Como Fazer Empadão Cremoso de Bacalhau: Delícia à Sua Mesa

Como Fazer Empadão Cremoso de Bacalhau

Como Fazer Empadão Cremoso de Bacalhau, empadão cremoso de bacalhau é um dos meus alimentos favoritos de todos os tempos. Embora geralmente seja difícil conseguir que minha família coma carne todo dia, sei que minha torta de bacalhau sempre garantirá que os pratos de todos estejam saudáveis.

Normalmente faço uma torta grande de bacalhau e coloco no meio da mesa. Minha intenção é deixar que todos ajudem a si mesmos e depois guardar as sobras para o almoço no dia seguinte.
Depois que todos voltaram para a segunda (e geralmente terceira) porções, minhas sobras tendem a consistir durar dias. Bom vamos à receita, e os ingredientes abaixo, espero que gostem, e não deixe de compartilhar assim ficamos felizes!

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
500g de gordura vegetal hidrogenada
Sal a gosto
5 ovos
2 gemas para pincelar

Recheio

1 litro de leite
4 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cubos de caldo de peixe
1 colher (sopa) de salsa picada
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
2 colheres (sopa) de molho de tomate
500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 lata de creme de leite

Modo de preparo empadão cremoso de bacalhau

Misture os ingredientes da massa até não grudar mais nas mãos. Em uma panela, coloque o leite, a maisena, a manteiga, o caldo de galinha e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, misture os demais Ingredientes e deixe esfriar. Com parte da massa, forre uma forma de fundo removível, coloque o recheio e cubra com o restante da massa (reserve parte para decorar).
Decore, pincele com a gema e asse por 40 minutos ou até dourar.

Informações nutricionais:

Como Fazer Empadão Cremoso de Bacalhau

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das proporções usadas na receita específica de empadão cremoso de bacalhau. No entanto, aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas de empadão de bacalhau, considerando uma receita típica:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Proteínas: Cerca de 10-15 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 20-25 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 15-20 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 5-8 gramas
  • Fibra dietética: Cerca de 1-3 gramas
  • Açúcares: Cerca de 1-3 gramas
  • Sódio: Cerca de 400-600 miligramas

Essas são apenas estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes exatos e dos detalhes usados ​​na receita específica. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomendamos calcular com base nos ingredientes exatos que você usa em sua receita.

Dicas de congelamento:

Empadão de Palmito

O empadão cremoso de bacalhau pode ser congelado com sucesso, mas é importante seguir alguns cuidados para garantir a qualidade do prato após o descongelamento. Aqui estão os detalhes sobre como congelar o empadão e por que ele pode ser congelado:

Para que você possa congelar o empadão cremoso de bacalhau:

  1. Ingredientes: A maioria dos ingredientes usados ​​no empadão, como bacalhau, creme de leite, queijo, etc., são adequados para congelamento.
  2. Textura: A textura do empadão cremoso tende a permanecer relativamente intacta após o congelamento, especialmente se for feita com uma massa que não absorve muita umidade.
  3. Sabor: O sabor do empadão pode ser preservado melhor quando congelado e descongelado corretamente.

Como congelar o empadão cremoso de bacalhau:

  1. Esfrie: Antes de congelar, deixe o empadão esfriar completamente à temperatura ambiente.
  2. Porções individuais: Se possível, divida o empadão em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento e evitará o desperdício.
  1. Embalagem: Utilize recipientes herméticos próprios para congelamento ou sacos plásticos próprios para esse fim. -se de remover o máximo possível para evitar a queima do congelador e a variação do sabor.
  2. Etiquetagem: Rotule claramente cada recipiente ou saco plástico com dados de congelamento para controlar o tempo de armazenamento.
  3. Congelamento: Coloque o empadão em recipientes ou sacos plásticos, selecione bem e coloque no freezer imediatamente.
  4. Armazenamento: Mantenha o empadão congelado a uma temperatura constante de 0°F (-18°C) ou abaixo para garantir a qualidade.
  5. Tempo de armazenamento: O empadão cremoso de bacalhau pode ser armazenado no congelador por até 1-2 meses sem perder muito da qualidade.
  6. Descongelamento: Quando for consumir, retire o empadão do freezer e deixe descongelar na geladeira durante a noite. Isso ajudará a manter a textura e o sabor.
  7. Reaquecimento: Depois de descongelado, o empadão pode ser aquecido no forno a uma temperatura baixa (aproximadamente 160°C) até ficar completamente aquecido. -se de cobrir com papel alumínio certifique-se de evitar que a superfície queime antes que o interior esquente.
  8. Consumo: Após reaquecido completamente, o empadão cremoso de bacalhau estará pronto para servir.

