Sabor

É possível congelar bombons de goiaba recheados, mas há algumas considerações importantes a ter em mente.

Como Congelar Bombom de Goiaba Recheado:

  1. Escolha dos Ingredientes: Certifique-se de que todos os ingredientes usados na receita sejam adequados para congelamento. Evite usar ingredientes que não congelem bem, como certos tipos de cremes ou recheios à base de laticínios que podem separar ou ficar granulosos quando congelados.
  2. Preparação Adequada: Prepare os bombons de goiaba recheados de acordo com a receita. Certifique-se de que eles estejam completamente resfriados antes de prosseguir com o congelamento.
  3. Embalagem Adequada: Coloque os bombons de goiaba recheados em uma única camada em uma assadeira ou bandeja, garantindo que não estejam encostando uns nos outros. Coloque a bandeja no congelador por algumas horas, até que os bombons estejam firmes.
  4. Embalagem Final: Uma vez que os bombons estejam firmes, remova-os da bandeja e coloque-os em um recipiente hermético adequado para congelamento. Se preferir, você pode envolvê-los individualmente em filme plástico ou papel alumínio antes de colocá-los no recipiente. Certifique-se de retirar o máximo de ar possível do recipiente antes de selá-lo.
  5. Armazenamento: Rotule o recipiente com a data de congelamento e coloque-o no congelador, onde os bombons podem ser armazenados por até 2-3 meses.

Por que Você Pode Não Poder Congelar Bombom de Goiaba Recheado:

Existem algumas razões pelas quais pode não ser ideal congelar bombons de goiaba recheados:

  1. Textura Alterada: Alguns recheios podem não congelar bem e podem resultar em uma textura desagradável quando descongelados, como ficar granulosos ou separar.
  2. Perda de Sabor: Alguns ingredientes podem perder parte de seu sabor ou qualidade quando congelados e descongelados, resultando em um produto final menos saboroso.
  3. Aparência Comprometida: Em alguns casos, a aparência dos bombons pode ser comprometida durante o processo de congelamento e descongelamento, especialmente se não forem embalados adequadamente.

Portanto, enquanto é possível congelar bombons de goiaba recheados, é importante considerar os ingredientes específicos da sua receita e como eles podem ser afetados pelo congelamento. Se você não tiver certeza se a sua receita é adequada para congelamento, é sempre melhor fazer uma pequena quantidade como teste antes de congelar um grande lote.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática”

Deixe um comentário