Como Fazer o Delicioso Bolo Nuvem

Como Fazer o Delicioso Bolo Nuvem

Como Fazer o Delicioso Bolo Nuvem, o bolo nuvem, também conhecido como Angel Food Cake, é um bolo leve e fofo, caracterizado por sua textura macia e sabor delicado. Ele é chamado de “nuvem” devido à sua consistência aerada, semelhante a uma nuvem.

A receita tradicional do bolo nuvem é feita com ingredientes simples, como ovos, açúcar, farinha de trigo e essência de baunilha. Uma das principais características desse bolo é a ausência de gordura, como manteiga ou óleo. Isso contribui para a sua textura leve e sabor suave.

Para obter a textura aerada e macia, as claras dos ovos são batidas em neve e incorporadas à massa. Isso adiciona ar à massa e ajuda a criar a estrutura do bolo. O bolo nuvem é assado em uma forma alta e estreita, geralmente sem furo no centro, para que a massa possa subir e expandir adequadamente.

Após o cozimento, o bolo nuvem é invertido e deixado para esfriar completamente na forma. Isso ajuda a evitar que o bolo murche, mantendo sua textura leve e fofa. Ao desenformar, o bolo pode ser polvilhado com açúcar de confeiteiro para adicionar um toque decorativo.

O bolo nuvem pode ser servido puro, com uma calda leve ou acompanhado de frutas frescas e chantilly. Sua simplicidade o torna um ótimo complemento para sobremesas mais elaboradas, como tortas ou mousses.

É importante seguir cuidadosamente as instruções da receita ao preparar um bolo nuvem, pois a proporção correta dos ingredientes e as técnicas de bater as claras em neve são essenciais para obter a textura desejada. Além disso, devido à ausência de gordura, ele pode ressecar mais rapidamente do que outros bolos, portanto, é recomendável consumi-lo no dia em que foi feito ou armazená-lo adequadamente para preservar sua umidade.

O bolo nuvem é uma opção deliciosa para quem busca uma sobremesa leve e com baixo teor de gordura. Sua textura suave e sabor delicado o tornam uma escolha popular em diversas ocasiões, desde festas de aniversário até chás da tarde. Experimente essa receita e delicie-se com um bolo nuvem incrivelmente fofo!

Receita Completa do Bolo Nuvem

Ingredientes:

  • 6 ovos separados (claras e gemas)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 160°C. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Em outra tigela, bata as gemas dos ovos com 3/4 xícara de açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Adicione a mistura de farinha de trigo à mistura de gemas, alternando com a água e o amido de milho. Adicione a essência de baunilha e misture até obter uma massa homogênea.

Em outra tigela, bata as claras dos ovos em neve com uma pitada de sal. Quando começarem a firmar, adicione gradualmente 1/4 xícara de açúcar e bata até que as claras fiquem firmes e brilhantes. Com cuidado, adicione as claras em neve à mistura de massa, misturando delicadamente com uma espátula até incorporar.

Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Asse no forno pré-aquecido por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar antes de desenformar e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Dicas:

  • Certifique-se de que a tigela e os batedores que serão usados para bater as claras estejam completamente limpos e secos, caso contrário, as claras não ficarão firmes.
  • Adicione o açúcar gradualmente ao bater as claras em neve para garantir que elas fiquem firmes e brilhantes.
  • O bolo pode ser servido sozinho ou com uma calda de sua preferência.

Rendimento: Esta receita rende um bolo nuvem com cerca de 8 a 10 porções.

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE CLARAS

Para os adultos, pudim de claras remete à infância. Para as crianças, faz pensar em nuvens adocicadas com calda de caramelo.

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • ¾ de xícaras (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Preaqueca o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro. 

Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. – leva cerca de 10 minutos.  Segure a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 10 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da outra e deixe a clara escorrer numa tigela; coloque a gema em outra; transfira a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com todos os ovos. Use uma tigela para escorrer a clara, antes de colocar na tigela da batedeira, assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde toda a receita. As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. 

Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos – cerca de 10 a 15 minutos. 

Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim. 

Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem – dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos. 

Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. 

Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível – a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira.

FAÇA TAMBÉM MANJAR BRANCO

Um clássico da cozinha brasileira em versão toda especial! Esta receita tem dois segredos para ficar maravilhosamente cremosa e doce na medida certa: usar amido de milho em vez de gelatina e acrescentar 1 lata de leite condensado. Sobremesa fácil de fazer e que sempre faz sucesso.

PARA O MANJAR

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • óleo para untar a fôrma

MODO DE PREPARO

Unte com uma camada fina de óleo uma fôrma redonda de furo no meio de 22 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura (se quiser utilizar uma fôrma de outro modelo, considere o volume de 1.750 ml).

Numa panela média, junte o leite de coco, 3 xícaras (chá) do leite, o leite condensado e misture bem com um batedor de arame. Numa tigela pequena, dissolva o amido no restante do leite.

Leve a panela com a mistura de leite ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e junte o leite com amido dissolvido. Mexa bem com o batedor de arame por cerca de 3 minutos, até formar um creme grosso – atenção para o ponto: o creme fica levemente marcado com o batedor de arame, não deixe engrossar demais para não ficar com grumos.

Desligue o fogo e transfira imediatamente o creme de coco para a fôrma untada – raspe bem o fundo da panela e nivele com uma espátula de silicone. Cubra a fôrma com filme, em contato com o manjar – isso evita a formação de uma película grossa na base do doce. Deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar a calda de ameixa.

Assim que o manjar estiver morno, leve à geladeira para firmar por no mínimo 3 horas. Se preferir, prepare o manjar no dia anterior.

Na hora de servir: retire a fôrma da geladeira e passe a ponta de uma faquinha na lateral para soltar o manjar (ou, com as pontas dos dedos, descole delicadamente o manjar da lateral da fôrma). Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir com a calda de ameixa.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 300 g de ameixa seca com caroço (cerca de 2 xícaras)
  • 2 ½ xícaras (chá) de água
  • ¾ xícara (chá) de açúcar
  • 1 rama de canela

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture a água com o açúcar até dissolver. Acrescente a ameixa e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. Junte a canela e deixe cozinhar por mais 5 minutos para dar sabor à calda.

Transfira a calda para uma tigela (ou compoteira) e deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira para esfriar.

Obs.: caso queira utilizar a ameixa sem caroço, após ferver deixe cozinhar por 20 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. O tempo de cocção é menor porque a ameixa sem caroço tende a desmanchar mais facilmente e ficar macia mais rápido.

QUER VARIAR O SABOR?

Experimente servir o manjar de coco com calda de damasco ou farofinha doce de coco.

PLANEJAMENTO

Tanto o manjar como a calda de ameixa podem ser preparados com antecedência e armazenados na geladeira. Deixe para desenformar apenas no dia de servir para evitar que o manjar resseque. O manjar dura até 5 dias na geladeira. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

6 comentários em “Como Fazer o Delicioso Bolo Nuvem”

Deixe um comentário