Como fazer pão de frigideira: Receita rápida e fácil para iniciantes na cozinha

COMO FAZER PÃO DE FRIGIDEIRA

Como fazer pão de frigideira, Você não precisa nem acender o forno para ter um pão fresquinho feito em casa. Este pão de frigideira fica pronto em meia hora. Vai fermento de bolo, não precisa nem esperar crescer. É misturar, modelar e assar.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha. Coloque a água em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante da água aos poucos, misturando até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada de trabalho levemente enfarinhada e sove por 3 minutos no início, ela pode grudar nos dedos, mas fica mais consistente e lisinha durante a sova, evite adicionar mais farinha, que vai deixar o pão duro.

Forme um cilindro com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 6 pedaços iguais. Cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer. Leve uma frigideira grande (de preferência de ferro, ou uma chapa), para aquecer em fogo alto. Polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra uma porção da massa até formar um disco de 20 cm de diâmetro – polvilhe farinha sobre a massa e no rolo durante o processo para não grudar.

Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco de massa e faça vários furos com um garfo – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe “assar” por cerca de 2 minutos, ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire o pão e doure por mais 2 minutos. Transfira a piadina para um prato e cubra com um pano limpo para manter os pães macios e quentinhos. Repita com o restante da massa e, a cada duas piadinas preparadas, retire o excesso de farinha do fundo da frigideira com um pano para não queimar. Sirva a seguir. Experimente servir com tomates frescos, muçarela de búfala, manjericão e azeite.
 

COMO ARMAZENAR

Em saco bem fechado, por até três dias

PODE CONGELAR

Se não quiser fazer todos os discos, congele a massa restante, já porcionada, mas antes de abrir (em bolinhas). Na hora que quiser usar, tire do freezer com antecedência. Quando a massa estiver mole de novo, retome o preparo a partir do passo 4. Se preferir, você pode congelar os discos de piadina prontos e descongelar diretamente na frigideira, lembre-se de borrifar o pão com água e tampar para não ressecar.

Dicas de acompanhamentos:

Como fazer Pão de Aveia de Frigideira: Receita Rápida e Prática

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com pão de frigideira:

  1. Geleia ou compota de frutas: A doçura da geleia contrasta perfeitamente com o sabor neutro do pão de frigideira.
  2. Manteiga ou margarina: Espalhe uma camada de manteiga ou margarina sobre o pão quente para um sabor rico e cremoso.
  3. Requeijão ou cream cheese: Esses queijos cremosos adicionam umidade e sabor ao pão de frigideira.
  4. Patês ou pastas: Experimente patês de vegetais, azeitonas ou grão-de-bico para um toque extra de sabor.
  5. Ovos mexidos ou omelete: Sirva o pão de frigideira com ovos mexidos ou uma omelete para um café da manhã substancioso.
  6. Saladas: Acompanhe o pão de frigideira com uma salada fresca de folhas verdes ou legumes para uma refeição equilibrada.
  7. Queijos fatiados: Adicione queijos como cheddar, muçarela ou queijo branco para uma opção mais indulgente.
  8. Presunto, peito de peru ou salmão defumado: Combine o pão de frigideira com proteínas salgadas para uma refeição mais completa.
  9. Tomate e manjericão: Fatias de tomate fresco e folhas de manjericão adicionam frescor e cor ao prato.
  10. Guacamole ou abacate amassado: A cremosidade do abacate complementa perfeitamente a textura do pão de frigideira.

Informações nutricionais:

Como fazer Pão de Aveia de Frigideira: Receita Rápida e Prática

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita de pão de frigideira. No entanto, vou fornecer uma estimativa geral com base em uma receita típica de pão de frigideira. Lembre-se de que esses valores são aproximados e podem variar:

  • Calorias: Aproximadamente 200-250 kcal
  • Carboidratos: Cerca de 35-40g
  • Proteínas: Aproximadamente 5-7g
  • Gorduras totais: Cerca de 5-8g
  • Gorduras saturadas: Aproximadamente 1-2g
  • Gorduras trans: Geralmente baixas ou ausentes, dependendo dos ingredientes
  • Fibra dietética: Cerca de 2-3g
  • Açúcares: Geralmente baixos, dependendo dos ingredientes adicionados
  • Sódio: Aproximadamente 300-400mg, dependendo do teor de sal adicionado

Estas são apenas estimativas e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na receita. Recomenda-se sempre verificar os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais e fazer ajustes de acordo com as necessidades dietéticas individuais.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BRIOCHE DE FÔRMA

INGREDIENTES

  • 3 ⅓ de xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 30 g de fermento biológico fresco (dois tabletes)
  • 5 ovos
  • 250 g de manteiga
  • 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar nos pães (opcional)

MODO DE PREPARO

Corte a manteiga gelada em cubos de cerca de 2 cm.  Na batedeira, com o gancho, coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento biológico, esfarelando os tabletes com os dedos. Comece a bater em velocidade baixa e vá juntando os ovos, um por vez, batendo bem entre cada adição.  Sem parar de bater, junte os cubos de manteiga, aos poucos. Deixe batendo por mais 10 minutos ou até formar uma massa homogênea. 

Numa superfície bem enfarinhada, trabalhe a massa delicadamente, sovando apenas algumas vezes, até desgrudar das mãos. Transfira para um recipiente com tampa e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Corte a massa em duas partes iguais. Espalhe um pouco de farinha numa superfície e também no rolo. Abra cada massa até formar um retângulo de cerca de 20 cm x 30 cm. 

Enrole cada retângulo como se fosse um rocambole e transfira para as fôrmas de bolo inglês. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente, numa área fresca, por 2 horas. Quando faltar 20 minutos para o tempo de descanso, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Na hora de assar, pincele a superfície dos pães com o ovo batido com água – isso deixa os brioches brilhantes depois de assados. Leve os pães ao forno para assar por 15 minutos. Diminua a temperatura para 100 ºC (temperatura baixa) e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na própria fôrma. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE: EQUIPAMENTO

Para esta receita, o ideal é usar uma batedeira que tenha gancho – uma ferramenta específica para fazer pães. Caso contrário, vale colocar numa tigela bem grande e misturar os ingredientes com as mãos, até formar uma massa homogênea. Isso significa que os passos 2 e 3 serão feitos manualmente. Leva mais tempo, dá trabalho, mas dá certo. Atenção: você vai precisar de duas fôrmas de bolo inglês de cerca de 22 cm x 10 cm cada.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

26 comentários em “Como fazer pão de frigideira: Receita rápida e fácil para iniciantes na cozinha”

Deixe um comentário