COMO FAZER PUDIM DE MANDIOCA COM CUMARU

COMO FAZER PUDIM DE MANDIOCA COM CUMARU

Como fazer pudim de mandioca com cumaru, quem planeja as sobras ganha sobremesa! É só cozinhar mandioca a mais para adiantar o preparo deste pudim lisinho, cremoso e mais denso que a versão de leite, mas também mais leve que um pudim de pão. A mágica continua com uma calda muito prática e com o perfume das raspas de cumaru, semente aromática típica da Amazônia, que é conhecida como a baunilha brasileira.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe 8 forminhas lisas com capacidade para 150 ml. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo médio ela vai ser usada para fazer a calda e para assar o pudim em banho-maria. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo médio para derreter, mexendo com uma espátula de silicone até que se forme um caramelo dourado. Desligue o fogo, meça ½ xícara (chá) de água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar; volte ao fogo médio e mexa com a espátula até ficar lisa novamente. Transfira a calda para as forminhas. Com um pano de prato, segure e gire uma de cada vez para untar as laterais com o caramelo. Repita o processo com todas as forminhas e reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 1½ xícara (chá) de mandioca cozida, em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • cumaru ralado na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). No liquidificador, coloque a mandioca cozida, o leite, o açúcar e as raspas de cumaru. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez antes de juntar aos ingredientes se algum estiver estragado, você não perde toda a receita. Bata por 2 minutos, até que a mistura fique lisa e cremosa não pare antes desse tempo, pois é aí que a mandioca deixa a base do pudim mais cremosa, o que é essencial para o resultado final da receita. Distribua a base do pudim nas forminhas com a calda, deixando cerca de 0,5 cm da borda livre. 

Coloque as forminhas dentro de uma assadeira, leve ao forno e preencha com água fervente até cobrir metade da altura das forminhas. Deixe assar por 35 minutos, até que a superfície infle levemente e fique firme. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar os pudins, ainda em banho-maria, para que terminem de cozinhar com o calor residual da água. Remova as forminhas do banho-maria e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior). Para desenformar: com cuidado, passe rapidamente o fundo da forminha pela chama do fogão; com a ponta de uma faca, descole a lateral do pudim da forminha; cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE

Tá tudo certo! Esta receita de pudim de mandioca foi preparada com as sobras planejadas da mandioca assada com molho verde de coentro. Mas a gente ensina a fazer do zero. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar a mandioca. Coloque 200 g de mandioca crua descascada (cerca de dois pedaços de 8 cm de mandioca) na panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente, até que pare de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Escorra a água da mandioca cozida, descarte a fibra central dos pedaços e deixe que esfriem antes de preparar o pudim. 

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

19 comentários em “COMO FAZER PUDIM DE MANDIOCA COM CUMARU”

  1. Pudim d mandioca que legal nunca comi vou tenta fazer aqui em casa já que a criançada gosto muito d doce

    Responder

Deixe um comentário