Para que você não possa congelar o empadão cremoso de bacalhau:

  1. Textura: Alguns tipos de massa podem ficar empapados ou perder a textura desagradável após o congelamento e descongelamento.
  2. Molhos sensíveis: Molhos cremosos podem separar-se ou tornar-se aguados quando congelados e descongelados, alterando a qualidade do prato.
  3. Ingredientes sensíveis: Alguns ingredientes podem sofrer alterações na textura ou sabor ao serem congelados, prejudicando o resultado final.

No entanto, com os cuidados adequados, o empadão cremoso de bacalhau pode ser congelado com sucesso e desfrutado em uma data posterior.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TORTA CAPIXABA DE BACALHAU

bacalhau

Clássico para Semana Santa, esta receita é facílima de fazer (é refogar, cobrir com ovos batidos e levar ao forno), rende bem, tem um belo atalho (pule várias etapas usando bacalhau dessalgado, desfiado e congelado) e faz bonito na mesa.

INGREDIENTES

  • 500 g de bacalhau dessalgado, desfiado e congelado
  • 200 g de camarões descascados e limpos (nós usamos o cinza médio)
  • 400 g de palmito pupunha fresco (cerca de 3 toletes)
  • 2 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • ½ pimenta dedo-de-moça (sem sementes)
  • caldo de 1 limão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de urucum (ou colorau)
  • 3 talos de cebolinha
  • ½ maço de coentro
  • 6 ovos
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ˚C (temperatura média). Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Coloque o bacalhau congelado e deixe cozinhar por 10 minutos ele vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Lave e pique fino a pimenta dedo-de-moça. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Corte os toletes de palmito ao meio, no sentido do comprimento, corte cada metade ao meio novamente e fatie em pedaços de 1 cm. Corte as azeitonas em quartos. Lave, seque e pique fino a cebolinha e o coentro.

Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e reserve sobre a panela para escorrer bem a água se necessário desfie em pedaços menores. Enquanto isso, prepare o refogado.Leve uma panela de barro média ao fogo baixo (se preferir, prepare o refogado em qualquer panela e transfira para um refratário que comporte cerca de 2 litros antes de finalizar com os ovos batidos e ir ao forno). Quando aquecer, regue com 3 colheres (sopa) de azeite e adicione a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Junte o alho e misture bem para perfumar. Acrescente os tomates, a pimenta e o urucum, mexa bem por cerca de 1 minuto para formar uma pastinha. Junte o palmito, tempere com sal e refogue por mais 5 minutos.

Abra espaço no centro da panela e regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente os camarões, tempere com sal e mexa por apenas 1 minuto – se o camarão cozinhar demais pode ficar borrachudo. Junte o bacalhau, as azeitonas e mexa por cerca de 5 minutos, para o bacalhau desmanchar em pedaços menores. Regue com o caldo de limão, misture bem, prove e acerte o sal. Desligue o fogo, misture o coentro e a cebolinha picados e finalize com mais um fio de azeite. Reserve.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras em neve: comece batendo em velocidade baixa; quando começar a espumar, aumente a velocidade e bata por mais 5 minutos até firmar. Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo a cada adição apenas para misturar. Por último, tempere os ovos batidos com uma pitada de sal. 

Com a espátula, nivele o refogado de bacalhau na panela de barro (ou transfira para o refratário) e cubra com os ovos batidos. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até inflar e dourar. Sirva a seguir com azeite e folhas de coentro a gosto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

28 comentários em “Como Fazer Empadão Cremoso de Bacalhau: Delícia à Sua Mesa”

Deixe um comentário