COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA

COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA

Como fazer medalhão ao molho madeira, O clássico dos restaurantes e dos casamentos preparado na cozinha da sua casa e – o melhor de tudo – em coisa de quinze minutos. Pode marcar o jantar romântico que o cardápio está resolvido. Uma dica: antes de começar, separe todos os ingredientes mesmo. Como o preparo é bem rápido, assim você não corre o risco de se atrapalhar.

PARA O MEDALHÃO

INGREDIENTES

  • 2 medalhões de filé mignon (150 g cada)
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Retire o filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos – eles não podem estar gelados na hora de ir para frigideira. Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com o azeite e gire para cobrir todo o fundo. Disponha os dois medalhões, um ao lado do outro, e deixe dourar por 3 minutos de cada lado a carne vai ficar dourada por fora e mal passada no centro. Transfira os medalhões para um prato e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto prepara o molho.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de extrato de tomate
  • ¼ de xícara (chá) de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de água fervente
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Atenção: não lave a frigideira, os queimadinhos da carne dão sabor ao molho. Assim que derreter, acrescente a farinha e misture bem, por 2 minutos, para formar uma pastinha.

Junte o extrato de tomate e mexa por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com a espátula para dissolver os queimadinhos e o roux ficar com uma cor de ferrugem.

Adicione o vinho e mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (se preferir, utilize um batedor de arame). Misture a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho reduzir e engrossar levemente – isso leva uns 2 minutos. Verifique o ponto com uma colher: o molho deve formar uma camada brilhante nas costas da colher. Sirva a seguir sobre os medalhões.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DE CARNE COM MAÇÃS ASSADAS

Você acaba de encontrar a melhor receita de bolo de carne que já viu. Os segredos para ele ficar perfeito são muitos: vai maçã ralada na massa, que mistura carne suína e bovina, e é coberta com fatias de bacon. Para deixar ainda mais especial, tem o perfume das especiarias e o acompanhamento de maçãs, cebolas e alhos assados.

INGREDIENTES

  • 400 g de patinho moído
  • 300 g de pernil suíno moído
  • 12 fatias de bacon (cerca de 250g)
  • 3 cebolas
  • 1 maçã tipo fuji
  • 8 minimaçãs
  • 1 cabeça de alho inteira para assar
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 8 ramos de sálvia
  • 1 ½ colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • azeite a gosto
  • noz-moscada ralada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • salada de agrião a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa fôrma de bolo inglês com capacidade para 1 litro (25 cm de comprimento), disponha as fatias de bacon, transversalmente uma ao lado da outra para cobrir todo o fundo e laterais da fôrma. Sobreponha a extremidade de uma fatia à outra para evitar que o bolo abra ao assar.

Retire as carnes da geladeira antes de preparar os outros ingredientes –  elas devem estar em temperatura ambiente na hora de ir ao forno. Descasque e pique fino 1 cebola. Lave e corte a maçã fuji em quartos; descarte as sementes e passe pela parte grossa do ralador usando a casca para proteger as mãos. Numa tigela pequena quebre o ovo e apenas misture a clara à gema.

Numa tigela grande coloque as carnes moídas, junte a cebola picada, a farinha de rosca, o ovo e a maçã ralada (com o caldo). Tempere com a páprica, o gengibre, a canela, 2 colheres (chá) de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos para incorporar todos os ingredientes formando uma massa.

Transfira a massa para a fôrma forrada com o bacon, pressionando com as mãos para ficar bem compacta – a carne tende a encolher ao assar, por isso é importante estar bem compactada, assim o bolo não racha ao desenformar. Dobre as pontinhas das fatias de bacon sobre a carne e aperte novamente. Coloque a fôrma no centro de uma assadeira grande e reserve.

Mantenha a cabeça de alho inteira e corte apenas a ponta dos dentes. Corte o restante das cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque – dessa forma os gomos permanecem unidos ao assar. Lave e seque as oito minimaçãs. Corte quatro delas ao meio mantendo a casca. Com o descascador de legumes (ou faca), retire uma faixa central da casca das outras quatro maçãs, no sentido horizontal (como se fosse um cinto). 

Distribua os ingredientes na assadeira ao redor da fôrma: as minimaçãs inteiras, as metades de maçã com a casca para cima, a cabeça de alho e as cebolas cortadas em quartos. Regue os ingredientes com 2 colheres (sopa) de azeite.

Leve a assadeira ao forno para assar por 30 minutos, até que a carne esteja cozida mas ainda úmida – note que a superfície da carne está cozida e o bolo começa a desgrudar da lateral da fôrma. Retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 240 ºC (temperatura alta).

Deixe o bolo de carne descansar por 5 minutos antes de desenformar – assim dá tempo do forno aquecer e você corre menos risco do bolo de carne rachar. Com uma espátula, afaste as maçãs e legumes assados para as extremidades da assadeira. Com cuidado, segure as pontas da fôrma com um pano de prato e vire de uma só vez no centro da assadeira para desenformar o bolo de carne, deixando a parte do bacon para cima.

Redistribua as maçãs e legumes na assadeira e disponha os ramos de sálvia. Regue o bolo de carne e as sálvias com um fio de azeite. Volte a assadeira ao forno para assar por mais 40 minutos, para o bolo terminar de cozinhar e o bacon dourar. Retire do forno e transfira o bolo de carne para uma travessa. Sirva a seguir com as maçãs, cebolas e alho assados e saladinha de agrião.

DICA IMPORTANTE:

Para o bolo ficar com o topo arredondado, usamos uma fôrma do tipo calha, de 32 cm x 9 cm x 5 cm.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA”

Deixe um comentário