Como Fazer Receita de Torta de Couve-flor Fit

Receita de Torta de Couve-flor Fit

Como Fazer Receita de Torta de Couve-flor Fit, esta receita de torta de couve-flor é uma opção saudável e deliciosa para quem quer manter uma dieta equilibrada. Ela é fácil de preparar e pode ser uma ótima opção para o almoço ou jantar. Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo:

Ingredientes:

  • 400g de couve-flor cozida
  • 2 ovos
  • 1 xícara de aveia
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Em um liquidificador, bata a couve-flor cozida, os ovos, a aveia e a pitada de sal até obter uma mistura homogênea. Em uma panela, refogue o frango desfiado com tomates, alho poró, cebola e azeitonas picadas.

Em uma forma pequena untada com manteiga, despeje metade da mistura de couve-flor. Em seguida, adicione o recheio de frango refogado e cubra com o restante da mistura de couve-flor. Finalize a torta com queijo mozarela ralado.

Leve a torta ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourada. Sirva quente e bom apetite!

Com essa receita fácil e saudável, você pode desfrutar de uma deliciosa torta de couve-flor fit e ainda manter a sua alimentação equilibrada. Experimente!

Dicas

Certifique-se de cozinhar a couve-flor corretamente para obter uma textura suave. Você pode cozinhar a couve-flor no vapor, em água fervente ou no microondas. Use aveia em flocos finos para obter uma textura mais uniforme na massa da torta. Se preferir, você pode substituir a aveia por farinha de amêndoas ou outra farinha de sua preferência.

Para o recheio, você pode usar frango desfiado ou outra proteína de sua escolha, como carne moída, tofu ou cogumelos. Adicione temperos de sua preferência para dar mais sabor à torta, como pimenta-do-reino, orégano, alecrim ou salsinha.

Se você quiser uma opção sem lactose, pode substituir o queijo mozarela por queijo vegano ou simplesmente omitir o queijo. Experimente servir a torta com uma salada de folhas verdes para tornar a refeição ainda mais nutritiva. Lembre-se de que a torta de couve-flor fit é uma opção saudável e versátil, que pode ser adaptada de acordo com as suas preferências e restrições alimentares.

Informações nutricionais:

Receita de Torta de Couve-flor Fit

Informações Nutricionais Aproximadas (por 100g):

  • Calorias: Cerca de 80-100 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 5-7g
  • Carboidratos: Cerca de 5-7g
  • Gorduras: Cerca de 4-6g
  • Fibra: Aproximadamente 2-3g

Lembre-se de que essas informações nutricionais são aproximadas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados e das porções exatas. Sempre é bom verificar os rótulos dos produtos para obter informações nutricionais precisas.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM MACARRÃO COM MOLHO DE COUVE-FLOR GRATINADO

Esta receita é a união de dois clássicos num só preparo. O primeiro, o tradicional mac’n’cheese, o macarrão de forno americano. O segundo, a couve-flor gratinada, que aqui é batida no liquidificador para virar um molho bem cremoso e encorpado. Não dá pra perder!

INGREDIENTES

  • ½ couve-flor grande (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho-limão
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Retire as folhas e corte a couve-flor em fatias de 2 cm (com o talo) no sentido do comprimento — nesta receita, vamos usar os talos e os floretes. Não se preocupe em fazer cortes perfeitos; a couve-flor será cozida e depois batida no liquidificador. Transfira os pedaços para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes.  

Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Numa panela grande, coloque a couve-flor, a cebola e o alho. Cubra com o leite, junte o louro, o tomilho e tempere com 1 colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo médio com a tampa entreaberta por cerca de 10 minutos, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia espete com um garfo para verificar. 

Com uma pinça, retire o louro e o tomilho e transfira a couve-flor com o leite para o liquidificador. Bata até formar um molho liso e cremoso. Prove e ajuste o sal. Reserve. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).

Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto (pode usar a mesma panela de cozimento da couve-flor!). Quando ferver, misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 5 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem o macarrão deve estar ainda cru no centro; ele vai assar e terminar de cozinhar com o molho no forno. Enquanto isso, prepare a farofinha da cobertura.

Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Volte o macarrão para a panela (sem água) e acrescente o molho de couve-flor. Misture delicadamente, adicionando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Cerca de ½ xícara, pelo menos, será necessário lembre-se de que o molho engrossa um pouco mais no forno; se já estiver cremoso, o macarrão poderá ficar ressecado. Misture o queijo ralado e transfira para o refratário. 

Cubra com a farofinha e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir com tomatinhos grelhados, folhas de radicchio, nozes e salsinha.

PARA A FAROFINHA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • raspas de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve. 

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e adiante o preparo de uma próxima refeição. O papilote de peixe é uma ótima opção para esse tipo de planejamento. Como o peixe é assado dentro de uma trouxinha de papel-alumínio, o aroma das duas receitas não se mistura. Atenção ao tempo de forno: já que o macarrão é assado a 200 ºC, o peixe fica pronto em apenas 8 minutos. Veja aqui a receita.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Como Fazer Receita de Torta de Couve-flor Fit”

Deixe um comentário