Como Fazer Pão Integral com Nozes: Receita Caseira para uma Alimentação Saudável

COMO FAZER PÃO INTEGRAL COM NOZES

O Pão Integral com Nozes é uma variação saborosa e nutritiva do pão tradicional, incorporando nozes à massa para adicionar textura, sabor e valor nutricional. Aqui estão algumas informações sobre este tipo de pão:

Origem: Não há uma origem específica atribuída ao Pão Integral com Nozes, mas sua criação está associada à busca por opções de pães mais saudáveis e nutritivas. A combinação de nozes com pão integral provavelmente surgiu da experimentação culinária de padeiros e chefs que buscavam adicionar mais nutrientes e sabor aos pães.

Ingredientes e Nutrição: Os ingredientes básicos para fazer Pão Integral com Nozes incluem farinha integral, fermento, água, sal e nozes picadas. A farinha integral é uma fonte rica de fibras, minerais e vitaminas, enquanto as nozes fornecem gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais, como ômega-3 e vitamina E. Esses ingredientes combinados fazem do Pão Integral com Nozes uma escolha saudável e nutritiva.

Popularidade no Brasil: O Pão Integral com Nozes tem ganhado popularidade no Brasil, especialmente nas áreas urbanas e em regiões onde há uma tendência crescente em direção a hábitos alimentares mais saudáveis. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, tendem a ter uma demanda maior por opções de pães integrais e funcionais, incluindo variações com nozes.

Estabelecimentos e Padarias: Padarias especializadas em pães artesanais e saudáveis são os lugares mais prováveis onde se pode encontrar Pão Integral com Nozes. Além disso, mercados naturais, lojas de produtos orgânicos e até mesmo algumas padarias convencionais podem oferecer essa variedade de pão devido à crescente demanda por opções mais saudáveis.

Em resumo, o Pão Integral com Nozes é uma opção deliciosa e nutritiva de pão que está se tornando cada vez mais popular no Brasil, especialmente em áreas urbanas e em estabelecimentos que valorizam ingredientes naturais e funcionais em suas receitas de panificação.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • ½ colher (sopa) de mel
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo integral para polvilhar
  • água para borrifar o pão
  • gelo no momento de assar

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, coloque o mel e acrescente a água aos poucos, misturando bem com uma espátula. Deixe a farinha absorver a água por 10 minutos antes de sovar. Comece a sovar a massa na tigela para incorporar melhor os ingredientes, transfira para a bancada e sove por cerca de 10 minutos – dobre, amasse, estique e amasse novamente até ficar bem lisa, macia e úmida. Se preferir, sove a massa na batedeira com o gancho em velocidade baixa.

Modele a massa numa bola, volte para a tigela e cubra com um pano de prato. Deixe em temperatura ambiente para crescer por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Enquanto isso, forre uma travessa oval com um pano de prato limpo e polvilhe com farinha integral – ela vai manter o formato do pão modelado na segunda fermentação, se preferir utilize um baneton. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e pressione delicadamente com as mãos para achatar. Coloque as nozes na massa e amasse novamente – assim as nozes ficam bem distribuidas por toda a massa.

Para modelar o pão: pressione delicadamente a massa até formar um retângulo. dobre a base (o lado maior da massa) até o centro e repita com a base oposta; pressione delicadamente e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos para selar; dobre cerca de 2 cm das as pontas para o centro e aperte bem as emendas. Transfira o pão modelado para a travessa forrada (ou baneton), com a emenda para cima. Cubra com o pano de prato e deixe descansar por mais 40 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) – assim o forno vai atingir a temperatura certa no momento em que o pão estiver crescido. Coloque uma assadeira na grade inferior do forno para aquecer. Após os 40 minutos, polvilhe uma assadeira com farinha integral. Transfira o pão para a assadeira, com a emenda para baixo e, com a ponta de uma faca bem afiada (ou estilete), faça um corte na superfície da massa, ao longo de todo o comprimento do pão.

Leve o pão ao forno e borrife a superfície com água. Com um movimento rápido, coloque cubos de gelo na assadeira da grade inferior e feche a porta do forno – o gelo vai criar vapor no forno, o que ajuda a deixar o pão com uma casca crocante. Deixe assar por cerca de 30 minutos até o pão crescer e ficar com uma casca dourada e crocante. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grelha. Deixe esfriar completamente antes de fatiar.

OBS: se preferir, você pode modelar o pão no formato redondo.

DICA IMPORTANTE: pão integral com nozes pode ser guardado por até cinco dias em saco plástico bem fechado. Pode ser congelado em fatias e dura até 3 meses no congelador. 

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM FERMENTO NATURAL

Uma semana, alguma disciplina e muita observação. É disso que você precisa para criar seu fermento natural. Com essa colônia de micro-organismos, você estará pronto para pode preparar pães complexos, cascudos, lindos. Que não devem em nada aos pães das padarias artesanais.

DIA ZERO

INGREDIENTES

  • 50 g de farinha de trigo integral (⅓ de xícara (chá))
  • 60 ml de suco de abacaxi (¼ de xícara (chá); (abacaxi batido no liquidificador e coado, sem adição de água)

MODO DE PREPARO

Numa tigela média, misture bem a farinha de trigo e o suco de abacaxi. Tampe a tigela e guarde num local protegido, sem excesso de umidade. Espere até 72 horas para aparecerem os sinais de fermentação: o aparecimento de bolhas. Isso pode levar entre 1 dia (se estiver calor) e 3 dias (em lugares frios).

PASSO 1 – APÓS 48 HORAS

INGREDIENTES

  • 30 g de farinha de trigo integral (3 colheres (sopa))
  • 20 ml de suco de abacaxi (1 ½ colher (sopa))

MODO DE PREPARO

Depois do surgimento das primeiras bolhas, vamos alimentar nossa mistura inicial com a farinha e o suco de abacaxi. Se não tiver bolhinhas, é necessário continuar na espera, um dia a mais, se for o caso. O ato de misturar é importante para aerar nosso conjunto de farinha e suco. Tampe, guarde e espere mais 2 dias, em média. 

PASSO 2 – COM 4 DIAS

INGREDIENTES

  • 50 g de farinha de trigo integral (⅓ de xícara (chá))
  • 30 ml de água filtrada ou mineral (2 colheres (sopa))

MODO DE PREPARO

Desta vez vamos usar água em vez do suco de abacaxi. Misture bem a farinha de trigo integral e água.

PASSO 3 – COM 5 DIAS

INGREDIENTES

  • 75 g de farinha de trigo integral (½ xícara (chá))
  • 30 ml de água filtrada ou mineral (2 colheres (sopa))

MODO DE PREPARO

Em tese, tudo começou há 120 horas. Se o nosso projeto de fermento estiver ativo, borbulhante, vamos redobrar suas forças: jogar fora metade da mistura e alimentar com essa proporção de farinha e água. A mistura vai ficar mais firme, mais seca. Devemos agregar tudo muito bem e modelar uma bola.

Tampe a tigela e aguarde por mais 48 horas.

PASSO 4 – COM 7 DIAS

INGREDIENTES

  • 100 g do fermento (½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa))
  • 300 g de farinha de trigo integral (2 xícaras (chá))
  • 240 ml de água filtrada ou mineral (1 xícara (chá))

MODO DE PREPARO

O fermento cresceu bastante e ganhou estabilidade. Hoje, é dia de criar a massa madre, ou o fermento mãe. Traduzindo: é aquela mistura que será mantida na geladeira, para ser alimentada, cuidada, e que dará origem a pães. A bola de massa mudou de estrutura, está mais hidratada, crescida e ficando com textura bem porosa e úmida. O primeiro passo é mudar de recipiente, utilizar um que seja maior, de vidro, inox ou plástico.

De novo, vamos descartar uma grande parte do fermento e superalimentar a parte que iremos guardar com a farinha e a água. Assim: separe 100 g do levain e reserve. A outra parte descarte (ou distribua para os amigos também fazerem pães). Em seguida, junte a água e a farinha. Misture bem com uma espátula até ficar homogêneo. Cubra e deixe guardado por 4 a 8 horas, até que dobre de volume.

Quando ele crescer de novo, estará pronto para ser usado. Mexa bem para que o excesso de gás escape e passe para um pote com tampa. A partir de agora, ele vai morar na geladeira.


PROPORÇÃO

Para cada x em peso de levain, sempre deve-se usar 2x de água e  3x de farinha de trigo integral.

PASSO 5 – 7 DIAS + 8 HORAS

INGREDIENTES

  • 100 g do fermento (½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa))
  • 300 g de farinha de trigo integral (2 xícaras (chá))
  • 240 ml de água filtrada ou mineral (1 xícara (chá))

MODO DE PREPARO

Agora o levain está forte e estável. Separe 100 g do fermento e, em uma tigela, misture com a farinha e a água. Depois de 8 horas, o fermento estará ativo. Podemos usar parte do levain para fazer o pão e outra parte pode ficar no pote – que vai para a geladeira e deve ser alimentado futuramente.

DICA IMPORTANTE: COMO CUIDAR DO SEU FERMENTO

toda vez que for refrescar (alimentar com farinha e água) o seu fermento, precisa lembrar que uma parte será usada para fazer pão; e outra será guardada, para dar origem as próximas fornadas.
– se fizer pão com frequência menor que uma vez por semana, é melhor que seu fermento more sempre na geladeira a temperatura mais baixa torna mais lenta a ação das leveduras e por essa razão ele aguenta mais tempo sem precisar ser refrescado. Deixar fora, à temperatura ambiente, só é recomendado para quem faz pães todos os dias.
– conserve o fermento num pote com tampa. Num recipiente limpo que deve ser trocado periodicamente quando há muitos resíduos acumulados na parede.
– mesmo que não vá fazer pães com frequencia, você precisa cuidar do seu fermento. Nutrindo o fermento com a proporção recomendada de água e farinha, ele é capaz de aguentar 15 dias na geladeira mas aconselho que você só faça isso de vez em quando, por ocasião de uma viagem, por exemplo. O ideal é manter uma frequência semana.
– desperdício? descarta-se parte do levain para que ele dure mais tempo alimentado. Evite manter na geladeira uma quantidade muito pequena de levain, uma porção menor tende a demandar refrescos mais constantes pois os nutrientes da farinha serão consumidos mais rapidamente.
– levain com farinha branca: quando você precisar de um fermento mais à base de farinha branca, converta o seu levain. Calcule a quantidade de que vai precisar para a massa final, e misture com o seu fermento original com o dobro de peso em água e o triplo em farinha branca. Deixe crescer e reagir: está pronto.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

6 comentários em “Como Fazer Pão Integral com Nozes: Receita Caseira para uma Alimentação Saudável”

Deixe um comentário