
Como Fazer Mungunzá Salgado, Receita de mungunzá salgado cearense com costelinha, calabresa e carne seca, muito fácil de fazer e delicioso! Essa é uma receita de mungunzá salgado, também chamado de canjica salgada ou mungunzá cearense, ele é um caldinho com milho, costelinha, calabresa e carne seca. Se você só conhece o mungunzá doce pode achar esse um pouco estranho, mas o sabor vai te encantar com certeza.
Como fazer mungunzá salgado?
Ingredientes:
- 250g de milho para canjica amarelo (mungunzá)
- 1/2 colher (de sopa) de óleo
- 50g de bacon picado
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola média picada
- 1 linguiça calabresa em rodelas
- 1 paio em rodelas
- 300g de costelinha de porco dessalgada
- 250g de carne-seca dessalgada
- 2 tomates sem sementes, picados
- 3 xícaras de água
- Pimenta-do-reino à gosto
- 2 tabletes de caldo de costela
- 2 colheres (de sopa) de coentro fresco picado
- 2 colheres (de sopa) de cebolinha-verde picada
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o milho, adicione 1 litro e 1/2 de água e leve ao fogo médio, após pegar pressão, cozinhe por 40 minutos. Retire a pressão e transfira os grãos e o caldo pra um recipiente, reserve. Na mesma panela de pressão coloque o óleo e o bacon, frite até dourar, junte o alho e a cebola e deixe refogar. Junte a linguiça, o paio, a costelinha, a carne-seca e os tomates e refogue bem. Acrescente o restante da água e os caldos de costela, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, após pegar pressão.Desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela e junte os grãos com o caldo reservado, o coentro e a cebolinha verde, tempere com pimenta-do-reino. Deixe ferver por cerca de 30 minutos, em fogo baixo e está pronto!
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM MUNGUNZÁ DOCE (CANJICA)
Do repertório da comida-conforto, é doce com sabor de infância. Indispensável nas festas juninas, a canjica faz bonito em outros momentos de festa, incluindo na mesa de sobremesa de Ano Novo, para acrescentar aquele charme que só a nossa culinária regional tem. O toque diferente fica por conta das raspas de laranja e mel.
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de canjica
- 1 litro de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 200 ml de leite de coco
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 cravos-da-índia
- 1 rama de canela
- raspas de 1 laranja-baía
- mel a gosto para servir
- amendoim torrado sem casca e picado a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque a canjica e cubra com 3 xícaras (chá) de água. Tampe com um prato e deixe de molho em temperatura ambiente por 12 horas – o demolho amolece o milho e retira o excesso de amido. Passado o tempo do demolho, escorra a água e transfira a canjica para a panela de pressão. Adicione 1 litro de água, os cravos e a canela. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Após os 40 minutos de cozimento, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Adicione o leite, o leite de coco e o açúcar. Volte a panela sem a tampa ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até o caldo engrossar levemente. Atenção: se você estiver preparando a canjica no dia anterior ao de servir, ou se prefere comer a canjica fria, deixe cozinhar por menos tempo, cerca de 20 minutos, pois a canjica engrossa bastante ao esfriar.
Desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir regada com raspas de laranja, mel e polvilhada com amendoim.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango