COMO FAZER MANDIOCA ASSADA COM MOLHO

COMO FAZER MANDIOCA ASSADA COM MOLHO

COMO FAZER MANDIOCA ASSADA COM MOLHO, a mandioca fica deliciosa assim, cortada em fatias grandes, que saem douradas do forno, prontas para receber um molho cítrico e bem fresco, que, além do coentro, leva salsinha, pimenta-de-cheiro e limão. Macia por dentro, a mandioca brilha como acompanhamento para carnes, aves ou ensopados. Mas sabe como pode ficar ainda mais genial? Servida como petisco.

INGREDIENTES

  • 1 kg de mandioca crua descascada
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a mandioca em fatias grandes de cerca de 8 cm; transfira para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela cerca de 2 litros são suficientes.

Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos a mandioca deve estar cozida, mas ainda firme para ser cortada antes de ir ao forno.

Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até que pare de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Escorra a água da mandioca cozida e deixe amornar o bastante para que você consiga manusear os pedaços. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 

Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e descarte a fibra central. Corte cada metade em fatias de cerca de 3 cm, no sentido da largura se a mandioca estiver muito grande, divida o pedaço em quartos antes de cortar as fatias. 

Regue uma assadeira grande, de preferência antiaderente, com 1 colher (sopa) do azeite. Distribua as fatias de mandioca, uma ao lado da outra, sem amontoar. Tempere com sal e regue com o restante do azeite.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos na metade do tempo, vire os pedaços com uma espátula para que os lados dourem por igual. Enquanto isso, prepare o molho.

Retire a mandioca assada do forno e sirva a seguir com o molho de coentro.

PARA O MOLHO DE COENTRO

INGREDIENTES

  • 8 ramos de coentro
  • 8 ramos de salsinha
  • 2 pimentas-de-cheiro
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de limão
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Lave e seque as ervas e a pimenta-de-cheiro. Pique fino o coentro e a salsinha.  Corte as pimentas ao meio, no sentido do comprimento; com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e pique fino as metades.

Numa tigela, misture as ervas com a pimenta, o caldo de limão e o azeite. Tempere com sal e reserve.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode adiantar a etapa de cozimento da mandioca e mantê-la guardada na geladeira (por até 3 dias) ou no freezer (por até 3 meses). Daí, no dia de servir, é só mandar direto para o forno preaquecido!

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite a panela de pressão e cozinhe 200 g de mandioca (cerca de 2 pedaços de 8 cm) a mais para preparar um surpreendente pudim de mandioca com cumaru. 

FAÇA TAMBÉM MANDIOCA FRITA

Um dos petiscos mais amados do Brasil é a mandioca frita. Crocante e salgadinha, ela é fora de série!

INGREDIENTES

  • 1 kg de mandioca
  • óleo para fritar
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com uma faca afiada, descasque a mandioca. Corte a mandioca em pedaços (8 cm) de comprimento. Em seguida, corte cada pedaço ao meio, e cada metade ao meio novamente. Passe os pedaços ligeiramente sob água corrente, para retirar a terra. Escorra e reserve. 

Numa panela grande, coloque as mandiocas, o sal e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. 

Deixe cozinhar por 10 minutos, ou até que as mandiocas fiquem macias. Para verificar o ponto, espete alguns pedaços com um garfo. Se estiver macia, está cozida.

Escorra a água das mandiocas, com a ajuda de uma peneira, e deixe esfriar. Numa panela média, coloque óleo, o suficiente para cobrir as mandiocas, e leve ao fogo alto para aquecer. 

Quando o óleo estiver quente, coloque os pedaços de mandiocas e frite até que eles fiquem ligeiramente dourados.  Com cuidado, retire as mandiocas com uma escumadeira e coloque sobre um prato com papel-toalha.  Tempere com sal e sirva a seguir.

FAÇA BOLO DE MANDIOCA CREMOSO COM CALDA DE COCO

Mandioca com coco é uma combinação acertada de sabores. Este bolo é fácil de preparar e fica tão cremoso quanto saboroso. Sirva puro ou com uma colherada de goiabada para acompanhar o café da tarde (se tiver um gringo de visita em casa, aproveite para se exibir com esta receita)

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 500 g de mandioca
  • 3 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de coco ralado seco
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar a assadeira

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 28 cm x 18 cm.

Descasque, lave e corte a mandioca em pedaços pequenos de 3 cm. No liquidificador, bata a mandioca com os ovos, o açúcar, o leite e o sal, até ficar liso. Transfira para uma tigela e, com uma espátula, misture o coco seco ralado.

Transfira a massa para a assadeira untada, nivele com a espátula e leve ao forno para assar por 40 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe amornar. Enquanto isso, prepare a calda.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco , de preferência caseiro (cerca de 200 ml)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 rama de canela

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, coloque o leite de coco, o açúcar e a canela. Misture delicadamente, para dissolver o açúcar e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Desligue o fogo.

Com um garfo, faça furos no bolo – assim ele absorve bem a calda. Descarte a rama de canela e regue a calda, ainda quente, sobre o bolo. Deixe esfriar antes de servir.

OBS.: Se preferir, sirva o bolo puro ou troque a calda por uma colherada de goiabada cremosa.

PALITOS DE MANDIOCA ASSADA

Por que assar a mandioca, se frita ela é tão saborosa? Assada, fica mais crocante com menos trabalho – e é tão saborosa quanto a frita. Atenção ao tempo de cozimento na pressão: a mandioca precisa estar cozida, mas ainda firme, para ser cortada em palito.

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de mandioca (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Corte a mandioca em fatias grandes de cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.

Tampe e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos – a mandioca deve estar cozida mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.

Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até os pedaços ficarem dourados – na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

2 comentários em “COMO FAZER MANDIOCA ASSADA COM MOLHO”

Deixe um comentário