Como fazer recheio de prestígio para bolo: Segredos de uma receita perfeita

COMO FAZER RECEITA DE PRESTIGIO PARA BOLO

Como fazer recheio de prestígio para bolo: Segredos de uma receita perfeita, o recheio de prestígio é uma delícia da culinária brasileira, conhecido pela combinação de coco e chocolate, geralmente utilizado para rechear bolos, tortas e outros tipos de sobremesas. Aqui estão algumas informações sobre este recheio popular:

Origem: O termo “prestígio” foi popularizado no Brasil pela marca de chocolates da Nestlé, que lançou uma barra de chocolate com recheio de coco chamada “Prestígio” em 1951. Desde então, o sabor de coco com chocolate tornou-se uma combinação icônica na culinária brasileira. O recheio de prestígio, inspirado nessa barra de chocolate, começou a ser utilizado em bolos e outras sobremesas, ganhando grande popularidade.

Ingredientes e preparo: O recheio de prestígio geralmente é feito com ingredientes simples, como leite condensado, coco ralado, leite de coco, e chocolate em pó ou cacau em pó. Alguns adicionam também creme de leite para deixar o recheio mais cremoso. O preparo envolve cozinhar os ingredientes em fogo baixo até que o recheio adquira uma consistência cremosa e espessa.

Popularidade no Brasil: O recheio de prestígio é bastante popular em todo o Brasil, especialmente em regiões onde a cultura culinária valoriza sobremesas cremosas e saborosas. Não há uma região específica do país onde o recheio de prestígio seja mais popular, pois é amplamente apreciado em todo o território brasileiro. Ele é comumente utilizado para rechear bolos de aniversário, tortas, cupcakes e até mesmo em versões de sobremesas mais elaboradas, como pavês e rocamboles.

Variações e adaptações: Como acontece com muitas receitas tradicionais, o recheio de prestígio também tem suas variações e adaptações. Alguns chefs e cozinheiros caseiros podem adicionar ingredientes extras, como rum ou essência de baunilha, para dar um toque especial ao recheio. Além disso, algumas versões mais saudáveis podem substituir o leite condensado por versões caseiras mais leves, como leite condensado dietético ou leites vegetais.

Conclusão: O recheio de prestígio é uma parte deliciosa da culinária brasileira, oferecendo uma combinação irresistível de coco e chocolate. Sua popularidade em todo o país é um testemunho da paixão dos brasileiros por sobremesas saborosas e reconfortantes.

INGREDIENTES  

Massa

  • 4 ovos
  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1 copo de leite
  • 3 colheres de sopa de achocolatado em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio

  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1 copo de leite
  • 1 pacote grande de coco ralado
  • 1/2 lata de leite condensado

Cobertura

  • 1/2 pacote de manteiga
  • 3 colheres de sopa de achocolatado em pó
  • 1/2 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO  

Bolo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o leite, por 3 minutos, ou até que a mistura fique esbranquiçada, Reserve, Em um recipiente misture o açúcar, o trigo, o fermento, o chocolate e o coco ralado a gosto Junte à mistura do liquidificador, pouco a pouco, mexa até que a massa fique consistente. Unte uma forma e despeje a massa Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos, ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo Deixe esfriar, corte ao meio e reserve

Calda:

Misture tudo e regue o bolo

Recheio:

Leve tudo ao fogo até desgrudar do fundo, mas não deixe muito consistente Recheie o bolo Cubra com a parte de cima, faça uns furos com o garfo e regue com a calda

Cobertura:

Leve ao fogo até engrossar, Cubra o bolo, Leve para gelar

Informações nutricionais:

COMO FAZER RECEITA DE PRESTIGIO PARA BOLO

Como as receitas caseiras podem variar em seus ingredientes e proporções, é difícil fornecer informações nutricionais precisas sem uma receita específica. No entanto, posso fornecer uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de um recheio de prestígio típico, feito com os ingredientes tradicionais mais comuns. Aqui está uma estimativa:

  • Calorias: Aproximadamente 300-350 calorias
  • Gorduras: Cerca de 15-20 gramas, sendo a maioria proveniente do coco ralado e do chocolate.
  • Gorduras saturadas: Aproximadamente 10-15 gramas, devido ao teor de gordura do coco e do chocolate.
  • Carboidratos: Cerca de 40-50 gramas, principalmente provenientes do leite condensado e do coco ralado.
  • Açúcares: Entre 35-45 gramas, devido ao teor de açúcar no leite condensado.
  • Proteínas: Em torno de 3-5 gramas, principalmente do leite condensado e do coco.

É importante lembrar que esses valores são estimativas e podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na receita, bem como em suas proporções. Além disso, essas informações nutricionais são apenas uma referência geral e podem não ser precisas para todas as receitas de recheio de prestígio. Se você estiver preocupado com a contagem de calorias ou outros aspectos nutricionais, recomenda-se fazer uma análise mais detalhada com os ingredientes exatos que você está utilizando.

FAÇA TAMBÉM:

BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

É bolo ou é suflê? Com muitas texturas, esta receita é para comer de colheradas: a superfície é crocante e o recheio bem cremoso. Um novo clássico de família!

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 150 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: este bolo fica cremoso e não será desenformado. Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena. 

Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela banho-maria e reserve. Separe as claras das gemas de 3 ovos: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas em outra tigela grande. 

Numa tigela pequena, quebre os outros 3 ovos, um de cada vez, e junte às gemas – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate e manteiga derretidos e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até ficar liso. Reserve. 

Leve as claras para bater na batedeira: inicie em velocidade mínima; assim que espumar, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater; aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela pequena com água para ferver – ela vai ser usada para assar o bolo em banho-maria. 

Adicione cerca de ⅓ do merengue à massa de chocolate e misture com uma espátula para incorporar. Junte o restante do merengue e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima – assim as bolhas de ar do merengue não se perdem e o bolo fica levíssimo. 

Transfira a massa de bolo para o refratário untado. Coloque o refratário dentro de uma assadeira grande e leve ao forno. Preencha o fundo da assadeira com a água fervente. Deixe assar por cerca de 30 minutos até formar uma crosta na superfície e o bolo descolar das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: o bolo deve estar úmido no centro. 

Retire a assadeira do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos antes de retirar do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo e sirva a seguir ainda morno.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

4 comentários em “Como fazer recheio de prestígio para bolo: Segredos de uma receita perfeita”

  1. Amo as receitas que vc manda, já fiz várias ums eu acerto outras quase
    Mas é muito legal de sua parte obgd

    Responder

Deixe um comentário