Como fazer purê de banana-da-terra: Uma alternativa saborosa ao purê tradicional

COMO FAZER PURÊ DE BANANA-DA-TERRA

O purê de banana-da-terra é uma alternativa deliciosa e exótica ao purê de batatas tradicional, que tem origem nas regiões tropicais da América Latina e do Caribe. Conhecida por seu sabor doce e textura cremosa, a banana-da-terra é uma fruta versátil que pode ser utilizada em uma variedade de pratos, desde acompanhamentos até sobremesas.

Origem: A banana-da-terra, também conhecida como banana-pão ou plátano, é nativa do sudeste da Ásia, mas foi introduzida nas Américas pelos colonizadores portugueses e espanhóis durante o período colonial. Desde então, ela se tornou um ingrediente fundamental na culinária de muitos países da América Latina e do Caribe. O purê de banana-da-terra surge como uma maneira de aproveitar ao máximo o sabor e a textura dessa fruta.

Popularidade: O purê de banana-da-terra é especialmente popular em países como Brasil, Colômbia, Venezuela, Cuba, República Dominicana e outros países do Caribe. Nessas regiões, a banana-da-terra é um ingrediente básico em muitos pratos tradicionais e é amplamente utilizada na culinária cotidiana. O purê de banana-da-terra é frequentemente servido como acompanhamento para pratos principais, como peixes, aves e carnes, adicionando um toque doce e tropical à refeição.

Além disso, o purê de banana-da-terra também é apreciado em outras partes do mundo, à medida que a culinária internacional continua a se expandir e as pessoas buscam experimentar novos sabores e ingredientes. Com seu sabor único e versátil, o purê de banana-da-terra oferece uma alternativa interessante e saborosa ao purê de batatas tradicional, que tem ganhado popularidade em restaurantes e cozinhas caseiras ao redor do mundo.

INGREDIENTES

  • 6 bananas-da-terra maduras
  • ½ cebola
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • caldo de 1 limão
  • ½ xícara (chá) de água
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas de 1 cm, transfira para uma tigela, regue com o caldo do limão e reserve. Descasque e pique fino a cebola. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte as bananas (com o caldo de limão) e misture bem.

Regue com a água, tempere com sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as bananas ficarem bem macias – o tempo de cozimento das bananas pode variar, se a banana estiver menos madura, mais firme, junte mais água e deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e, com o mixer, bata as bananas na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso se preferir uma textura mais rústica, amasse as bananas com a colher de pau. Sirva a seguir.

Acompanhamentos:

COMO FAZER PURÊ DE batata

Para complementar e realçar o sabor do purê de banana-da-terra, aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos:

  1. Peixes grelhados: O purê de banana-da-terra combina muito bem com peixes grelhados, como tilápia, salmão ou robalo. O contraste entre o sabor doce do purê e a leveza do peixe cria uma combinação deliciosa.
  2. Frutos do mar: Frutos do mar como camarões, vieiras ou lagostins também são ótimos acompanhamentos para o purê de banana-da-terra. A doçura do purê contrasta bem com os frutos do mar e cria uma experiência gastronômica única.
  3. Frango assado ou grelhado: O purê de banana-da-terra pode ser servido ao lado de frango assado ou grelhado para uma refeição reconfortante e satisfatória. O sabor suave do frango complementa perfeitamente a doçura do purê.
  4. Carnes de porco: Carnes de porco, como lombo ou costeletas, harmonizam-se bem com o purê de banana-da-terra. A combinação de sabores cria uma refeição substancial e cheia de sabor.
  5. Legumes assados: Legumes assados, como abóbora, batata-doce ou cenoura, complementam o purê de banana-da-terra, adicionando uma variedade de texturas e sabores à refeição.
  6. Saladas frescas: Uma salada fresca e crocante, como uma salada de folhas verdes com tomate cereja e abacate, pode servir como um acompanhamento refrescante para equilibrar a doçura do purê de banana-da-terra.
  7. Molhos: Molhos como molho de maracujá, molho de laranja ou molho de pimenta doce podem ser servidos sobre o purê de banana-da-terra para adicionar um toque extra de sabor e complexidade à refeição.
  8. Farofa: A farofa, uma mistura de farinha de mandioca com temperos e ingredientes diversos, é um acompanhamento tradicional em muitas regiões do Brasil e pode ser servida junto com o purê de banana-da-terra para adicionar uma textura crocante e um sabor extra à refeição.

