Como Fazer Carne Assada ao Estilo Gourmet com Molho Madeira

como fazer carne assada com molho madeira

A carne assada ao estilo gourmet com molho madeira é uma preparação culinária que combina técnicas de cozimento tradicionais com ingredientes de alta qualidade para criar uma experiência gastronômica sofisticada e saborosa. Esta receita é frequentemente associada a restaurantes de alta classe e ocasiões especiais devido à sua apresentação elegante e ao seu sabor refinado.

Origem:

  • A carne assada é um prato de longa data, que remonta a séculos atrás, quando a carne era cozida em fogo aberto ou em fornos de barro. No entanto, a versão gourmet da carne assada, especialmente com molho madeira, tornou-se mais proeminente na culinária francesa e britânica.
  • O molho madeira, um elemento-chave desta preparação, recebe o seu nome do vinho fortificado da ilha da Madeira, que é utilizado como ingrediente principal. Acredita-se que este molho tenha sido popularizado na França no século XIX.

Popularidade:

  • A carne assada ao estilo gourmet com molho madeira é especialmente popular em restaurantes finos e estabelecimentos de alta gastronomia em todo o mundo.
  • Na França, pratos como o “Filet Mignon au Poivre Vert” (filet mignon com molho de pimenta verde) frequentemente apresentam variações de molho madeira.
  • No Reino Unido, o “Roast Beef with Madeira Sauce” (roast beef com molho madeira) é uma escolha clássica em banquetes e eventos formais.
  • Em muitos países, como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, a carne assada ao estilo gourmet com molho madeira é apreciada em ocasiões especiais, como casamentos, festas de fim de ano e jantares de negócios.

Essa combinação de carne assada de alta qualidade e molho madeira rico em sabor exemplifica a sofisticação e a elegância da culinária gourmet, sendo apreciada por amantes da boa comida em todo o mundo.

Ingredientes da Carne assada ao molho madeira

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 peça de maminha inteira com aproximadamente (900g)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de cebola ralada
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • 1/2 xícara (chá) de champignon fatiado
  • 1/3 de xícara (chá) de vinho madeira ou tinto seco

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira grossa e larga, em fogo alto com o óleo. Doure a peça de carne e coloque em uma assadeira. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos para carne malpassada e 30 minutos para ao ponto.

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 2 minutos. Polvilhe com a farinha, mexendo e frite por 1 minuto. Despeje o caldo de carne dissolvido na água, aos poucos, mexendo até engrossar.

Acrescente o champignon, o vinho, sal e pimenta, se necessário, e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Aguarde 10 minutos antes de fatiar a carne e sirva em uma travessa regada com o molho.

Acompanhamentos:

carne assada

Para complementar a carne assada ao estilo gourmet com molho madeira, você pode considerar os seguintes acompanhamentos, que equilibram e realçam os sabores do prato principal:

  1. Purê de batatas: Um clássico acompanhamento que combina perfeitamente com o molho madeira, proporcionando uma textura cremosa e um sabor suave para contrastar com a carne.
  2. Legumes assados: Legumes como cenouras, batatas, abobrinhas e cogumelos podem ser assados no forno com ervas e azeite de oliva para um acompanhamento saboroso e saudável.
  3. Aspargos grelhados: O aspargo grelhado adiciona um toque de frescor e crocância ao prato, complementando a riqueza da carne e do molho madeira.
  4. Arroz selvagem: O arroz selvagem tem uma textura firme e um sabor de nozes que se destaca ao lado da carne assada e do molho madeira.
  5. Farofa: Uma farofa bem temperada e crocante é um acompanhamento tradicional brasileiro que adiciona uma dimensão extra de sabor e textura ao prato.
  6. Salada verde: Uma salada leve e fresca, com folhas verdes mistas, tomates cereja e um molho de vinagrete, pode equilibrar a riqueza da carne assada e do molho madeira.
  7. Risoto de cogumelos: Um risoto cremoso e rico, feito com cogumelos frescos e queijo parmesão, complementa maravilhosamente a carne e o molho madeira.
  8. Batatas gratinadas: Batatas fatiadas cozidas em creme de leite e queijo, gratinadas no forno até dourar, são um acompanhamento decadente e delicioso para a carne assada ao estilo gourmet.

Estes são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que podem realçar a experiência gastronômica da carne assada com molho madeira. A escolha dos acompanhamentos pode variar de acordo com as preferências pessoais e o estilo do evento.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CARNE ASSADA COM GRÃO-DE-BICO

Salada de Carne Assada com Grão-de-Bico Crocante

Almoçar uma saladinha te faz pensar em morrer de fome minutos depois? Pois repense! Se a receita tiver os ingredientes certos, isso não vai acontecer. É o que a gente chama de “salada que vale por uma refeição”.

A receita de hoje, perfeita para levar para o trabalho – ou para deixar prontinha na geladeira, já porcionada, para quem trabalha em casa – é assim. Leva carne assada (de preferência, do jantar da noite anterior, assim você recicla e economiza tempo no novo preparo), grão-de-bico em lata (pra garantir a boa dose de carboidrato e de praticidade) e folhas de coentro (sabor demais!) e salsinha (vitamina C garantida).

Vai montar a marmita para levar pro trabalho? Use um pote de vidro esterilizado, coloque o molho primeiro, depois a salada e então as ervas. Na hora de comer, agite para misturar. Vai comer em casa? Deixe as ervas reservadas para salpicar apenas no momento de se servir.

INGREDIENTES (porção para 1 pessoa)

  • 1 fatia de carne de panela
  • 1 tomate maduro
  • ½ cebola
  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico em lata
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
  • 1 talo de cebolinha
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Lave e seque as folhas de coentro, de salsinha e a cebolinha. Numa tábua, pique fino a cebolinha e transfira para um pote de vidro pequeno com tampa. Junte a salsinha e o coentro. Feche e deixe na geladeira até a hora de consumir. Lave e seque o tomate. Na tábua, corte a tampa superior do tomate e despreze. Em seguida, corte ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 2 partes e retire as sementes. Corte cada parte em tiras e as tiras em cubos.

Prepare os outros ingredientes: descasque a cebola e pique fino. Fatie a carne em tiras e as tiras em cubos. Passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer. Numa tigela, junte o grão-de-bico, a carne, o tomate e a cebola. Tempere com o vinagre, o azeite, sal e pimenta-do-reino e misture bem. Salpique as ervas e sirva a seguir. Se quiser levar para o trabalho, tampe a tigela com filme e deixe na geladeira até a hora de consumir. Esta salada também fica ótima servida morna neste caso, salpique as ervas depois de esquentar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

6 comentários em “Como Fazer Carne Assada ao Estilo Gourmet com Molho Madeira”

Deixe um comentário