Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho, hoje vamos ensinar a fazer pão caseiro fofinho e econômico. Você pode ter este delicioso pão pronto para seus convidados em menos de 150 minutos. Esta receita rende até 2 porções e é muito fácil de fazer.  
Aprenda a fazer pão com sabor melhor do que assado. Você vai fazer pão caseiro fofinho e comê-lo quentinho em casa. Imagine a manteiga derretendo em uma fatia de pão que você mesmo fez.
Este pão caseiro é salgado, mas tem 5 colheres de sopa de açúcar na massa porque o açúcar é alimento para o fermento biológico. Então o fermento funciona e a massa cresce. É importante usar leite para que o pão fique macio. Se quiser mais crocante, pode substituir o leite por água.

Dicas Para Crescer a Massa do Seu Pão Caseiro

Use leite morno ou água morna para permitir que o fermento se multiplique e a massa cresça bem. Cuidado para não usar leite muito quente, isso mata as bactérias, fazendo com que o pão não cresça. O fermento só precisa de um pouco de calor para fazer seu trabalho e o pão ficará fofo. É importante respeitar os tempos de descanso e crescimento da massa. Se estiver frio, leve a massa ao forno, ligeiramente ligado, com a porta entreaberta.
Esta massa funciona muito bem. Enquanto ainda estávamos trabalhando nisso, estava começando a fermentar. Demora cerca de 10 minutos a amassar, não necessita de amassar nem de fazer muito esforço. Não deixe a massa muito dura, ela fica pegajosa, mas não pegajosa. Damos pontos na massa enquanto amassamos, então não coloque toda a farinha de trigo de uma vez.

Ingredientes Para Pão Caseiro Fofinho

  • 3 ovos
  • 5 colheres (sopa) de açúcar (75 g)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (75 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 1 1/4 xícara de leite morno (250 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10 g)
  • 7 xícaras de farinha de trigo (700 g)
  • 1 gema de ovo para pincelar

Modo de Preparo

Adicione os ovos, o açúcar, o fermento seco, a manteiga, o sal e o leite morninho. Bata por 2 minutos. O leite não pode ser muito quente, se não mata as bactérias do fermento. Transfira o conteúdo para uma vasilha e adicione um pouco da farinha de trigo, e vá mexendo com uma colher. Vá adicionando o trigo aos poucos e mexendo até que a massa fique pesada; Polvilhe trigo em uma superfície e coloque a massa. Polvilhe trigo na massa também e vá mexendo com as mãos, até que fique uma massa lisa e bonita, não precisa sovar, é uma massa fácil de trabalhar; Faça uma bola com a massa e deixe descansar num recipiente coberto por 1 hora;

Divida a massa do pão em duas partes, mexa mais um pouco e abra uma delas com um rolo de macarrão. É fácil, a massa não vai grudar. Enrole a massa para que fique com as bordas bonitas e faça o mesmo com a outra metade; Coloque as duas partes em uma forma untada, cubra com um plástico e deixe descansar por mais uma hora. A massa de pão estará bem crescida. Pincele com uma gema de ovo e leve para assar em forno, pré-aquecido a 200ºC, por 25 minutos e está pronto. É só se deliciar com esse pão caseiro fofinho.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PÃO DE FÔRMA CASEIRO

Sabia que dá para fazer pão de fôrma em casa? Então anota aí: com ele você faz torrada, sanduíche no tostex e um canapé delicioso. A vantagem de fazer em casa é que dá para fatiar na espessura que quiser – e se sobrar, dá-lhe rabanada!

INGREDIENTES

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
  • 2 colheres (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita – eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos. 

Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar. 

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente o restante de água morna aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão. 

Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar – não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho. 

Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho. 

Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente não há necessidade de untar). 

Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades até formar um retângulo. Para modelar os pães: dobre a base do retângulo (lado maior da massa) até o centro e aperte delicadamente; cubra com a base oposta e aperte bem para selar; dobre cerca de 4 cm das laterais (use a fôrma de bolo inglês como referência para o tamanho) e aperte bem as emendas para selar. 

Transfira as massas, com a emenda voltada para baixo, para as fôrmas untadas. Cubra com um pano de prato limpo (ou filme) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca.

DICA DE ARMAZENAMENTO

O pão de fôrma caseiro permanece macio por 5 dias e pode ser congelado em fatias por até 3 meses no congelador. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

29 comentários em “Como Fazer Pão Caseiro Fofinho”

  1. Bom dia, adoro suas receitas principalmente de pães. Suas dicas são de grande utilização dá-se, porque muitas vezes fazemos um pão e quase não cresce, agora só faço com leite morno. Muito obrigada por permitir que eu fizesse parte desse maravilhoso grupo!

    Responder

Deixe um comentário