Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho, hoje vamos ensinar a fazer pão caseiro fofinho e econômico. Você pode ter este delicioso pão pronto para seus convidados em menos de 150 minutos. Esta receita rende até 2 porções e é muito fácil de fazer.  
Aprenda a fazer pão com sabor melhor do que assado. Você vai fazer pão caseiro fofinho e comê-lo quentinho em casa. Imagine a manteiga derretendo em uma fatia de pão que você mesmo fez.
Este pão caseiro é salgado, mas tem 5 colheres de sopa de açúcar na massa porque o açúcar é alimento para o fermento biológico. Então o fermento funciona e a massa cresce. É importante usar leite para que o pão fique macio. Se quiser mais crocante, pode substituir o leite por água.

Dicas Para Crescer a Massa do Seu Pão Caseiro

Use leite morno ou água morna para permitir que o fermento se multiplique e a massa cresça bem. Cuidado para não usar leite muito quente, isso mata as bactérias, fazendo com que o pão não cresça. O fermento só precisa de um pouco de calor para fazer seu trabalho e o pão ficará fofo. É importante respeitar os tempos de descanso e crescimento da massa. Se estiver frio, leve a massa ao forno, ligeiramente ligado, com a porta entreaberta.
Esta massa funciona muito bem. Enquanto ainda estávamos trabalhando nisso, estava começando a fermentar. Demora cerca de 10 minutos a amassar, não necessita de amassar nem de fazer muito esforço. Não deixe a massa muito dura, ela fica pegajosa, mas não pegajosa. Damos pontos na massa enquanto amassamos, então não coloque toda a farinha de trigo de uma vez.

Ingredientes Para Pão Caseiro Fofinho

  • 3 ovos
  • 5 colheres (sopa) de açúcar (75 g)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (75 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 1 1/4 xícara de leite morno (250 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10 g)
  • 7 xícaras de farinha de trigo (700 g)
  • 1 gema de ovo para pincelar

Modo de Preparo

Adicione os ovos, o açúcar, o fermento seco, a manteiga, o sal e o leite morninho. Bata por 2 minutos. O leite não pode ser muito quente, se não mata as bactérias do fermento. Transfira o conteúdo para uma vasilha e adicione um pouco da farinha de trigo, e vá mexendo com uma colher. Vá adicionando o trigo aos poucos e mexendo até que a massa fique pesada; Polvilhe trigo em uma superfície e coloque a massa. Polvilhe trigo na massa também e vá mexendo com as mãos, até que fique uma massa lisa e bonita, não precisa sovar, é uma massa fácil de trabalhar; Faça uma bola com a massa e deixe descansar num recipiente coberto por 1 hora;

Divida a massa do pão em duas partes, mexa mais um pouco e abra uma delas com um rolo de macarrão. É fácil, a massa não vai grudar. Enrole a massa para que fique com as bordas bonitas e faça o mesmo com a outra metade; Coloque as duas partes em uma forma untada, cubra com um plástico e deixe descansar por mais uma hora. A massa de pão estará bem crescida. Pincele com uma gema de ovo e leve para assar em forno, pré-aquecido a 200ºC, por 25 minutos e está pronto. É só se deliciar com esse pão caseiro fofinho.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

9 comentários em “Como Fazer Pão Caseiro Fofinho”

Deixe um comentário