Experimente combinar o purê de banana-da-terra com esses acompanhamentos para criar pratos deliciosos e memoráveis.

Informações nutricionais:

Como fazer purê de batata cremoso: Dicas para um purê irresistivelmente macio

As informações nutricionais para 100 gramas de purê de banana-da-terra podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes adicionados e do método de preparação específico, mas aqui está uma estimativa geral:

  • Calorias: Aproximadamente 121 kcal
  • Proteínas: Cerca de 1,3 g
  • Gorduras: Aproximadamente 0,4 g
    • Gorduras saturadas: Menos de 0,1 g
    • Gorduras monoinsaturadas: Menos de 0,1 g
    • Gorduras poli-insaturadas: Menos de 0,1 g
  • Carboidratos: Cerca de 31,1 g
    • Açúcares: Cerca de 14,8 g
  • Fibras: Cerca de 3,1 g
  • Sódio: Menos de 1 mg
  • Potássio: Aproximadamente 358 mg
  • Vitamina C: Cerca de 10 mg (aproximadamente 11% da dose diária recomendada)
  • Vitamina B6: Cerca de 0,4 mg (aproximadamente 23% da dose diária recomendada)
  • Magnésio: Aproximadamente 32 mg (aproximadamente 8% da dose diária recomendada)
  • Folato: Cerca de 20 mcg (aproximadamente 5% da dose diária recomendada)

Estas são apenas estimativas aproximadas e os valores exatos podem variar dependendo de fatores como o tamanho das bananas utilizadas, a quantidade de outros ingredientes adicionados (como açúcar ou leite) e o método de preparação específico. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomenda-se utilizar ferramentas de cálculo nutricional ou consultar um nutricionista.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TMBÉM PURÊ DE BATATA COM CEBOLA CARAMELIZADA

A faceta curinga do purê de batatas é mesmo infinita. E com estas incríveis cebolas caramelizadas, ele se transforma em um acompanhamento gostoso e diferente.

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata Asterix
  • 3 cebolas
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Encha uma panela grande com água e, numa tábua, descasque as batatas, corte em pedaços médios e coloque imediatamente na panela com água, para que não oxidem e escureçam. Acrescente um pouco de sal à água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). 

Descasque as cebolas, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie fino. Leve ao fogo médio uma frigideira grande com o óleo. Quando aquecer, junte a cebola, abaixe o fogo e refogue até estarem macias e douradas. Desligue o fogo, transfira a cebola para uma tábua e pique grosseiramente. Reserve. Escorra a água das batatas e coloque o leite numa panelinha para aquecer em fogo baixo(sem deixar ferver). Passe as batatas por um espremedor ainda quentes, voltando para a panela do cozimento. 

Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem com uma colher. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Desligue o fogo, junte a cebola caramelizada e misture bem. Prove o sabor e, se precisar, tempere com mais sal e noz-moscada. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM:

PURÊ DE ABÓBORA COM RICOTA E CURRY

A abóbora japonesa é um curinga na cozinha… Pode ser assada, vira doce e também este delicioso purê. Além de leve e saudável, tem um toquezinho especial por conta do curry.

INGREDIENTES

  • 500 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de creme de ricota
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de curry em pó
  • noz-moscada ralada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cebolinha francesa a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe os cubos de abóbora no vapor, temperando com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Quando estiverem macios, desligue o fogo e passe a abóbora ainda quente por um espremedor de batatas. Lave e seque bem a cebolinha francesa. Pique fino e reserve. Numa panela, junte o creme de ricota, a abóbora espremida, o azeite e o curry. Leve ao fogo para aquecer e tempere com noz-moscada e, se necessário, sal. Passe o purê para uma tigela, salpique a cebolinha francesa picada e sirva a seguir.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como fazer purê de banana-da-terra: Uma alternativa saborosa ao purê tradicional”

Deixe um comentário