Como Fazer Chutney de Manga: Receita Rápida e Prática, O mais clássico dos chutneys reúne numa só colherada agridoce mangas bem carnudinhas, maçã e pimentão vermelho. Perfumado, é companhia ideal para um curry; mas não para por aí. Fica uma delícia com todo tipo de carne, vai bem com legumes assados e como dura até três semanas na geladeira é um curingão para ter sempre pronto.
INGREDIENTES
- 2 mangas palmer
- 1 maçã fuji
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- ¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
- ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- ¼ de xícara (chá) de água
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 rama de canela
MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descasque e corte as mangas e as maçãs em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Descarte as sementes e corte o pimentão em cubos de 0,5 cm. Transfira todos os ingredientes picados para uma panela média. Junte as uvas-passas, o vinagre, a água, o açúcar, o sal, a canela e misture.
Leve a panela ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando e apertando as frutas com a espátula para desmanchar amasse mais as frutas se preferir um chutney mais pastoso; ou menos, se preferir um chutney mais pedaçudo. Atenção: se o chutney começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água durante o cozimento
Passados os 40 minutos, desligue o fogo e verifique o ponto: o chutney deve ficar ainda com um pouco de caldo, pois vai firmar após esfriar. Transfira para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético. Tampe e conserve na geladeira por até 3 semanas.
COMO FAZER CHUTNEY DE ABÓBORA
Tem gosto de chutney e cara de purê, funciona como pastinha para passar na torrada e faz bonito como acompanhamento do bife. É salgado, adocicado, tem toque de acidez e um quê de pimenta.
INGREDIENTES
- ½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)
- ½ cebola
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 xícara (chá) de água
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços de 3 cm. Transfira para uma panela média, cubra com ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até a abóbora ficar macia. Enquanto isso, descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, descarte as sementes e pique em cubinhos.
Assim que estiver cozida, escorra a água da abóbora numa peneira. Coloque a manteiga na mesma panela (nem precisa lavar) e volte ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola e a pimenta dedo-de-moça, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar.
Acrescente a abóbora e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e pressionando com a espátula até desmanchar e formar um purê. Acrescente o açúcar mascavo, o vinagre, o restante da água e misture bem para incorporar. Tempere com sal e transfira para um pote de vidro com tampa. Deixe amornar em temperatura ambiente, tampe e leve para esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
FAÇA TAMBÉM CHUTNEY DE MAMÃO
O mamão sai da mesa do café da manhã para se transformar em acompanhamento que dá aquela chacoalhada na rotina! A fruta tem que estar madura mesmo, para desmanchar e deixar o chutney bem cremoso. Sirva com carnes assadas, como pernil ou frango.
INGREDIENTES
- 4 xícaras (chá) de mamão formosa maduro em cubos (cerca de 650 g)
- 1 maçã fuji
- ½ pimentão verde
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- ¾ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- caldo de ½ limão
- ½ xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Descasque, descarte as sementes e corte o mamão em pedaços de cerca de 2 cm – não se preocupe em cortar cubos perfeitos, eles precisam ser uniformes para cozinharem por igual. Lave, descasque e corte a maçã em cubos de 1 cm, descartando as sementes.
Descasque e passe a cebola na parte grossa do ralador. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte a metade em cubos de 1 cm você pode reservar a outra metade na geladeira por até 3 dias para outra receita. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
Numa panela média coloque todos os ingredientes e misture delicadamente com uma espátula. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 8 minutos, ou até ferver.
Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando, até o caldo reduzir e o chutney ficar cremoso, mas ainda úmido – aproveite para ir amassando os pedaços de mamão com a espátula a cada mexida. Cuidado para não secar demais, lembre-se que ele fica mais consistente depois de esfriar.
Descarte os dentes de alho e transfira o chutney para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de fechar e levar para a geladeira. Sirva frio como acompanhamento de peixes, frango, legumes ou sanduíches.
COMO ARMAZENAR
O chutney pode ser conservado na geladeira por até 20 dias, ou no congelador por até 3 meses.
VERSÃO PAPAYA
Caso não encontre mamão formosa, você pode preparar a receita com mamão papaya. Nós testamos e dá certo.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon
LEIA TAMBÉM: