Como fazer pudim de farinha de trigo: Segredos da sobremesa perfeita

COMO FAZER PUDIM DE FARINHA DE TRIGO

O pudim é uma sobremesa que tem uma longa história em muitas culturas ao redor do mundo. Acredita-se que sua origem remonta aos tempos antigos, onde versões rudimentares eram preparadas com ingredientes básicos disponíveis na época, como leite, ovos e adoçantes naturais. Ao longo dos séculos, o pudim evoluiu e ganhou diversas variações de acordo com as tradições culinárias de diferentes regiões.

Pudim de Farinha de Trigo: O pudim de farinha de trigo é uma variação popular dessa sobremesa clássica. A farinha de trigo é um ingrediente versátil que é usado como base para muitas receitas de sobremesas ao redor do mundo. No caso do pudim de farinha de trigo, a farinha é misturada com outros ingredientes, como leite, ovos, açúcar e aromatizantes, para criar uma mistura cremosa que é cozida até ficar firme.

Popularidade: O pudim de farinha de trigo é popular em várias regiões onde o pudim é apreciado como uma sobremesa clássica. Embora possa variar de acordo com as preferências regionais e as receitas familiares, é comumente apreciado em países como Brasil, Portugal e outras nações de língua portuguesa. No entanto, sua popularidade também se estende a outras partes do mundo onde o pudim é uma sobremesa querida.

Por que é Considerado a Sobremesa Perfeita: O pudim de farinha de trigo é apreciado por sua textura suave e cremosa, que derrete na boca. Sua simplicidade na preparação, combinada com o sabor reconfortante e a capacidade de ser personalizado com diferentes aromas, como baunilha, caramelo ou frutas, fazem dele uma escolha popular para qualquer ocasião. Além disso, sua versatilidade permite que seja servido tanto em eventos formais quanto em refeições familiares, tornando-o verdadeiramente a “sobremesa perfeita” para muitos amantes da culinária.

Ingredientes

  • 10 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 unidades de ovo
  • 2 xícaras (chá) de leite

Modo de preparo

Como Fazer

CALDA: 1 xícara de água e 1 xícara de açúcar, deixe bem morena Bata tudo no liquidificador e despeje em forma caramelada. Leve ao forno em banho maria por mais ou menos 1 hora e meia. Deixe gelar e sirva.

Informações nutricionais:

Como fazer pudim de banana caramelizada: Uma variação de sabor usando bananas maduras

Vou fornecer uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas da receita de pudim de farinha de trigo, com base nos ingredientes comuns e suas informações nutricionais médias:

  • Farinha de trigo: Cerca de 364 calorias, 76g de carboidratos, 10g de proteínas, 1g de gorduras totais, 0g de gorduras saturadas, 3g de fibras e 1mg de sódio para cada 100g.
  • Leite integral: Aproximadamente 64 calorias, 4,7g de carboidratos, 3,3g de proteínas, 3,6g de gorduras totais, 2,3g de gorduras saturadas, 0g de fibras e 44mg de sódio para cada 100g.
  • Ovos: Em média, cerca de 143 calorias, 0,7g de carboidratos, 12,6g de proteínas, 9,5g de gorduras totais, 2,7g de gorduras saturadas, 0g de fibras e 142mg de sódio para cada 100g.
  • Açúcar: Aproximadamente 387 calorias, 99,9g de carboidratos, 0g de proteínas, 0g de gorduras totais, 0g de gorduras saturadas, 0g de fibras e 1mg de sódio para cada 100g.

Porém, é importante ressaltar que esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo das marcas específicas de ingredientes utilizados e das proporções na receita. Recomenda-se sempre verificar os rótulos dos produtos que você está usando para obter informações nutricionais precisas.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE MANDIOCA COM CUMARU

COMO FAZER PUDIM DE MANDIOCA COM CUMARU

Quem planeja as sobras ganha sobremesa! É só cozinhar mandioca a mais para adiantar o preparo deste pudim lisinho, cremoso e mais denso que a versão de leite, mas também mais leve que um pudim de pão. A mágica continua com uma calda muito prática e com o perfume das raspas de cumaru, semente aromática típica da Amazônia, que é conhecida como a baunilha brasileira.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe 8 forminhas lisas com capacidade para 150 ml. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo médio ela vai ser usada para fazer a calda e para assar o pudim em banho-maria.

Numa panela média, leve o açúcar ao fogo médio para derreter, mexendo com uma espátula de silicone até que se forme um caramelo dourado. Desligue o fogo, meça ½ xícara (chá) de água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar; volte ao fogo médio e mexa com a espátula até ficar lisa novamente.

Transfira a calda para as forminhas. Com um pano de prato, segure e gire uma de cada vez para untar as laterais com o caramelo. Repita o processo com todas as forminhas e reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 1½ xícara (chá) de mandioca cozida, em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • cumaru ralado na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).  No liquidificador, coloque a mandioca cozida, o leite, o açúcar e as raspas de cumaru. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez antes de juntar aos ingredientes — se algum estiver estragado, você não perde toda a receita. Bata por 2 minutos, até que a mistura fique lisa e cremosa — não pare antes desse tempo, pois é aí que a mandioca deixa a base do pudim mais cremosa, o que é essencial para o resultado final da receita. 

Distribua a base do pudim nas forminhas com a calda, deixando cerca de 0,5 cm da borda livre.  Coloque as forminhas dentro de uma assadeira, leve ao forno e preencha com água fervente até cobrir metade da altura das forminhas. Deixe assar por 35 minutos, até que a superfície infle levemente e fique firme.

Retire a assadeira do forno e deixe esfriar os pudins, ainda em banho-maria, para que terminem de cozinhar com o calor residual da água. Remova as forminhas do banho-maria e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior).  Para desenformar: com cuidado, passe rapidamente o fundo da forminha pela chama do fogão; com a ponta de uma faca, descole a lateral do pudim da forminha; cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva a seguir.

NÃO PLANEJOU AS SOBRAS MAS QUER ESSE PUDIM?

Tá tudo certo! Esta receita de pudim de mandioca foi preparada com as sobras planejadas da mandioca assada com molho verde de coentro. Mas a gente ensina a fazer do zero. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar a mandioca.

Coloque 200 g de mandioca crua descascada (cerca de dois pedaços de 8 cm de mandioca) na panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente, até que pare de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Escorra a água da mandioca cozida, descarte a fibra central dos pedaços e deixe que esfriem antes de preparar o pudim. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

6 comentários em “Como fazer pudim de farinha de trigo: Segredos da sobremesa perfeita”

Deixe um comentário